Geral

Bauru recebe 4,7 mil doses da vacina atualizada da Covid e anuncia início da campanha de imunização; veja quem pode tomar

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

23/05/2024 por Redação

Versão monovalente da vacina, da fabricante Moderna, irá substituir, gradualmente, todas as vacinas contra Covid-19 que estavam sendo utilizadas e foi escolhida pelo Ministério da Saúde para dar início ao processo de imunização e reforço contra a doença nos grupos prioritários. Vacina contra a Covid-19
FMS/Divulgação
A Secretaria de Saúde de Bauru (SP) recebeu, nesta quinta-feira (23), um lote de 4,7 mil doses do imunizante Spikevax, da farmacêutica Moderna, para iniciar a campanha de vacinação contra a Covid-19 nos grupos prioritários (veja abaixo quem são).
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
Esta versão monovalente da vacina, da fabricante Moderna, está atualizada para a variante XBB 1.5, uma subvariante da ômicron, e foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março deste ano. Ela vai substituir, gradualmente, todas as vacinas contra Covid-19 que estavam sendo utilizadas.
O imunizante foi escolhido pelo Ministério da Saúde para dar início ao processo de imunização e reforço contra a doença nos grupos prioritários durante a campanha de vacinação neste ano.
Em Bauru, o imunizante estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Saúde da Família (USF), Promai e CRMI, a partir de segunda-feira (27).
O centro-oeste paulista, dividido nas regiões que abrangem os municípios de Bauru, Marília, Botucatu e Assis (SP), recebeu 36.920 doses da vacina mais atualizada contra a Covid-19.
Grupos prioritários
Além dos idosos acima de 60 anos, todas as pessoas acima de cinco anos que se enquadrem nos demais grupos prioritários poderão ser vacinadas com o imunizante do laboratório Moderna. Os grupos prioritários são:
Gestantes;
Puérperas;
Imunossuprimidos;
Pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILPI e RI) e seus trabalhadores;
Indígenas;
Ribeirinhos;
Quilombolas;
Trabalhadores da saúde;
Pessoas com deficiência permanente;
Pessoas com comorbidades;
Pessoas privadas de liberdade (a partir de 18 anos);
Funcionários do sistema de privação de liberdade;
Adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas;
Pessoas em situação de rua.
Para receber a dose da monovalente, a pessoa que faz parte de um dos grupos prioritários deve ter recebido a última dose da vacina contra a Covid-19 há, pelo menos, três meses.
Conforme o Ministério da Saúde, no calendário nacional de rotina, crianças com até quatro anos, 11 meses e 29 dias completamente vacinadas com três doses deverão receber mais uma dose da vacina monovalente Moderna.
Crianças de seis meses a quatro anos, 11 meses e 29 dias imunocomprometidas que nunca se vacinaram deverão receber o esquema primário de três doses da vacina monovalente Moderna, sendo a diferença da primeira dose para a segunda com intervalo de quatro semanas e a segunda para a terceira dose com intervalo de oito semanas.
Crianças de seis meses a quatro anos, 11 meses e 29 dias que nunca receberam nenhuma dose da vacina contra Covid-19 deverão receber duas doses da vacina monovalente.
Já as pessoas com idade entre cinco e 59 anos, nunca vacinadas para a Covid-19 e que não fazem parte dos grupos prioritários terão a oportunidade de receber uma dose da vacina Covid-19 monovalente XBB.
A Divisão de Vigilância Epidemiológica fará a distribuição das doses em todas as salas de vacina até sexta-feira (24). A vacinação terá início na segunda-feira, em todas as unidades de saúde.
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
Confira mais notícias do centro-oeste paulista:

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu