Geral

‘Caçadora de aurora boreal’: fotógrafa mineira compartilha emoção em presenciar fenômeno em ilha italiana

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

11/05/2024 por Redação

Foi muito especial, contou Sabrina Chinellato, especialista em “caçar” as luzes coloridas no céu. Fotógrafa mineira, Sabrina Chinellato acompanhou a aurora boreal na Sardenha
Sabrina Chinellato/Divulgação
Eu trabalho em busca de encontrar auroras boreais, mas, desta vez, foi ela quem me buscou, brincou a fotógrafa mineira, Sabrina Chinellato, que acompanhou o fenômeno na Sardenha, ilha italiana, nesta sexta-feira (10), quando uma tempestade solar severa, a maior dos últimos 20 anos, provocou auroras boreais incomuns no Hemisfério Norte e raras auroras austrais no Hemisfério Sul.
Foi muito especial presenciar um fenômeno raro como esse, que com certeza, das últimas décadas, foi um dos momentos mais intensos de aurora boreal no mundo, contou.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
A fotógrafa documental nascida em Juiz de Fora acompanha as temporadas de aurora boreal, fazendo à “caça” das luzes coloridas no céu — observadas principalmente nos meses de inverno.
Desta vez, de férias na Sardenha, onde costuma ficar nos meses de descanso, soube da possível chance de conseguir ver o fenômeno.
🔔 Receba no WhatsApp notícias da Zona da Mata e região
Ela contou que para ver a aurora dirigiu até uma praia mais deserta, onde assistiu ao espetáculo na areia.
Foi muito surpreendente, porque eu nunca pensei que ia conseguir assistir de onde eu estava. Então sem dúvidas foi uma sensação de surpresa, emoção e gratidão.
‘Caçadora de aurora boreal’: fotógrafa mineira compartilha emoção em presenciar fenômeno na Europa
Sabrina Chinellato/Divulgação
Fotógrafa mineira especialista em ‘caçar’ aurora boreal faz cliques incríveis na Islândia: ‘cada noite uma experiência diferente’
Fotógrafa mineira registra erupção de vulcão na Islândia: uma das primeiras a presenciar o fenômeno
A tempestade solar e as auroras boreais
A atual tempestade solar é formada por ejeções de massa coronal, que são erupções de plasma e campos magnéticos provenientes da coroa solar, a camada mais externa do Sol. Uma das consequências do fenômeno são as chamadas auroras boreais. Este é o nome do fenômeno do Hemisfério Norte. Quando ocorre no Hemisfério Sul, ele é chamado de aurora austral.
A aurora boreal é o fenômeno óptico observado na Terra, quando o horizonte ganha cores incomuns. A aurora boreal acontece porque partículas carregadas de luz e energia são empurradas para a Terra em uma erupção solar.
Essas partículas interagem então com a atmosfera, gerando as luzes nas cores verde e vermelha, principalmente.
📲 Siga o g1 Zona da Mata: Instagram, Facebook e Twitter
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Zona da Mata
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu