Geral

Dez momentos marcantes no festival João Rock em Ribeirão Preto, SP

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

07/06/2024 por Redação

História do festival com grandes nomes da música nacional teve início em 2002. Desde então, fãs tiveram a oportunidade de ver ícones como Rita Lee, Charlie Brown Jr, Caetano Veloso, Jorge Ben Jor e O Rappa. ‘Tamo Aí’: confira como estão preparativos para o João Rock
Considerado um dos principais festivais da música brasileira, o João Rock 2024 acontece no sábado (8) no Parque Permanente de Exposições em Ribeirão Preto (SP) e espera 70 mil pessoas. Os ingressos estão esgotados.
Nesta edição, quatro palcos – João Rock, Brasil, Aquarela e Fortalecendo a Cena -- recebem 29 atrações em uma maratona que deve durar cerca de 14 horas. No line-up estão nomes como Ney Matogrosso, Samuel Rosa, Os Paralamas do Sucesso, Pitty, Djavan, Lulu Santos, Negra Li, Duda Beat, Veigh e Ebony.
Ao longo de 21 edições, passaram pelos palcos do evento figuras marcantes do rock e do pop, do reggae, do hip hop e da MPB. Mais recentemente, o João Rock abriu espaço ao rap, valorizando a música que saiu das periferias.
Abaixo, o g1 lista dez momentos marcantes do festival, que leva o nome de João em homenagem a grandes bateristas, como João Barone, dos Paralamas, John Densmore, do The Doors, e John Bonham, do Led Zeppelin.
2002 – a estreia
As bandas CPM22, Titãs, Ira! e Cidade Negra participaram da primeira edição do festival no estádio Palma Travassos. Ao todo, 12 mil pessoas cantaram sucessos dos ídolos. Na época, “Dias Atrás”, do CPM22, e “Girassol”, do Cidade Negra, bombavam nas rádios do país.
Público do festival João Rock em 2002, primeira edição do festival em Ribeirão Preto, SP
Acervo João Rock
Toni Garrido e o Cidade Negra no primeiro João Rock, em 2002, em Ribeirão Preto, SP
Acervo João Rock
O retorno
Em 2003, Herbert Vianna e Dinho Ouro Preto cantaram juntos no Palco João Rock. Fazia só um ano que o líder da banda Os Paralamas do Sucesso tinha voltado aos shows após o acidente grave que o deixou paraplégico, em 2001. O encontro foi, claro, histórico.
Totalmente aleatório
Em 2007, Caetano Veloso estava em Ribeirão Preto para um show e, do nada, apareceu no festival. Ele subiu no palco para cantar com Os Mutantes e Zélia Duncan, vocalista da banda na época. A cena, memorável é lembrada até hoje como um dos encontros mais incríveis do evento.
Na mesma edição, Marcelo D2 e o Charlie Brown Jr, com Chorão e Champignon, fizeram uma dobradinha que marcou os fãs.
Caetano Veloso, Os Mutantes e Zélia Duncan, em 2007, no festival João Rock, em Ribeirão Preto, SP
Acervo João Rock
Caetano Veloso e Zélia Duncan, em 2007, no Festival João Rock, em Ribeirão Preto
Reprodução/EPTV
Encontro de gerações
Em 2009, a jovem Mallu Magalhães, que tinha virado um fenômeno no país, cantou com o icônico Jorge Ben Jor no palco principal do evento. Juntos eles interpretaram “A Minha Menina”, sucesso com Os Mutantes.
Pitty, Jota Quest, Natiruts, O Rappa e Marcelo D2 completaram a programação daquele ano.
Mallu Magalhães canta com Jorge Ben Jor no João Rock 2009 em Ribeirão Preto, SP
Acervo João Rock
Rita
A rainha do rock brasileiro, Rita Lee, passou pelo João Rock em duas edições, em 2006 e em 2010. Dois anos depois, a cantora decidiu não mais fazer shows. Sorte do João Rock por ter história para contar sobre a passagem de uma das maiores artistas do país em seu palco.
No último ano de Rita no João Rock, o Charlie Brown Jr se juntou a Marcelo D2.
Rita Lee no palco do João Rock 2010 em Ribeirão Preto, SP
Acervo João Rock
Marcelo D2 e Chorão no palco do João Rock 2010 em Ribeirão Preto, SP
Acervo João Rock
Homenagem a Bob Marley
A única vez em que o festival recebeu artistas estrangeiros foi em 2011, quando participaram a banda neozelandesa de reggae Katchafire, para uma homenagem a Bob Marley, e o cantor australiano Colin Hay, ex-Men At Work. No palco, Rogério Flausino (Jota Quest), Alexandre Carlo (Natiruts), Logan Bell (Katchafire) e Badauí (CPM22) se uniram para cantar Three Little Birds.
Rogério Flausino (Jota Quest), Alexandre Carlo (Natiruts), Logan Bell (Katchafire) e Badauí (CPM22) no palco do João Rock 2011 em Ribeirão Preto, SP
Acervo João Rock
Luto por Chorão
Com a morte de Chorão, líder do Charlie Brown Jr, em 2013, o rock brasileiro vestiu luto. Chorão sempre foi uma das figuras com passagens mais marcantes pelo festival e a banda uma das apresentações mais aguardadas. Os remanescentes formaram A Banca e fizeram um show tributo que contou com O Rappa e Natiruts no palco do João Rock.
Castanho, ex-guitarrista do Charlie Brown Jr, posta foto na web
Reprodução/Facebook
Legião Urbana, o legado
Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá levaram ao Palco Brasil - edição Brasília do João Rock 2019 um show nostálgico, mas não menos eletrizante, com músicas da turnê “Legião Urbana XXX Anos”, que comemorou os 30 anos dos discos “Dois” e “Que País é Este?”. A dupla foi acompanhada por André Frateschi, no vocal.
Dado Villa-Lobos e André Frateschi no festival João Rock 2016 em Ribeirão Preto, SP
Érico Andrade/G1
Último show antes da pausa
Em 2017, o Rappa anunciou uma pausa por tempo indeterminado. Quando a banda pisou no palco João Rock para um de seus derradeiros shows, foi recebida por uma multidão que não expressava nenhum cansaço após oito horas de festival. De cara, “O Salto” foi entoado pelo público em um grande coral, comprovando que a mensagem da banda entrou de vez para a memória da banda.
No mesmo ano, o festival estreou o palco Brasil, uma homenagem à diversidade musical, e contou com Zé Ramalho, Alceu Valença, Lenine e Nação Zumbi, que levantaram o público do festival com ritmos como forró, MPB, xote, frevo e manguebeat.
O Rappa levou O horizonte é logo ali para o palco do João Rock 2017
Érico Andrade/G1
Lenine no Palco Brasil do João Rock 2017
Érico Andrade/G1
Parceria Nando-Pitty
Pitty e Nando Reis fizeram no João Rock 2022 a estreia da turnê As suas, as minhas e as nossas. No palco, eles escolheram um repertório para estreitar ainda mais os laços entre os dois, que já tinham gravado músicas juntos em outras oportunidades, mas nunca abraçaram uma turnê em parceria. Naquele ano, o show passou por outras seis cidades brasileiras.
Pitty e Nando Reis estreiam juntos no palco do João Rock, em Ribeirão Preto, SP
Érico Andrade/g1

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu