Geral

Estudantes criam repelente contra o mosquito da dengue com cenoura e urucum no Piauí

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

29/05/2024 por Redação

Foram produzidos 50 frascos para distribuição na comunidade. No Piauí, mais de 2 mil casos de dengue já foram registrados pela Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) somente nos três primeiros meses do ano. O repelente natural foi idealizado no laboratório da escola.
Reprodução
Estudantes criaram um repelente natural à base de urucum e extrato de cenoura para a proteção contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. O repelente foi desenvolvido durante as disciplinas de biologia e química no Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Fauzer Bucar, em Floriano, localizado a 240 km de Teresina.
Segundo o professor orientador Marco Aurélio, o repelente natural foi idealizado no laboratório da escola. Os alunos participaram de busca ativa de focos de dengue e acompanharam o desenvolvimento do mosquito. Foram produzidos 50 frascos para distribuição na comunidade.
Número de casos de dengue aumenta 91,5% entre 2023 e 2024 no Piauí
FMS confirma que médica pediatra morreu por dengue em Teresina; filho morreu da mesma doença 13 dias antes
A nossa ideia é também criar um aplicativo para revelar os focos do mosquito, a partir das informações coletadas nos formulários, para combater os nascedouros da cidade. Esta é a ideia final do projeto, disse.
A criação do repelente faz parte do projeto “É o Fim da Picada”, que aconteceu nos meses de abril e maio, e terminou nesta quarta-feira (29). O projeto visa conscientizar alunos e a comunidade em geral para a prevenção da dengue por meio do combate ao mosquito Aedes aegypt.
A estudante Ângela Daviny participou do projeto e disse que a experiência, além de proporcionar diversão aos alunos, os ensinou e os conscientizou da importância da prevenção ao mosquito.
“A minha experiência com esse projeto foi incrível, desde a produção até a caminhada. Foram feitas pesquisas de campo, produção de repelentes caseiros e nossa proposta inicial foi a de conscientização da comunidade escolar”, disse a estudante
Vagas de agendamento para vacinação contra a dengue em Teresina acabam em 4 minutos
Casos de dengue aumentaram mais de 90%
A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) publicou boletim que mostra a incidência de casos de dengue no Piauí nos três primeiros meses do ano. O estado apresentou um aumento de 91,5%, em comparação com 2023.
Conforme a Sesapi, foram confirmados, até aquela semana, 2.256 casos no Piauí. No ano passado, foram registrados 1.770 casos nesse mesmo período.
Principais sintomas
Nem sempre a infecção apresenta sintomas. O indivíduo pode ter uma dengue assintomática ou ter um quadro leve.
Mas é preciso ficar atento se a pessoa tiver febre alta (39ºC a 40ºC), de início repentino, acompanhada por pelo menos outros dois sintomas:
Dor de cabeça intensa
Dor atrás dos olhos
Dores musculares e articulares
Náusea e vômito
Manchas vermelhas no corpo
❗O ministério alerta que é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados ao apresentar possíveis sintomas de dengue. Um dos principais alertas é nunca se automedicar em caso de suspeita da doença
A forma grave é a que preocupa. Após o período febril, o indivíduo deve ficar atento aos sinais de alarme:
Dor abdominal intensa e contínua
Vômitos persistentes
Acúmulo de líquidos em cavidades corporais
Sangramento de mucosa
Hemorragias
Tratamento e diagnóstico
O diagnóstico da dengue é basicamente clínico — não existe a necessidade de realização de exames específicos. Também não existe um medicamento específico para doença. A dengue, na maioria dos casos leves, tem cura espontânea depois de 10 dias.
Para os casos leves com quadro sintomático recomenda-se:
Repouso relativo, enquanto durar a febre;
Estímulo à ingestão de líquidos;
Administração de paracetamol ou dipirona em caso de dor ou febre;
Não administração de ácido acetilsalicílico;
Recomendação ao paciente para que retorne imediatamente ao serviço de saúde, em caso de sinais de alarme.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 ‎Participe do canal do g1 Piauí no WhatsApp

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu