Geral

VÍDEO: Baleia-jubarte se exibe no mar de Vila Velha no dia do aniversário da cidade e abre temporada de visita ao litoral do E

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

23/05/2024 por Redação

Saltos registrados nesta quinta-feira (23) abrem a temporada 2024 de visitas de baleias ao litoral do Espírito Santo. Pescadores filmaram da areia da praia de Vila Velha vários saltos no dia em que cidade completa 489 anos. Jubarte se exibe para banhistas no mar de Vila Velha no dia do aniversário da cidade
Elas estão chegando... Ou já chegaram? A primeira baleia-jubarte foi avistada nesta quinta-feira (23) no Espírito Santo, dando início à temporada 2024 de visitas desses animais ao litoral capixaba. Os saltos foram registrados entre as praias de Itapuã e Itaparica, em Vila Velha, na Grande Vitória, bem no dia em que a cidade completa seus 489 anos.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Nas imagens, feitas por pescadores entre 9h e 10h da manhã, o grupo está fazendo o arrasto da rede na areia (trazendo os peixes que foram pescados), e a baleia começa a pular, chamando a atenção deles e de banhistas. Uma pessoa chega a gritar: Olha a jubarte aí!.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
A cada salto, o grupo grita de felicidade e comentam até que o animal parece ser graúdo. O mamífero aparece saltando pelo menos cinco vezes no vídeo. O grupo parece estar surpreso em conseguir ver a baleia tão perto, da faixa de areia, e se exibindo tantas vezes.
Baleia-jubarte faz primeira aparição da temporada 2024 no Espírito Santo no dia de aniversário de Vila Velha
Reprodução/Redes sociais
Os pescadores e pesquisados ouvidos pelo g1 acreditam que o animal devia estar a, no máximo, 4 quilômetros da praia. A temporada simbólica para avistar as baleias começa em junho e termina em novembro. Por isso, esse animal seria considerado um apressadinho.
Cristiana Schultz mora no 10º andar de um prédio em Itapuã e conseguiu ver esse espetáculo da varanda de casa com o marido e o filho de 16 anos.
Eu tinha nadado no mar justamente próximo de onde a baleia estava, e quando eu estava em casa olhei na varanda e vi a baleia saltando muito. Parece que ela veio dar parabéns para Vila Velha, fazendo festa. Parecia estar muito perto da costa, comentou a professora de inglês.
LEIA TAMBÉM:
Música em baleiês: pesquisadores registram canto raro de baleia no ES
Além das baleias: conheça a rota dos golfinhos e as espécies monitoradas por pesquisa no ES; VÍDEO
A professora disse ainda que nunca tinha visto o animal tão perto da praia.
Eu sou de Cachoeiro de Itapemirim e moro em Vila Velha há 16 anos, mas nunca tinha visto da areia nem da varanda. E a baleia-jubarte é o meu animal favorito, me senti presenteada, disse.
Em 2023, o registro das primeiras primeiras baleias no litoral capixaba foi no dia 24 de maio entre as cidades de Vitória e Vila Velha. Era um grupo de quatro animais, mas que apareceram mais distantes da costa, a cerca de 30 km.
Show para os banhistas
Baleia na Grande Vitória
Reprodução/Leonardo Merçon
Segundo o coordenador do projeto Amigos da Jubarte, Thiago Ferrari, aparições das baleias cada vez mais perto da orla tem se tornado mais frequente. Em agosto do ano passado, moradores de Guarapari também assistiram da varanda de casa a uma baleia saltando perto da Praia das Castanheiras.
Ano passado, tivemos diversos relatos de pessoas que entraram em contato conosco que avistaram borrifos e splashes nas praias de Serra e Guarapari. Teve uma pessoa que me telefonou da praia do Solemar na Serra com medo da baleia encalhar de tão perto que ela estava, contou Thiago.
O coordenador explicou que o aumento da população brasileira de jubartes pode ser um dos fatores que fazem com que elas cheguem mais perto da praia.
Com esse aumento e, consequentemente, com o aumento de fêmeas lactantes, justamente os indivíduos que buscam águas mais rasas, a tendência é esses avistamentos da praia se tornarem mais comuns, relatou.
O projeto até tentou fazer registros do animal com um drone, mas por causa dos ventos, acabou não sendo possível.
Temporada 2024
Baleia-jubarte em 2023
Reprodução/Amigos da jubarte
Ainda segundo o coordenador do projeto, para esse ano são esperadas a passagem de quase 30 mil baleias-jubarte nessa temporada pelo litoral brasileiro.
A maioria delas devem passar pelo Espírito Santo e muitas fêmeas escolhem o litoral capixaba para darem à luz e amamentar seus filhotes.
O turismo de observação começa no final de junho/início de julho. Segundo levantamento do projeto, em 2023, foram aproximadamente 1.200 turistas, de vários estados do Brasil e até de outros países, que embarcaram em passeios para ver as baleias.
A princípio, o primeiro passeio está marcado para o dia 5 de julho, mas o projeto vai monitorar para ver a possibilidade de algum passeio ser realizado antes se for constatado uma grande presença de baleias no litoral a partir do monitoramento científico.
Banco dos Abrolhos, trecho entre o Espírito Santo e a Bahia, é uma das principais regiões de avistamento de baleias-jubarte
Reprodução/TV Gazeta
VÍDEOS: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu