Geral

Belém está entre as capitais que menos aproveitam materiais de reciclagem no Brasil

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

15/05/2024 por Redação

Cidade aproveita menos de 1% do que produz de lixo que poderia ser reciclado, segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). Cooperativas de catadores realizam coleta seletiva em Belém.
Tássia Barros / Agência Belém
Menos de 1%. Este é o percentual de aproveitamento de materiais recicláveis em Belém. A cidade está entre as capitais que menos aproveitam resíduos que poderiam ser reciclados, com índice de 0,45%, segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe).
A cidade produz em média mil toneladas de resíduos por dia. Desse total, apenas 8 toneladas têm destinação diferente ao aterro, segundo a Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb).
Com o novo sistema de limpeza pública, que completa trinta dias nesta quarta-feira (15), há promessas de melhorias para o trabalho. A empresa Ciclus, responsável pelo serviço, precisa aumentar de 2 para 20% a coleta seletiva na cidade.
A empresa começa pelo diagnóstico, isso é importante porque vai saber o que realmente cooperativas precisam para alavancar o trabalho, e qual a necessidade de cada uma, explica Jonas Silva, coordenador de cooperativa em Belém.
LEIA TAMBÉM:
Lixo em Belém: Em um mês, empresa identifica 240 pontos críticos de descarte de entulhos
A Prefeitura de Belém já realiza, uma vez por semana, em parceria com as cooperativas a coleta seletiva em seis bairros - Nazaré, Umarizal, Cremação, Jurunas, Batista Campos e Terra Firme.
No entanto, melhorias nas rotas, estruturas e compra de equipamentos são essenciais para alcançar o ideal, como explica Neyson Mendonça, coordenador de pós-graduação em engenharia sanitária e ambiental na Universidade Federal do Pará (UFPA).
O cenário que a gente tem hoje na coleta seletiva é de cooperativas que não estão assistidas da devida forma. É preciso ver qual o potencial de todo o material que elas podem gerar.
Neste primeiro ano de atividade do consórcio Ciclus Amazônia, a coleta seletiva é concentrada no bairro de Nazaré. Em seguida, será expandida para os bairros de Batista Campos e Umarizal.
Entre os resíduos coletados estão papel, vidro, plástico e metal. O recolhimento dos resíduos deverá ocorrer de segunda a sábado.
📲 Siga o canal do g1 Pará e receba notícias direto no WhatsApp
VÍDEOS: assista às notícias do Pará
Leia as últimas notícias do estado no g1 Pará

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu