Geral

Veja como ficou estação de trem em Porto Alegre após drenagem de 10,3 milhões de litros de água da enchente

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

20/06/2024 por Redação

Água foi retirada da Estação Mercado, no Centro Histórico no dia 13 de junho. Três pontos de embarque e desembarque foram drenados e passam agora por trabalho de limpeza. Trensurb conclui drenagem de estações
O túnel subterrâneo por onde passageiros atravessam para chegar à estação de trem Mercado, no Centro Histórico de Porto Alegre, foi drenado. Ao todo, 10,3 milhões de litros de água da enchente foram retirados do local, com apoio da Petrobras e do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), segundo a Trensurb, empresa pública que opera o sistema em seis cidades da Região Metropolitana.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Ainda não há expectativa de retorno das operações na estação. O ponto de embarque e desembarque passa agora pelo trabalho de limpeza da Trensurb.
A estação segue sem luz e teve perda total, assim como os pontos Rodoviária e São Pedro. No local é possível ver que a água chegou ao teto e o ultrapassou nas escadas de entrada e saída. Barro, itens de limpeza e poças de água ainda estão acumuladas no chão.
Em encontro com a Prefeitura de Porto Alegre, no dia 13 de junho, ficou definido que casas de bomba da estatal – que drenava a água das estações e foi danificada – será gerida pelo Dmae a partir da pronta recuperação.
Após o trabalho de drenagem, equipes da Trensurb retiraram equipamentos eletrônicas que haviam permanecido no local antes da enchente, exceto as catracas e os caixas eletrônicos, que foram totalmente danificados. Fiações elétrica à mostra revelam que a água ultrapassou o gesso do teto.
A companhia conta com serviços de ônibus para transportar a população de Porto Alegre até a Estação Mathias Velho, em Canoas, de onde os trens segem partindo para os demais municípios da rede.
Catracas da Estação Mercado foram danificadas após enchente
Reprodução/RBS TV
Operação
O serviço de trens na Região Metropolitana da capital foi retomado em 30 de maio e hoje opera emergencialmente em cinco cidades, em trechos entre Canoas e Novo Hamburgo. Porto Alegre é a única cidade onde o transporte não funciona.
O serviço funciona de forma gratuita, já que não é possível realizar trajetos completos. A capacidade de transporte diário chega a 45 mil passageiros.
Trem se aproxima de estação da Trensurb na Região Metropolitana de Porto Alegre
Reprodução/RBS TV
Sobre a Trensurb
A Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb) tem a União como principal acionista (99,88%), com o restante dividido entre o governo do RS e a Prefeitura de Porto Alegre. Os trens operam desde 1985, ligando Porto Alegre a municípios da Região Metropolitana.
A linha opera nas cidades de Porto Alegre, Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul (desde 1985); São Leopoldo (desde 1997); e Novo Hamburgo (desde 2012). O trajeto tem 43,8 km de extensão.
Estações da Trensurb, na Região Metropolitana de Porto Alegre
Trensurb/Divulgação
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu