Esporte

Técnico que deixou o Osvaldo Cruz entre melhores no sub-15 desponta em concurso e ajuda o PPFC

globoesporte.com - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

01/05/2024 por Redação

Ex-meia-atacante Samuel Almeida torna-se servidor público, recebe convite de treinador experiente e encara missão no Presidente Prudente de surpreender favoritos no Paulista Sub-20 O professor mudou de lado, encarou a prova e passou em primeiro lugar. Seguindo esse roteiro, o ex-técnico da base do Osvaldo Cruz, Samuel Almeida, obteve novos horizontes. De estudante a aprovado de forma exemplar, veio o convite para integrar a comissão técnica do Presidente Prudente (PPFC) no Campeonato Paulista Sub-20.
A nova oportunidade começou a ganhar contornos assim que ele se inscreveu no concurso da Secretaria Municipal de Esporte de Presidente Prudente (Semepp) para o cargo de técnico desportivo. A Semepp é parceira neste retorno do clube a competições federadas após sete anos.
Samuel (de boné e camisa verde-escura) virou novidade na comissão técnica do PPFC, na disputa do Paulista Sub-20
Marcos Chicalé/Semepp
Para Samuel, estudar nunca foi problema – apesar dos desafios. Ele começou o curso de educação física a distância, ainda quando atuava como atleta no Noroeste, em 2018. O currículo somou a seguir a Licença B, exigida aos treinadores para jogos de base da Federação Paulista de Futebol (FPF).
A aprovação do profe veio ao melhor estilo. O primeiro lugar no concurso fez com que Samuel não esperasse muito para ser chamado.
A vaga poderia levar a qualquer modalidade, mas a trajetória no futebol colocou Samuel ao lado de Horácio Luiz de Castro, treinador mais experiente da comissão técnica, além de Daniel Canhin, também à frente de projetos voltados ao futebol, e do preparador físico Lucas Cecílio, colaborador na retomada do PPFC.
– O sentimento é o melhor possível. Eu estava no Osvaldo Cruz, acabei saindo. Busquei algo com maior estabilidade. E é muito bom chegar, seguir em contato com o futebol de alto rendimento. Acaba sendo um pouco mais corrido, pois os projetos não param, mas é uma grande alegria ter recebido o convite do Horácio.
Estreia foi com derrota para o Grêmio Prudente, depois PPFC venceu Tupã e MAC; Samuel é o primeiro à esquerda
Marcos Chicalé/Semepp
Auxiliar e, em algumas ocasiões, técnico interino do profissional do Osvaldo Cruz, Samuel Almeida ajudou o Azulão a ficar entre os 16 melhores do Campeonato Paulista Sub-15. A competição começou com 68 participantes.
O time chegou à terceira fase (de grupos), quando caiu diante de Palmeiras, Desportivo Brasil e São Bento. As incertezas movidas pelas ausências nos anos seguintes alimentaram a estabilidade buscada, conforme mencionado.
– A única diferença para mim é que, neste trabalho feito na Secretaria, o lado social ganha um olhar mais especial. É algo já trabalhado no esporte como um todo, pois sabemos que nem todos os meninos chegarão ao profissional. Mas aqui isso ganha ainda mais valor – falou, sobre as diferenças no comparativo com o serviço público, em relação à vida como atleta ou treinador apenas em clube.
Campanhas da região
O Campeonato Paulista Sub-20 já teve três rodadas da primeira fase. PPFC e Grêmio Prudente representam a região e estão no Grupo 2, ao lado de Marília, Novorizontino, Tupã e Vocem.
O Tricolor tem uma derrota e duas vitórias, assim como o Grêmio Prudente. Na última delas, ganhou do MAC, em Marília, por 3 a 2, de virada.
+ Veja as situações dos times prudentinos na base do Paulista
São 78 times na primeira fase, divididos em 13 grupos. Avançam os dois melhores de cada chave, além dos seis melhores terceiros colocados. Samuel falou sobre a luta da equipe diante dos favoritos, já na primeira fase.
– A gente trabalha acreditando ao máximo. O Horácio fez uma grande correria, e o primeiro objetivo foi alcançado, disputar a competição e dar oportunidade a meninos da região. Só que não estamos contentes apenas por participar. Sabemos, por exemplo, do trabalho do Novorizontino, do Grêmio Prudente, feitos há mais tempo, bons trabalhos. Mas vamos em busca de uma vaga no grupo, quem sabe entre os melhores terceiros colocados.
À beira do gramado, Horácio e Samuel orientam o PPFC em primeira vitória, contra o Tupã, em casa, de virada
Marcos Chicalé/Semepp
A conversa com Samuel ainda dirigiu ao treinador uma pergunta voltada ao Estádio Caetano Peretti. O local, antes usado pela base em jogos oficiais, não está liberado para partidas da FPF – agora nem ao menos para as categorias menores.
Em 2016 e 2017, jogando nele, o PPFC chegou à semi e à final, respectivamente, no Sub-20 da Segundona. Naqueles anos, havia duas divisões na categoria.
– Eu acredito que um retorno ao estádio seria bom, até para desafogar o Prudentão. Vimos, recentemente, a série de jogos deixar o gramado em condições quase impraticáveis. Vejo como um esforço válido, a busca por um retorno ao estádio.
+ Clique e confira mais notícias do Tricolor da Vila Industrial
+ O ge.globo/tvfronteira traz as notícias do esporte no Oeste Paulista

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu