Geral

Saiba quem era Michel Nisembaum, brasileiro morto pelo Hamas cujo corpo foi recuperado

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

24/05/2024 por Redação

Até esta sexta-feira (24), família acreditava que ele pudesse estar vivo e em poder dos terroristas. Filha contou que computador de Michel foi encontrado em Khan Younis, no sul da Faixa de Gaza. Refém brasileiro é morto em Gaza, diz Exército de Israel
Até esta sexta-feira (24), quando Israel anunciou ter recuperado o corpo do brasileiro Michel Nisembaum, sua família acreditava que ele ainda pudesse estar vivo e em poder do Hamas.
O brasileiro Michel Nisembaum via os netos e netas, todos israelenses, duas vezes por semana. Ele inclusive estava indo buscar uma delas quando foi surpreendido por terroristas em uma estrada no sul do Israel, onde vivia.
Até hoje, meus filhos perguntam todos os dias pelo avô, disse ao g1 Hen Mahluf, filha Nisembaum, único brasileiro entre os 138 reféns atualmente em poder do Hamas.
Irmã e filha de brasileiro em poder do Hamas fazem campanha por libertação dos reféns
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Mahluf e sua tia, Mary Shohat, tentavam até esta sexta-feira descobrir pistas sobre o paradeiro do brasileiro, desde que o grupo terrorista invadiu o sul de Israel, matando e sequestrando 1.402 pessoas.
Nisembaum, que nasceu em Niterói, no Rio de Janeiro, e se mudou para Israel aos 12 anos, desapareceu quando ia buscar uma de suas netas - ele mora em Sderot, que fica no sul de Israel e a menos de 10 quilômetros da Faixa de Gaza.
No caminho, ele encontrou terroristas do Hamas, que dispararam contra seu carro. O brasileiro conseguiu fugir e ligou para a polícia, segundo sua filha.
Depois soubemos que ele buscou a polícia, porque a ligação ficou gravada. Ele estava tentando ajudar outras pessoas, que conseguiram fugir, disse afirmou Mahluf. Ao ligar para o celular do pai, contou, terroristas do Hamas atenderam.
Eles falavam que o Hamas estava em Israel, mas não disseram nada sobre meu pai.
O brasileiro não estava entre os corpos identificados posteriormente por autoridades israelenses. A pista principal que levou autoridades à conclusão de que ele foi sequestrado pelos terroristas foi seu computador, que, segundo o governo israelense, foi localizado na Faixa de Gaza.
Por geolocalização, militares encontraram o equipamento em Khan Younis, a cidade no sul de Gaza para onde milhares de palestinos e estrangeiros foram para fugir dos bombardeios de Israel no norte do território palestino.
Ainda não sabemos nada sobre ele, disse Mary Shohat, irmã de Nisembaum, em entrevista ao g1 em dezembro do ano passado.
Lula se reuniu com Mary Shohat e Hen Mahluf, a irmã e a filha de Michel Nisembaum
Ricardo Stuckert/ PR
Shohat chegou a se reuniu em dezembro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e afirmou que Lula prometeu voltar a falar com o emir do Catar, Tamim bin Hamad Al-Thani, sobre tentativas de libertar o brasileiro.
Lula encontra família de brasileiro refém do Hamas

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu