Geral

UsiPaz do Guamá, em Belém, abre inscrições para oficinas gratuitas com Nay Jinknss e artistas do audiovisual

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

13/05/2024 por Redação

Nay Jinknss, uma das fotógrafas da nova geração de maior destaque na Amazônia, ministra oficina gratuita no projeto Black Christ, do rapper Daniel ADR
Divulgação
A Usina da Paz do Guamá, em Belém, abre inscrições nesta terça-feira (14) para oficinas com artistas renomados do audiovisual do Pará. Entre os destaques, a fotógrafa Nay Jinknss ministra aula gratuita sobre imagens feitas com smartphones. Além disso, haverá oficinas de produção musical e conteúdo mobile.
As oficinas são contrapartida social do projeto Black Christ, do rapper paraense Daniel ADR. As aulas começam dia 21 e seguem até 24 de maio, e serão realizadas na sala de Música da Usipaz Guamá. Clique aqui para fazer as inscrições gratuitas.
Programação
Artista PTCK
Produtora Na Cuia
21/05 - Oficina de Sticker com PTCK
8h às 12h
A oficina ensina a criar adesivos artesanais, conhecidos como stickers, utilizando papéis adesivos. O facilitador Patrick Santos , o PTCK, nascido e criado no bairro da Terra Firme, periferia de Belém, organizou diversos mutirões de graffiti, como “Mutirões da UPC – União Periférica Crew” e o “Belém In Atack, que incentiva a união de diversos artistas e simpatizantes do graffiti. Também participou da organização do evento Hip Hop Pai dégua, evento concebido e realizado por diversos artistas belenenses, não só do graffiti.
Na oficina na Usipaz Guamá, ele vai abordar a introdução ao conceito de stickers e sua popularidade na cultura contemporânea; fará demonstração passo a passo da confecção de stickers artesanais; e a exploração de materiais e técnicas criativas para personalização dos adesivos.
22/05 - Conteúdo Móbile com Jotavezinho
14h às 18h
Nesta oficina, o comunicador e creator tem como objetivo capacitar os participantes a criar conteúdo para redes sociais utilizando seus celulares. Jotavezinho compartilhará dicas e estratégias para produzir conteúdo envolvente e relevante, seja para fins profissionais, empoderamento pessoal ou entretenimento.
Será destacada a importância do conteúdo móvel nas redes sociais, além da prática de técnicas de produção de conteúdo utilizando smartphones, e debates sobre sobre estratégias de engajamento e alcance de público.
Moraes MV
Divulgação
23/05 - Oficina de Produção Musical com Moraes MV
8h às 12h
Sheriton Moraes Varela, o Moraes MV, é rapper, é produtor musical e poeta. Natural das periferias de Belém, o rapper enfatiza a importância do fazer artístico a partir de uma perspectiva nortista. “A ideia principal é contar uma história feita por nós, com nosso ponto de vista no centro da narrativa. Por isso, as denúncias, o ideal de futuro, a expressão da nossa ancestralidade, tudo no nosso jeito de fazer arte carrega o olhar afroamazônico”, reflete Moraes MV.
Na oficina, ele ensina a produzir música com recursos mínimos, utilizando equipamentos acessíveis como celulares e laptops. Moraes MV guiará os participantes no processo de criação musical, desde a composição até a produção final, desde a introdução aos fundamentos da produção musical, passando pela demonstração prática de software e aplicativos para produção musical em dispositivos móveis, até a exploração de técnicas de composição, gravação e mixagem.
24/05 - Bate-papo e Oficina de Fotografia com Nay Jinknss
8h às 12h
Das artistas visuais de maior destaque da nova geração do Norte do Brasil, Nay Jinknss é uma mulher negra, lésbica, nascida e criada em Ananindeua, no Pará. Contemplada pelo prêmio Pipa em 2022, o mais importante da arte contemporânea brasileira, Nay possui trabalhos em parceria com o Greenpeace, National Geographic e UNICEF. Em 2020, foi indicada ao World Press Photo, prêmio internacional de fotojornalismo, e foi a 4ª vencedora do reality show “Arte na Fotografia”, do Canal ARTE1.
Em suas documentações, utiliza a metodologia da fotografia compartilhada e do bem querer elaborada pelo fotógrafo e professor João Ripper. “Pensar uma fotografia a partir dos direitos humanos é saber que você tem uma responsabilidade muito grande”, afirma Nay Jinknss, fotógrafa paraense, que há 15 anos registra o Ver-o-peso, maior feira a céu aberto da América Latina, em Belém. Documentarista, filmmaker e pesquisadora, ela é também defensora de uma prática fotográfica que não reforça estereótipos, principalmente de quem vive na Amazônia. Nay assinou a fotografia do disco Black Christ, de Daniel ADR. O álbum, lançado este ano, traz Jesus como um rapaz mestiço e periférico.
No encontro na Usipaz Guamá, Nay compartilhará suas experiências e insights sobre fotografia. Além disso, os participantes terão a oportunidade de aprender dicas práticas de fotografia, tanto para câmeras profissionais quanto para smartphones.

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu