Geral

Dengue afasta, em média, oito servidores de Campinas por dia em 2024

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

31/05/2024 por Redação

Dados consideram período até 20 de maio e, segundo a prefeitura, representam 7,4% do quadro de trabalhadores municipais. Sede da Prefeitura de Campinas (SP)
Arquivo PMC
A dengue afastou ao menos 1.192 servidores públicos municipais até maio de 2024 em Campinas (SP). O número, referente ao período de 1º de janeiro até 20 de maio, significa uma média de 8 trabalhadores adoecidos por dia e indica aumento de 20,8% em relação a 2015.
Naquele ano, que, até então, registrava a pior epidemia da história, foram 986 afastamentos nos primeiros cinco meses. O total apontado agora é também quase sete vezes maior do que o observado no mesmo período de 2023, quando 174 funcionários públicos do município precisaram ser afastados.
Segundo a prefeitura, o número registrado em 2024 representa 7,4% do quadro de 16 mil de servidores e não causa prejuízo no atendimento público.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Os dados foram enviados pela Prefeitura a pedido da EPTV, afiliada da TV Globo, e refletem o avanço da doença na cidade este ano. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, até 30 de maio, 101,1 mil casos de dengue haviam sido confirmados. A metrópole também registrou 30 óbitos, segundo a atualização mais recente.
Na comparação entre os meses, tanto em 2024, quanto em 2015, abril foi o que concentrou o maior número de afastamentos. A diferença é que há nove anos a queda nos afastamentos entre abril e maio foi mais brusca, de 57,1%. Agora ficou em 43,8% (veja o gráfico abaixo).
Servidores afastados por dengue em Campinas
O que diz a Prefeitura
O número de afastados representa cerca de 7,4% do quadro de 16 mil de servidores. Segundo a Prefeitura, as secretarias com mais afastamentos são a Saúde e a Educação, que também concentram o maior número de profissionais – mais de 4,5 mil e mais 6 mil, respectivamente.
De acordo com a administração municipal, não houve prejuízo no atendimento, uma vez que as pessoas se ausentaram por 3 a 5 dias, em média. Além disso, destaca que a gestão dos locais de trabalho no caso desses afastamentos é feita pelas próprias equipes, com remanejamento interno.
O que diz o Sindicato
A reportagem procurou o Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Campinas (STMC), mas não recebeu retorno até a publicação dessa reportagem.
Orientações à população
Como saber se você está com dengue e se é grave
🌡️ A dengue causa febre alta e repentina, dores no corpo, manchas vermelhas na pele, vômito e diarreia, resultando em desidratação.
🚨 Ao apresentar algum desses sintomas, o morador deve procurar uma das unidades de saúde da cidade para atendimento médico, segundo a Secretaria de Saúde.
Veja algumas das medidas de prevenção:
utilize telas de proteção com buracos de, no máximo, 1,5 milímetros nas janelas de casa;
deixe as portas e janelas fechadas, principalmente nos períodos do nascer e do pôr do sol;
mantenha o terreno limpo e livre de materiais ou entulhos que possam ser criadouros;
tampe os tonéis e caixas d’água;
mantenha as calhas limpas;
deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
mantenha lixeiras bem tampadas;
deixe ralos limpos e com aplicação de tela;
limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;
limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;
limpe todos os acessórios de decoração que ficam fora de casa e evite o acúmulo de água em pneus e calhas;
coloque repelentes elétricos próximos às janelas (o uso é contraindicado para pessoas alérgicas);
velas ou difusores de essência de citronela também podem ser usados;
evite produtos de higiene com perfume porque podem atrair insetos;
retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Campinas.

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu