Geral

Jovem da periferia do AP faz pinturas inspiradas no surrealismo: ‘vou conhecer o mundo com a arte’

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

25/05/2024 por Redação

Marcos Souza, de 18 anos, pinta desde os 7 anos. Atualmente ele tem 56 desenhos, desses 6 foram pintados em telas.  Marcos Souza, de 18 anos, pinta desde os 7 anos
Foto: Arquivo pessoal/Marcos Souza
A pintura para Marcos Souza, de 18 anos, representa a esperança de um futuro diferente para ele e a sua família, que moram numa área de pontes no bairro dos Remédios, em Santana, distante 17 quilômetros de Macapá (veja fotos com das obras no final desta matéria).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp
O jovem, que desde os 7 anos pinta, diz que tem como inspiração para suas obras o movimento surrealista. Atualmente ele conta com 56 pinturas, sendo 6 delas feitas em telas. E foi mostrando esse material que ele viralizou nas últimas semanas nas redes sociais (veja parte do vídeo abaixo).
Jovem da periferia do Amapá faz pinturas inspiradas no surrealismo
No vídeo compartilhado pelo professor de Marcos, ele aparece na ponte que dar acesso a sua casa. Durante a gravação, ele convida os internautas a conhecerem a sua morada. 
O espaço construído em madeira, assim como a maioria das casas da região, abriga, além da família do estudante, o seu ateliê, que fica dentro do seu quarto. 
Marcos adianta, apesar de “bagunçado”, o espaço guardar o seu maior sonho: conhecer o mundo por meio da arte, afinal é ali que suas obras estão expostas. 
Ao g1, o jovem pintor contou que ficou encantado com a repercussão do vídeo, e já planeja um futuro brilhante. “Vou conhecer o mundo por meio da arte, dar uma casa melhor para minha mãe e ter minha casa própria.
Ao relembrar da sua trajetória, Marcos sempre fala de sua mãe, a qual foi seu primeiro incentivo. 
“Minha mãe sempre me apoiou, mesmo quando tudo parecia difícil, ela acreditava no meu talento e fazia o possível para me incentivar. Com o pouco que tínhamos ela juntava economias para comprar tintas e pincéis, e assim eu comecei a dar vida às minhas criações. Cada obra que faço é um pedaço de mim, uma expressão dos meus sentimentos e sonhos” detalhou Marcos. 
Um dos quadros pintados por Marcos
Arquivo pessoal/Marcos Souza
Viralizou nas redes sociais 
O vídeo gravado por Rogério Santos, professor da escola Estadual Professora Elizabeth Picanço Esteves, onde Marcos estuda, já tem mais de 200 mil visualizações, além de comentários positivos sobre as obras do amapaense. 
Em um dos comentários, um internauta diz: amigo vá fundo, a arte está no seu DNA. Siga em frente.” 
Segundo Rogério, a vontade de fazer a gravação veio após o incentivo de outra professora da instituição, a qual se comoveu com a origem humilde do aluno. 
“Eu observei a obra dele, então como eu sou formado em letras, literatura e sou mestre em linguística, eu tive um olhar clínico em ajudar e divulgar o trabalho dele. Tanto por ser uma pessoa humilde, esforçada, dedicada, amorosa com os pais, com a família, quanto pelo seu talento. “
Marcos Souza e seu professor
Arquivo pessoal/Rogério Santos
Com a popularidade da gravação, Marcos e seu professor esperam que essa seja uma porta para possíveis compradores de seus quadros.
Marcos tem 56 desenhos, desses 6 foram pintados em telas.
Arquivo pessoal/Marcos Souza
Marcos tem 56 desenhos, desses 6 foram pintados em telas.
Arquivo pessoal/Marcos Souza
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, X (Twitter) e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu