Todos os tipos sanguíneos estão em falta tanto em Rio Preto (SP) quanto em Catanduva (SP), situação muito semelhante à de outras cidades de região noroeste paulista. Hemocentro de Rio Preto (SP) necessita de doadores de sangue
Hemocentro/Divulgação
O Hemocentro e Hemonúcleo da algumas cidades da região noroeste paulista estão com os estoques de sangue em níveis críticos.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
Em São José do Rio Preto (SP), os tipos negativos são os que precisam de mais doadores no momento. O Hemocentro está com 20% do estoque mensal. Já para os tipos positivos de sangue, a situação é um pouco melhor, mas, ainda assim, é delicada, com 40% do estoque mensal.
Já em Catanduva (SP), o Hemonúcleo necessita de todos os tipos sanguíneos. Os estoques estão em estado alarmante.
O número ideal de doadores para o Hemonúcleo é de 50 pessoas por dia, para manter os níveis considerados satisfatórios.
O local coleta, em média, 600 bolsas de sangue por mês e é responsável por abastecer 11 cidades da região, além de também contribuir com o Hemocentro de Rio Preto, em situações de emergência.
Como doar
Pessoas que têm entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50 quilos podem doar sangue. É necessária a apresentação de um documento com foto.
Menores de 18 anos só podem doar com autorização formal de pais ou responsáveis. Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.
Em uma pessoa adulta, são coletados em média cerca de 450 ml. Uma quantidade considerada pequena, mas que é o suficiente para salvar vidas.
Considerada um gesto de amor e solidariedade, a doação ajuda os profissionais de saúde na realização de procedimentos como transfusão de sangue em pacientes que estão em estado crítico ou passaram por algum procedimento cirúrgico.
Confira abaixo os locais para a coleta de sangue:
Hemocentro de Rio Preto (Av. Jamil Feres Kfouri, 80);
Hemonúcleo de Catanduva (Rua 13 de Maio, 974).
Veja mais notícias da região no g1 Rio Preto e Araçatuba
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM