Esporte

Como o Londrina chega para a Série C: time-base, reforços e destaques

globoesporte.com - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

22/04/2024 por Redação

Tubarão inicia a caminhada pelo acesso contra o Confiança, fora de casa O Londrina vai começar a caminhada na Série C do Campeonato Brasileiro. A estreia será contra o Confiança, nesta segunda-feira, às 20h, no Batistão, em Aracaju. É o passo inicial na busca para voltar à Série B, diante de um ano ainda cercado de incertezas.
Novo parceiro do Londrina, Guilherme Bellintani detalha projeto e transição até SAF
+ Mais notícias do Londrina
Com o rebaixamento no ano passado, o Tubarão volta à Série C após quatro anos. A última vez que disputou foi em 2020, quando conseguiu o acesso.
Voltando para 2024, o Londrina chega em uma fase de mudanças fora de campo. Depois de ter rescindido com a SM Sports, gestora de futebol de 2011 até 2023, o Londrina voltou a assumir o futebol e conduziu as negociações para a venda da SAF para a Squadra Sports, que foi aprovada em janeiro e vive um processo de transição desde então, ficando agora perto da conclusão.
Em campo, o LEC disputou apenas o Campeonato Paranaense nesta temporada, sendo eliminado pelo Athletico nas quartas de final, no dia 10 de março. Depois disso, o técnico Emerson Ávila teve mais de um mês de intertemporada, com a disputa de um amistoso com o Corinthians (perdeu por 3 a 0) e mais dois jogos-treino.
Leia também:
+ Tubarão tem 12 jogadores contratados para a Série C
+ Agenda: jogos do LEC da estreia até a 8ª rodada da Série C
Reforços
O Tubarão contratou ao todo 12 jogadores. Os principais nomes são o goleiro Arthur, do Azuriz, que chegou a entrar no radar do Internacional; e o centroavante Daniel Amorim, ex-Vasco e que estava no Athletic-MG, que chega com a missão de ser o homem-gol e também um dos líderes do elenco.
A diretoria ainda busca ou ou dois laterais-esquerdos, além de um atacante de beirada e mais um goleiro.
Veja a lista completa de contratações:
Goleiro: Arthur (do Azuriz);
Lateral-direito: Maurício (ex-Villa Nova-MG);
Zagueiros: João Maistro (ex-Santo André), Pedro Jorge (ex-Maguary-PE) e Rayan Ribeiro (ex-Itabirito-MG);
Volantes: Kady (ex-Água Santa), Samuel Andrade (do XV de Piracicaba) e Tauã (da Portuguesa);
Meias: Giancarlo (ex-Atlético-BA) e Danielzinho (do Athletico);
Atacantes: Iago Teles (ex-Guarani) e Daniel Amorim (ex-Athletic-MG).
Daniel Amorim em ação pelo Vasco contra o Avaí
Thiago Ribeiro/AGIF
Time-base
O técnico Emerson Ávila precisou contornar alguns desfalques no período de preparação, como o meia Rafael Longuine e o atacante Calyson. Diante disso, o treinador testou a equipe praticamente em todo esse tempo com três zagueiros, alternando em um 3-5-2 e um 3-4-3. Contra o Corinthians, no amistoso, o esquema funcionou bem na maior parte do jogo, apesar da derrota por 3 a 0.
Com retornos, há a possibilidade de Emerson Ávila voltar ao esquema no 4-3-3. Foi assim que ele encontrou o melhor encaixe na reta final do Campeonato Paranaense.
Um provável time-base é Arthur; Thiago Ennes, Rayan (Davi) João Maistro e Pedro Cacho (Maurício); Marthã, Tauã e Rafael Longuine; Calyson, Daniel Amorim e Iago Telles (Henrique).
Corinthians vence o Londrina em amistoso
Destaques
Na temporada, três nomes aparecem como as referências do time. O atacante Calyson é o artilheiro no ano, com cinco gols, com boa movimentação pelo lado direito e pisando com frequência na área.
O meia Rafael Longuine é o camisa 10 e um dos mais experientes do grupo. Ex-Santos, Operário-PR e CRB, ele marcou um gol e deu quatro assistências no Paranaense, além de participar diretamente de outros gols.
Por fim, o lateral-direito Thiago Ennes é uma peça importante do time. Foram dois gols marcados, além de uma boa participação defensiva e ofensiva.
Dos reforços contratados, a expectativa é que o atacante Daniel Amorim se junte aos destaques. Vale observar o zagueiro João Maistro e o lateral Maurício.
Rafael Longuine pelo Londrina contra o Azuriz
Ricardo Chicarelli/Londrina EC
Histórico na Série C
O Londrina disputa a Série C pela quarta vez apenas. A primeira foi em 2005, quando parou nas oitavas de final. Em 2015, o LEC foi vice-campeão e conseguiu retornar à Série B após mais de 20 anos.
Na última vez, em 2020, com jogos sem público e uma campanha de altos e baixos. O Londrina conseguiu o acesso na última rodada do quadrangular, vencendo o Remo e contando com tropeço do Paysandu.
Mais notícias do esporte paranaense no ge.globo/pr

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu