Geral

Enchentes no RS: cidades do centro-oeste paulista recebem doações para ajudar vítimas das chuvas; saiba onde e o que doar

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

06/05/2024 por Redação

Em todo o estado de São Paulo, a Defesa Civil, Poupatempo e agências dos Correios estão arrecadando água mineral, itens de higiene pessoal e limpeza. Instituições e organizações de Bauru, Marília, Jaú e Botucatu também participam da campanha solidária. Temporal no RS: Imagem aérea do município de Muçum
Bruno Zílio/Arquivo Pessoal
Várias instituições de cidades do centro-oeste paulista estão mobilizadas para receber doações e ajudar as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
Desde a última semana, o estado enfrenta consequências graves de temporais. A tragédia deixou dezenas de mortos, centenas de feridos e desaparecidos, além de milhares de pessoas sem casa.
Em todo o estado de São Paulo, a Defesa Civil e Poupatempo estão arrecadando água mineral, itens de higiene pessoal e limpeza. A partir desta segunda-feira (6), todas as agências dos Correios em SP também receberão doações.
A estatal irá coletar e transportar gratuitamente os donativos. São aceitos alimentos da cesta básica, produtos de higiene pessoal, material de higiene seco e itens de vestuário.
Prefeituras, empresas e organizações da sociedade civil também estão recebendo doações. Confira na lista a seguir, de acordo com as cidades da região:
Governo de SP inicia arrecadação para vítimas do RS
Divulgação
Bauru
➡️ Poupatempo
Todos os postos do Poupatempo, inclusive em Bauru, vão receber e destinar os donativos.
👉 O que doar? Água mineral, itens de higiene pessoal e limpeza
📍R. inconfidência, 4-50 - centro
➡️ Defesa Civil
A ação ocorre através do Fundo Social e da Defesa Civil.
👉 O que doar? A campanha tem como objetivo arrecadar água mineral, itens de higiene pessoal e de limpeza.
📍 Fundo Social de Bauru - localizado na praça das Cerejeiras em frente a Prefeitura da cidade.
📍 Defesa Civil de Bauru - Avenida Nuno de Assis 14-60
➡️ Corpo de Bombeiros
👉 O que doar? alimentos não perecíveis; água; produtos de higiene e produtos de limpeza.
📍 Quartéis do Corpo de Bombeiros
Rua Joaquim Marques de Figueiredo 1-190, Distrito Industrial
Rua Carlos de Campos 361, Vila Falcão
Avenida Odilon Braga, quadra 2 (ao lado da delegacia da Receita Federal)
➡️ Universidade de São Paulo (USP)
O campus USP de Bauru, assim como toda Universidade de São Paulo, está promovendo uma campanha solidária para arrecadação para as vítimas das enchentes no estado gaúcho. As doações, nesta primeira fase emergencial da campanha, podem ser feitas até às 16h de quarta-feira (08). Toda a população pode ajudar.
👉 O que doar? As doações podem ser de água potável e material de limpeza, como água sanitária, sabão em pó, pano de chão e desinfetante.
📍 O campus USP de Bauru pode ser acessado com entradas pela Alameda Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75 (FOB) ou pela Rua Silvio Marchione, 3-20 (HRAC/centrinho), Vila Universitária.
A USP, em parceria com a Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (FUSP), também abre a possibilidade de que as doações, em qualquer valor, possam ser feitas via pix pelo e-mail pixfsantander@fusp.org.br.
A FUSP irá doar o mesmo valor arrecadado até o total de R$ 200 mil. Na quarta-feira, no final da tarde, as doações via pix serão transformadas em produtos.
➡️ Rodonaves
A transportadora está arrecadando donativos para as vítimas das enchentes no RS.
👉 O que doar? Roupas, alimentos, itens de higiene e ração para cães e gatos.
📍 Rua Joaquim Marquês de Figueiredo, 2, Distrito Industrial.
Marília
➡️ Aeroporto
O aeroporto de Marília conta com um ponto de arrecadação de donativos com destinação às vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. a entrega das doações, que serão levadas pela companhia aérea em operação no aeroporto, pode ser feita 24h
👉 O que doar? são aceitos produtos como roupas, cobertores, produtos de higiene pessoal e água.
📍 Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, 2100.
Jaú
➡️ Seprodec
👉 O que doar? alimentos não perecíveis; água; produtos de higiene e produtos de limpeza
📍 Sede da Seprodec - Avenida João Ferraz Neto, localizada na Praça do Museu e em outros pontos.
Botucatu
➡️ Catedral e escolas municipais
📍 Segundo a Prefeitura de Botucatu, há uma carreta de uma transportadora em frente à Catedral Basílica Sant’Ana, na praça Rubião Júnior, no centro da cidade. O veículo ficará até domingo (12) arrecadando donativos.
A Prefeitura também vai começar a disponibilizar as escolas municipais como ponto de coleta.
➡️ Outras cidades
Lembrando que esses são alguns dos principais locais, mas, quem quiser doar e é de outra cidade do centro-oeste paulista, pode procurar uma sede da Defesa Civil, Poupatempo ou Correios e levar a doação.
Temporais no RS
O Rio Grande do Sul foi prejudicado pelo grande volume de chuva que atinge o estado
Reprodução/TV Globo
A chuva que persiste há pelo menos uma semana e deve continuar pelos próximos dias, causando mais estragos. De acordo com o boletim divulgado pela Defesa Civil do RS, na manhã desta segunda-feira (6), são 83 mortes, 111 desaparecidos e 276 pessoas feridas.
O governo decretou estado de calamidade, situação que foi reconhecida pelo governo federal. Com isso, o estado fica apto a solicitar recursos federais para ações de defesa civil, como assistência humanitária, reconstrução de infraestruturas e restabelecimento de serviços essenciais.
Os meteorologistas explicam que a catástrofe é resultado de pelo menos três fenômenos que afetam a região e foram agravados pelas mudanças no clima. E a tendência é de piora por conta da previsão de mais chuva.
A tragédia no estado está associada a correntes intensas de vento, a um corredor de umidade vindo da Amazônia, aumentando a força da chuva, e a um bloqueio atmosférico, devido às ondas de calor.
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília.
Confira mais notícias do centro-oeste paulista:

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu