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Real Madrid x Barcelona: clubes rivalizam em faturamento, patrocínios e redes sociais

globoesporte.com - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

19/04/2024 por Redação

Gigantes espanhóis possuem mais seguidores absolutos nas redes sociais e são dois dos três times mais valiosos do futebol; El Clasico acontece no próximo domingo Real Madrid e Barcelona duelam no próximo domingo pela 32ª rodada do Campeonato Espanhol. Com 78 pontos, a equipe da capital lidera o torneio oito pontos à frente do time catalão. O “El Clasico”, como é conhecido o confronto entre os clubes, leva a histórica rivalidade para fora dos gramados e acirra a disputa no mundo digital e pela marca mais valiosa no futebol mundial.
Mesmo sem a presença de Lionel Messi ou Cristiano Ronaldo há pelo menos três temporadas, o duelo é um dos mais aguardados pelos amantes de futebol, que envolve duas potências comerciais e de faturamento. Segundo levantamento mais recente da Forbes, ambos os clubes estão entre os três times de futebol mais valiosos do mundo e entre as 20 marcas esportivas de maior valor no planeta. O Real Madrid tem um valor de mercado acima dos R$ 31 bilhões, enquanto o Barça vale cerca de R$ 29 bilhões.
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A quantidade de patrocínios dos dois principais clubes do mundo explica também o impacto comercial no esporte. O time da Catalunha conta com, entre patrocinadores regionais, globais e máster, mais de 20 anunciantes no clube. O Real Madrid, por sua vez, chega a quase 30 patrocinadores, distribuídos nas mesmas categorias. Juntos, movimentam mais de R$1 bilhão.
Além disso, são duas forças que se expandem para as redes sociais, com valores que, somados, superam os 700 milhões de seguidores. O clube merengue acumula - entre X (antigo Twitter), Instagram, Facebook, YouTube e TikTok - cerca de 377 milhões de seguidores. O Barcelona, por sua vez, soma quase 338 milhões. A contagem inclui apenas o principal perfil de cada equipe, embora ambos os times também tenham contas em outros idiomas.
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Presidente do Real Madrid, Florentino Pérez, ao lado de presidente do Barcelona, Joan Laporta
EFE/RFEF
Para Renê Salviano, CEO da Heatmap, agência que atua no mercado de marketing e patrocínio, as evoluções e o poderio financeiro dos clubes são resultado de um trabalho midiático muito bem feito.
- Os super atletas, os midiáticos, e as décadas trabalhando a transmissão dos jogos a outros países trazem viabilidade, conexão, internacionalização e, consequentemente, novos fãs e novas receitas. Alguns clubes europeus souberam fazer este trabalho de forma magnífica, os resultados são consequências certas ao longo dos anos.
Fábio Wolff, sócio-diretor da Wolff Sports e especialista em marketing esportivo, comenta que os dois clubes se preparam para ser desse tamanho há anos, o que faz com que esse trabalho de longo prazo seja duradouro.
- Real Madrid e Barcelona são dois clubes que possuem uma visão estratégica de posicionamento de marca e de negócios aplicada em âmbito mundial há décadas. Com o avanço da tecnologia, as plataformas das redes sociais acabaram impulsionando ainda mais esse trabalho. O resultado? Fãs espalhados no mundo todo, patrocinadores buscando se associar com os clubes para falar e interagir em âmbito global.
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Mosaico da torcida do Real Madrid exalta os 14 títulos da Champions antes de confronto com Manchester City
Juan Medina/Reuters
Outro ponto importante de ambos os clubes é a inovação tecnológica presente nos estádios. O Camp Nou, casa da equipe catalã, passa por ampla reforma (assista abaixo) que vai modernizar o local e aumentar sua capacidade de 99 mil para 110 mil pessoas, que ficarão em assentos cobertos. O investimento total nesse projeto é de € 1,5 bilhão (R$ 8 bilhões). O local só ficará pronto em 2026.
O Santiago Bernabéu, por sua vez, passou por uma reforma que começou em 2019 e teve custo de € 892 milhões (R$ 4,8 bilhões). O estádio do Real Madrid passou a ser uma área multiuso que, além de partidas do clube, pode comportar shows, jogos de futebol americano e tênis, graças à tecnologia existente no gramado, que desce para um compartimento subterrâneo para ser substituído. A capacidade foi aumentada para 84 mil torcedores.
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