Geral

Superlotação nas UTIs: Raquel envia projeto de lei para aumentar diária de profissionais de saúde durante período de emerg

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

22/05/2024 por Redação

Segundo a governadora, objetivo é atrair mais pediatras e outros trabalhadores especializados no atendimento de crianças, que estão em falta em toda a rede de saúde. Raquel Lyra fala sobre situação de emergência com superlotação das UTIs pediátricas e neonatais
A governadora Raquel Lyra (PSDB) informou, nesta quarta-feira (22), que encaminhou para a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) um projeto de lei que aumenta o valor da diária nos plantões dos profissionais em períodos de emergência na saúde pública do estado (veja vídeo acima). A proposta permite o acréscimo de até 100% na remuneração extra concedida às categorias da área.
A medida foi anunciada em meio ao aumento no número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que tem causado superlotação nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) pediátricas e neonatais. Neste ano, ao menos dez mortes de crianças de até 9 anos foram confirmadas.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 PE no WhatsApp.
Segundo a governadora, o estado tem tido dificuldade para contratar pediatras e outros trabalhadores especializados no atendimento desse público, especialmente das crianças pequenas, o que, de acordo com ela, dificulta a abertura de novos leitos.
Na terça-feira (21), a Secretaria Estadual de Saúde disse que, nos últimos meses, tem enfrentado dificuldade para convocar profissionais aprovados em seleções públicas.
Faltam pediatras hoje no mercado, razão pela qual a gente, inclusive, encaminhou um projeto de lei para a Assembleia Legislativa para aumentar o valor possível para o pagamento dos médicos pediatras durante esse período da sazonalidade [das doenças respiratórias], afirmou Raquel Lyra.
A governadora deu a declaração após ser questionada sobre a crise na saúde do estado, em entrevista coletiva, durante um evento com representantes do G20 — grupo que reúne os 20 países mais ricos do mundo — no Recife. O projeto de lei ordinária, número 1958/2024, foi submetido no dia 14 de maio à Alepe, onde segue em tramitação.
LEIA TAMBÉM
Perdi meu filho e não vai ter volta, diz mãe de menino de 6 meses que morreu com SRAG
PE precisa de mais 52 leitos para cumprir recomendação da OMS, diz especialista
Em um ano, governo reduziu em R$ 1,2 bilhão investimentos em assistência hospitalar
Ainda de acordo com Raquel Lyra, a situação tem sido um fator de preocupação não só no serviço público, como na rede privada; e o governo tem buscado ampliar o número de leitos de terapia intensiva nas unidades de saúde do estado.
Mais de 200 leitos foram abertos somente agora para poder fazer esse enfrentamento de maneira descentralizada. Todo dia a gente está abrindo leito novo. Inclusive, ontem (terça-feira, 21) foi aberto na cidade de Goiana. Na semana passada, 20 leitos em Caruaru, declarou a governadora.
Segundo dados da Central de Regulação de Leitos de Pernambuco, até a manhã desta quarta-feira (22), 98 pacientes estavam na fila por uma vaga nas UTIs pediátricas e neonatais do estado, sendo 68 crianças e 22 bebês.
Leito de UTI neonatal em Pernambuco
Reprodução/TV Globo
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu