Esporte

Max Verstappen vence GP da China de F1 pela primeira vez

globoesporte.com - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

21/04/2024 por Redação

Tiricampeão da RBR chegou a quatro vitórias em cinco etapas da temporada 2024 da categoria após largar da pole position; Norris e Pérez completam pódio Depois de levar a melhor na corrida sprint do GP da China deste sábado, Max Verstappen riscou mais uma pista de sua lista de vitórias a alcançar, na madrugada deste domingo: o Circuito de Xangai. A 58ª conquista da carreira do tricampeão teve ainda Lando Norris e Sergio Pérez na segunda e terceira colocações da corrida, respectivamente.
Acesse o canal de automobilismo do ge no WhatsApp
Max Verstappen lidera GP da China da F1 2024
Lars Baron/Getty Images
A vitória na China marcou o retorno da corrida para a F1 após cinco anos de ausência, causada pelas restrições da pandemia do coronavírus desde 2020; esse foi, ainda, o segundo pódio do holandês na etapa asiática. Agora, só há um circuito do atual calendário em que Verstappen não venceu: Marina Bay, em Singapura.
Largando da pole position, o tricampeão dominou praticamente toda a prova, embora tenha ficado fora da liderança entre as voltas 14 e 20, quando fez sua primeira troca de pneus. Atrás dele, no entanto, o clima esquentou.
Semelhantemente ao que houve na corrida sprint vencida no sábado pelo holandês, a definição do restante do pódio foi protagonizada por cinco pilotos ao longo deste domingo: Pérez, Alonso, Norris, Leclerc e Sainz. Na metade final da etapa, porém, a briga se concentrou entre Norris, Leclerc e Pérez.
Como funciona a pontuação na Fórmula 1?
Resultado
Max Verstappen (RBR)
Lando Norris (McLaren)
Sergio Pérez (RBR)
Charles Leclerc (Ferrari)
Carlos Sainz (Ferrari)
George Russell (Mercedes)
Fernando Alonso (Aston Martin)
Oscar Piastri (McLaren)
Lewis Hamilton (Mercedes)
Nico Hulkenberg (Haas)
Esteban Ocon (Alpine)
Alexander Albon (Williams)
Kevin Magnussen (Haas)
Pierre Gasly (Alpine)
Guanyu Zhou (Sauber)
Logan Sargeant (Williams)
Lance Stroll (Aston Martin)
Daniel Ricciardo (RB) - ABANDONOU
Yuki Tsunoda (RB) - ABANDONOU
Valtteri Bottas (Sauber) - ABANDONOU.
A próxima corrida da temporada 2024 de F1 será o GP de Miami em 5 de maio, válido como a sexta etapa do campeonato. Veja calendário completo.
Momentos-chave
A largada
Enquanto Verstappen seguia na ponta sem dificuldades, Alonso passou Pérez por fora e assumiu a vice-liderança já nas primeiras curvas. Logo depois, o mexicano da RBR começou a sofrer com a pressão de Norris, quarto colocado, mas conseguiu manter-se na última vaga provisória do pódio.
Confirmando o bom início de prova da Aston Martin, Lance Stroll ganhou duas posições e subiu de 11º para o nono lugar, sendo o único piloto com pneus macios no top 10.
A Mercedes, por sua vez teve um começo agridoce de prova: Russell ganhou duas posições e subiu de oitavo para sexto, mas Hamilton caiu de 18º para 19º.
Liderança tranquila
Verstappen tinha uma vantagem de quase 4s sobre Alonso na quarta volta da prova, e seguiu estendendo sua liderança mesmo quando o bicampeão foi ultrapassado por Pérez, na volta cinco.
Max e Checo pararam na volta 14 para trocar os pneus médios pelos duros, cedendo a liderança e a vice-liderança para Norris e Leclerc. Não demorou, porém, para o tricampeão se recuperar: ele ultrapassou o monegasco da Ferrari três giros depois; na 20ª volta, passou Norris e voltou à ponta.
A vantagem permitiu ao holandês continuar liderando quando Valtteri Bottas sofreu uma quebra e abandonou sua Sauber na área de escape da curva 11, na 21ª volta: a direção de prova optou, no 23º giro, por substituir o safety car virtual por um safety car real. Com isso vários pilotos - incluindo o líder da prova - voltaram aos boxes; com uma parada de apenas 1s9, Max manteve sua posição.
Disputa pelo pódio
Alonso, novo vice-líder após a largada, só permaneceu na posição por quatro voltas até ser superado por Pérez na curva seis. Com isso, o bicampeão entrou na mira de Norris, que largou na quarta colocação e superou o veterano da Aston Martin no oitavo giro da corrida.
Na 11ª volta, o espanhol entrou na mira de Oscar Piastri. Mas o piloto da McLaren teve que se preocupar com a aproximação de Leclerc, que superou Russell e depois, o australiano. Com o pit stop de Alonso no giro seguinte, o monegasco da Ferrari assumiu a quarta colocação.
Norris e Leclerc chegaram a ocupar, respectivamente, a liderança e a vice-liderança da corrida quando Verstappen e Pérez visitaram os boxes na volta 14. Mas enquanto o holandês recuperou-se rapidamente, o mexicano da RBR permaneceu em quarto lugar, atrás dos rivais da McLaren e Ferrari.
Dois safety cars bagunçam disputa pelo pódio
A quebra de Bottas na volta 21 movimentou todo o grid rumo aos boxe. Leclerc fez sua primeira troca de pneus sob a bandeira amarela, quando o safety car virtual foi acionado. Norris, porém, passou da entrada do pit lane e atrasou seu pit stop em uma volta.
A direção de prova chamou o safety car para a pista na 23ª volta, o que trouxe as duas RBRs para os boxes novamente. Pérez, que havia recuperado a vice-liderança, caiu de novo para a quarta colocação. Quando a bandeira verde foi agitada quatro voltas depois, no entanto, o mexicano não teve tempo para agir.
Kevin Magnussen bateu na roda traseira direita de Yuki Tsunoda e Daniel Ricciardo tocou em Lance Stroll na relargada, trazendo de volta o safety car. A corrida foi retomada na volta 32 de 56 e, graças à nova intervenção, Norris, Leclerc, Pérez, Alonso e Sainz estavam separados por 0s7 a 1s1.
O plano D de uma única parada da Ferrari com Leclerc acabou deixando-o vulnerável no fim da prova; na 39ª volta, ele foi ultrapassado por Pérez, cujos pneus duros tinham duas voltas a menos que o do monegasco. Perto da bandeirada, o mexicano ensaiou uma aproximação de Norris, mas ficou com a última vaga do pódio.

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu