Esporte

Técnico mais longevo da Europa leva Heidenheim da quinta divisão à Uefa Conference League

globoesporte.com - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

27/05/2024 por Redação

No estilo Football Manager, Frank Schmidt comanda equipe desde 2007, acumulando quatro acessos e classificando para torneio europeu na primeira Bundesliga da história do clube A história a seguir não se trata de uma saga de Football Manager. O técnico Frank Schmidt, de 50 anos, dedicou os últimos 17 ao comando do Heidenheim, clube que assumiu no quinto escalão do futebol da Alemanha. Desde então, acumulou quatro acessos, disputando a Bundesliga pela primeira vez na atual temporada.
Com o título do Bayer Leverkusen na Copa da Alemanha, o Heidenheim, oitavo colocado no Campeonato Alemão, conseguiu vaga na Conference League e vai pela primeira vez disputar um torneio europeu. É mais um passo a frente do treinador mais longevo da Europa.
+ Veja a tabela completa da Bundesliga
Frank Schmidt é tietado por torcedores do Heidenheim em festa pelo acesso à inédita Bundesliga
Getty Images
Técnicos mais longevos da Europa
Frank Schmidt (Heidenheim) – 16 anos e 282 dias
Diego Simeone (Atlético de Madrid) – 12 anos e 184 dias
Christian Streich (Freiburg) – 12 anos e 176 dias
Jurgen Klopp (Liverpool) – oito anos e 259 dias
Gian Piero Gasperini (Atalanta) – oito anos e nove dias
Pep Guardiola (Manchester City) – sete anos e 357 dias
Quem é Heidenheim?
O Heidenheim foi fundado em 1976, mas o clube teve a fundação do departamento de ginástica já em 1846, data que carrega até hoje em seu nome. Em 2007, para se profissionalizar e se enquadrar nas regras do futebol alemão, o clube se repaginou e deixou de se chamar Heidenheimer SB para ser o FC Heidenheim 1846, como conhecemos hoje.
No momento da reformulação, o clube atuava na Oberliga Baden-Württemberg, a quinta divisão local. Ao fim da temporada 2006/07, um destaque do time pendurava as chuteiras: o zagueiro Frank Schmidt, aos 33 anos, se aposentava com 112 jogos disputados e 22 gols marcados pelo Heidenheim. Imediatamente após sua aposentadoria, ele é convidado para assumir o comando técnico da equipe.
Frank Schmidt no início de sua trajetória como treinador do Heidenheim
Getty Images
Quem é Frank Schmidt?
É indescritível o tipo de treinador que nós temos. Nós não conseguiríamos sem ele. Eu o ofereci uma estátua e ele não quis. Ofereci contrato até aposentadoria e ele não quis. Isso é Frank Schmidt.
Ex-jogador, com passagens pelas seleções de base da Alemanha, Schmidt atuava como zagueiro e volante. Iniciou sua carreira no tradicional Nürnberg, mas rodou por times modestos do futebol alemão e da Áustria, como Greuther Fürth, Wiener SC, First Vienna, entre outros, até chegar ao Heidenheim em 2003.
Em 2007 iniciou sua trajetória como treinador na quinta divisão da Alemanha e já conseguiu acesso logo em sua primeira temporada. No ano seguinte, novamente levou a equipe ao acesso, desta vez chegando à terceira divisão em 2009. Após boas campanhas, passando perto dos primeiros colocados, o Heidenheim conseguiu vencer a terceira divisão em 2013/14, tendo como vice-campeão o RB Leipzig, hoje milionário na Bundesliga.
Em 2009, Frank Schmidt recebia banho de cerveja após título da quarta divisão no Heidenheim
Getty Images
Nas três primeiras campanhas na Bundesliga 2, o time de Frank Schmidt passou por um período de adaptação ao novo nível de futebol e já em 2017/18 brigou pelo acesso à primeira divisão. Em 2019 chegou a eliminar o Bayer Leverkusen na Copa da Alemanha, fazendo na sequência um jogo memorável contra o Bayer de Munique, perdendo por 5 a 4 nas quartas de final.
Frank Schmidt mostrava ao cenário alemão que seu time viria a dar trabalho. Na temporada 2019/20, a equipe ficou com o terceiro lugar e disputou o playoff de acesso para a Bundesliga, mas, após dois empates, perdeu para o Werder Bremen, que já disputava a primeira divisão, no critério de gols fora.
Na temporada 2022/23, finalmente veio o tão sonhado acesso à Bundesliga. De uma maneira dramática. Na última rodada, o Hamburgo ia ultrapassando o Heidenheim na tabela, e os torcedores do tradicional time alemão chegaram a invadir o gramado para comemorar a subida de divisão. No entanto, com um gol aos 48 do segundo tempo e outro gol aos 54, o time de Frank Schmidt virou sobre o Jahn Regensburg e garantiu sua chegada à elite do futebol nacional.
Não aceitei a estátua em minha homenagem pois em algum momento alguém faria xixi nela e eu não quero isso.
Num estilo de jogo de muita velocidade, o Heidenheim fez boa campanha em sua primeira Bundesliga. Com 42 pontos conquistados, a equipe de Frank Schmidt terminou na oitava posição e, graças ao título do Bayer Leverkusen na Copa da Alemanha, disputará a Uefa Conference League na próxima temporada.
Assumindo a equipe na quinta divisão, Schmidt leva o Heidenheim a competir torneios da Uefa. Sem a equipe ser comprada por nenhum magnata e sem nenhum tipo de aporte financeiro. Não sabemos até onde vai este progresso de treinador e clube juntos. Mas é, inegavelmente, uma das histórias mais impressionantes dos últimos tempos.
Frank Schmidt recebeu banho de cerveja após acesso inédito do Heidenheim à Bundesliga
Getty Images

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu