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Marco para a navegação brasileira, maiores navios porta-contêiners do mundo com carga total vão atracar no Porto de Salvador

Em um marco para a navegação brasileira, os navios porta-containeres da classe 366m, vão poder operar, com carga total, no Terminal de Contêineres do Porto de Salvador, permitindo ligações diretas [...]

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Com informações do site Queagito.com

14/05/2024 por Redação

Divulgação/Queagito.comDivulgação/Queagito.comEm um marco para a navegação brasileira, os navios porta-containeres da classe 366m, vão poder operar, com carga total, no Terminal de Contêineres do Porto de Salvador, permitindo ligações diretas em navegação de longo curso para os mercados asiáticos, consolidando o  Porto de Salvador como principal hub do Nordeste.
Esse tipo de operação pioneira, é possível a partir da utilização pela Companhia das Docas do Estado da Bahia (CODEBA) de um sistema de calado dinâmico – ferramenta que permite o cruzamento de dados sobre as características das embarcações, ventos, correntes, ondas e marés, para otimização da utilização dos canais de acesso, em situações de restrição de quilha &8211 o sistema ReDRAFT.
Autorizado pela Autoridade Marítima, representada pela Capitania dos Portos da Bahia, e referendado pela Autoridade Portuária no dia 8 de maio, o sistema ReDRAFT terá sua operação, manutenção e atualização a cargo da CODEBA, em caráter experimental por 180 dias. A tão aguardada chegada dos maiores porta-contêiners em comprimento, com 366 metros, com carga total, ou seja, operando a plena capacidade de transporte de mercadorias, vai permitir um crescimento exponencial na movimentação de cargas no Porto de Salvador.
“Aliado às excelentes condições de navegabilidade que temos na Baía de Todos o Santos, estamos dando um salto qualitativo em tecnologia, permitindo que esses grandes navios de cargas aportem em Salvador, visando assim a criação e consolidação de uma rota transoceânica com destino a capital baiana. A próxima meta será a adequação dos canais de acesso através do Plano Integrado de Dragagem do Complexo Portuário da Baía de Todos os Santos, para receber, em um futuro próximo, também os navios da classe 400m, ainda maiores e que dominarão o cenário do transporte de cargas conteinerizadas de longo curso, ao longo das próximas duas décadas.”, declarou Antonio Gobbo, Presidente da CODEBA e Autoridade Portuária Federal na Bahia.
Consolidação do Porto de Salvador
A atracação de embarcações dessa classe é resultado do esforço da CODEBA, com o inestimável apoio do Ministério dos Portos e Aeroportos e do Governo Federal, em prover infraestrutura e novas tecnologias para as operações dos portos sob sua administração. É um marco significativo para o Estado da Bahia e a consolidação do Porto de Salvador como hub de longo curso na Região Nordeste.

ASCOM Codeba

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