Geral

Resumão da Semana: região tem policial com viatura em academia, feminicídio e perda na família que inspira pesquisa

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

25/05/2024 por Redação

Relembre as notícias que foram destaque da semana no g1 Campinas. Resumão da Semana: veja o que foi destaque em Campinas e região - 25/05
A semana na região de Campinas (SP) teve um flagrante de uso indevido de viatura por um policial civil de Mogi Guaçu (SP), um caso de feminicídio em Sumaré (SP), uma cientista brasileira que estudou após perder o pai pela doença em Campinas (SP), o início do rodízio de água em Vinhedo (SP), e mais.
Siga o g1 Campinas no Instagram
Nesta reportagem, o g1 Campinas reúne as reportagens que foram destaque na semana nas nossas cidades de cobertura. Assista no vídeo acima e leia abaixo.
Resumão da semana: região tem policial com viatura para ir à academia, feminicídio e perda na família que inspira pesquisa
Arquivo pessoal, Arquivo pessoal, Gustavo Biano/EPTV
O caso da viatura
Um policial civil de Mogi Guaçu (SP) foi flagrado utilizando uma viatura da corporação para ir e voltar da academia durante o horário de expediente em um estabelecimento na cidade vizinha, Mogi Mirim (SP).
Uma testemunha ouvida pelo g1 contou que o investigador chega todos os dias por volta das 8h30, estaciona o carro no estacionamento e entra na academia, saindo 50 minutos depois. Também foram enviadas imagens do policial nos dias 30 de abril e 3, 10 e 21 de maio.
Policial civil de Mogi Guaçu é flagrado utilizando viatura para ir à academia
Segundo a delegada seccional de Mogi Guaçu, Edna Martins, o policial não tinha autorização de usar a viatura para ir à academia. Além disso, de acordo com uma portaria de 2011, assinada pelo delegado geral da Polícia Civil, é proibido o uso particular de viaturas.
O policial pode responder também por ato de improbidade administrativa. Isso porque, ele utilizou um bem do estado para fins particulares, causando um dano ao erário (cofres públicos). Por isso, é necessário que se tenha um ressarcimento, explicou a advogada e professora de direito Giovana Casemiro.
Feminicídio em Sumaré
Vítima de feminicídio em Sumaré tinha histórico de brigas com companheira, diz vizinho
Na manhã desta quinta-feira (23), uma mulher foi encontrada morta com sinais de enforcamento no bairro Nova Veneza em Sumaré (SP).
O namorado da vítima se entregou na noite do mesmo dia e, Segundo a Polícia Civil, confessou ter cometido o crime na madrugada de quarta-feira (22). E após prestar depoimento, o suspeito foi encaminhado para a cadeia no prédio anexo à delegacia.
A EPTV, afiliada da Globo, teve acesso a um vídeo que mostra a vítima sendo agredida e ameaçada pelo namorado e principal suspeito do crime. Segundo testemunhas, a gravação foi realizada no início da semana.
Fechamento da Toyota
Planta da Toyota do Brasil em Indaiatuba
Toyota do Brasil / Arquivo Pessoal
A montadora Toyota chegou a um acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e Região nesta quinta-feira (23) em relação a salários e benefícios para funcionários da unidade de Indaiatuba (SP) que será fechada até 2026.
A empresa fará a transferência de forma gradual para unidade de Sorocaba (SP) que está em processo de ampliação.
Segundo o sindicato, todos os funcionários da planta em Indaiatuba terão estabilidade no emprego até julho de 2026, além da garantia de convênio médico e cartão cesta por 36 meses a partir da data de demissão.
Tendência, previsão e racionamento
Imagens de satélite mostram antes e depois de maior enchente da história no RS
Sabia que existe diferença entre Previsão e Tendência do Tempo? O g1 conversou com Bruno Bainy, especialista do Centro de Pesquisas Meteorológicas da Unicamp (Cepagri), que explicou os conceitos, métodos de análise de dados do clima que podem alertar sobre eventos climáticos extremos.
O especialista aponta para a necessidade de cautela no momento de avaliação, pois quanto maior o intervalo de tempo analisado, menor é o grau de previsibilidade. No entanto, são informações que apontam riscos potenciais e podem ajudar a identificar condições atípicas.
Quando o meteorologista está fazendo a previsão para até três dias, ele tem em mente as condições atuais da atmosfera e pondera as informações do modelo com base no que vem ocorrendo nas últimas horas. Para além de três dias, o meteorologista depende muito mais, quase que exclusivamente, dos dados dos modelos, que têm suas limitações, detalha Bainy.
Nesta semana, a prefeitura de Vinhedo (SP) iniciou um racionamento “preventivo” para garantir a segurança hídrica do município frente à falta de chuvas e altas temperaturas que a região enfrentou ao longo dos meses de abril e maio.
Pesquisadora se inspira em morte de pai para entender Covid-19
Cientista de Campinas estuda combate à Covid-19 em Havard após morte do pai pela doença
O luto pela perda do pai por Covid-19 serviu de inspiração para a pesquisadora Marcella Cardoso para mudar o objeto de estudo do pós-doutorado a fim de entender por que a doença pode afetar pessoas saudáveis de forma grave.
A brasileira descobriu que o sistema imunológico tem dificuldade de combater o vírus da Covid-19 por conta de um mecanismo que esconde a presença do vírus no organismo.
A pesquisa foi realizada como uma parceria entre o Hospital de Clínicas da Unicamp e a Universidade de Harvard e teve o resultado do trabalho publicado em uma das revistas científicas mais renomadas do mundo.
Meu pai estava em absolutamente tudo que eu pensava,tudo o que eu falava, em todas as minhas ideias, em todas as hipóteses. Foi uma honra, ele estar comigo em todos os momentos dessa pesquisa, conta Marcella Cardoso.
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Campinas

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu