Geral

Gangorra térmica: após alerta de onda de calor com máximas de até 36ºC, Inmet indica declínio de temperatura em Piracicaba

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

15/05/2024 por Redação

Frente fria provoca quedas nas temperaturas, mas calor deve voltar nos próximos dias. Cidade não registra chuvas desde abril. Piracicaba não registra chuvas desde meados de abril e manteve as temperaturas máximas na casa dos 30ºC.
Claudia Assencio/g1
Depois de dois alertas de perigo para ondas de calor, com temperaturas 5ºC acima da média climatológica para abril e maio, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu aviso de potencial declínio de temperatura nesta terça-feira (14). O comunicado tem validade até a manhã desta quarta-feira (15) e prevê quedas de 3ºC a 5º nas mínimas e máximas, incluindo a região de Piracicaba (SP).
📲 Receba no WhatsApp notícias da região de Piracicaba
A temperatura mínima prevista para esta quarta-feira (15) é de 18ºC e a máxima não ultrapassa os 28ºC, com formação de nuvens e possibilidades de chuvas, segundo o Inmet. Na quinta-feira (16), as máximas devem voltar aos 30ºC.
Ainda continuamos com temperaturas relativamente elevadas em comparação com as médias para os mês de maio, mas as temperaturas caíram de forma expressiva, principalmente às máximas, em relação às dos dias anteriores. Embora esteja longe de fazer frio, tivemos a menor temperatura máxima desde abril, há quase um mês, comenta o meteorologista do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri), Bruno Bainy.
A cidade de Piracicaba está sem chuvas registradas desde abril até o dia 13 de maio, segundo dados do boletim hidrometeorológico do Sistema de Telemetria do Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ). As temperaturas máximas na região alcançaram os 37ºC no período.
Por que o tempo mudou? 🤔
A mudança de temperatura registrada desde esta segunda-feira (13), ocorreu devido à passagem de uma frente fria pelo Oceano Atlântico. As regiões mais afetadas foram o litoral, Vale do Ribeira, Vale do Paraíba, cidades como Itapeva, Sorocaba. Em Campinas (SP), tivemos algumas chuvas isoladas no período da tarde, especifica o pesquisador.
Esse aviso de declínio nas temperaturas do Inmet não é um alerta de frio, explica Bruno Bainy. Essa frente fria, segundo o especialista, não vai impactar tanto na entrada de ar frio, propriamente dito.
Até deverá ter quedas de temperaturas, com mínimas até 3ºC menores. O que verificaremos a presença de nebulosidade, com verificação de máximas mais amenas. Mas, a partir de quinta-feira (17), já voltaremos a ter máximas acima de 30ºC, disse.
Os alertas são genéricos, não são avaliados caso a caso. Se há uma queda entre 3º a 5ºC de um dia para o outro, o Inmet já considera uma mudança importante a ponto de avisar a população. Considerando que as temperaturas estavam muito elevadas nos dias anteriores. Deveremos ter temperaturas mais brancas com possibilidades de ventos moderados. Nos períodos da tarde, a sensação térmica deverá ser menor, mas nada intenso, disse.
Inmet emite alerta de perigo potencial para declínio de temperatura na região de Piracicaba
Reprodução/Inmet
Bloqueio atmosférico: excesso de chuvas no sul e seca no sudeste
De acordo com o professor Fábio Marin, do Departamento de Engenharia de Biossistemas da instituição da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (LEB-Esalq), um bloqueio atmosférico, causado por uma zona de alta pressão, impede que as frentes frias que se deslocaram do Polo Sul cheguem ao sudeste do Brasil.
Essas frentes frias pararam no Rio Grande do Sul. Isso explica a seca no centro-sul do Brasil e as altas temperaturas, uma vez que a alta pressão e a falta de chuvas mantêm a temperatura alta. E, explica também, o excesso de chuvas lá no Sul. As frentes frias não conseguem subir, como seria o normal, isso tem um impacto bastante grande naquele estado, devido a toda tragédia humana, afirma.
LEIA MAIS
Umidade do ar atinge 25% e fica abaixo do mínimo em Piracicaba; veja cuidados necessários
Da pecuária ao hortifruti: entenda como enchentes no Sul afetam produção, preços e logística de distribuição do Agro
Inmet mantém alerta de grande perigo para onda de calor até o fim do dia 12 de maio na região de Piracicaba
Inmet/Reprodução
1ª onda de calor do outono 🌡️
Piracicaba (SP) registrou a primeira onda de calor no último dia 30 de abril desde que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) começou a monitorar a cidade em 2006. O município teve temperaturas acima dos 33ºC nos últimos cinco dias consecutivos em abril e as máximas continuam ultrapassando essa marca, conforme dados do Centro Integrado de Informações Agrometereológicas (Ciiagro).
A umidade relativa do ar diária em abril de 2024 foi de 33,1%, de acordo com medição do Departamento de Engenharia de Biossistemas (LEB) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP).
Uma onda de calor que pode derrubar a umidade relativa do ar.🧾A recomendação é que os moradores da região sigam algumas orientações como:
💧 Beber bastante líquido;
🥵 Evitar desgaste físico nas horas mais secas;
🌡️ Evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia;
🚿 Utilizar umidificadores de ar se possível, hidratar a pele e evitar banhos muito quentes para não ressecar a pele.
Calor na região de Piracicaba: recomendação é se hidratar e evitar exposição ao sol nos horários mais quentes
Reprodução/EPTV
Previsão do tempo ☀️
Confira a previsão do tempo para o fim de semana e segunda-feira, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia:
Quarta-feira (15)
Mínima de 17ºC e máxima de 30ºC. Muitas nuvens.
Quinta-feira (16)
Mínima de 16ºC e máxima de 34ºC. Sol com muitas nuvens.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
A
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu