Geral

Consórcio Nordeste lança festival de cultura com entrada gratuita e que vai passar pelas nove capitais da região; confira dat

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

18/04/2024 por Redação

Evento Cena Nordeste Festival foi lançado nesta quinta-feira (18) durante cerimônia em Olinda. Iniciativa abrange oito áreas da produção artística contemporânea. Cena Nordeste Festival foi lançado em cerimônia no Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda
Reprodução/TV Globo
O Consórcio Nordeste — grupo que reúne os governos estaduais da região — lançou, nesta quinta-feira (18), o Cena Nordeste Festival, evento multicultural que vai passar pelas nove capitais da região, em diferentes fins de semana, até o fim do ano. No Recife, será nos dias 31 de agosto e 1º de setembro (veja datas de cada cidade abaixo).
A programação em cada estado vai contar com dois dias de atividades culturais gratuitas. Entre as atrações, estão exibições de curtas-metragens e espetáculos de música, teatro, dança, circo e cultura popular, além de espaço também para o forró e o grafite.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 PE no WhatsApp.
A iniciativa foi anunciada em uma cerimônia no Teatro Fernando Santa Cruz, no Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda, no Grande Recife. O evento, que será promovido pela primeira vez, vai receber investimentos de R$ 4 milhões.
O coordenador da Câmara Temática de Cultura do Consórcio Nordeste, Pedro Santos, disse que as áreas escolhidas contemplam a produção cultural contemporânea. As atrações serão definidas por cada gestão estadual.
A gente pactuou entre os nove estados que cada um assumiria uma das linguagens [artísticas]. A Paraíba, por exemplo, contratou um curador, que fez a curadoria de todos os outros estados. Com isso, a gente democratiza também e compartilha essa responsabilidade com quem está na cena [cultural], disse Pedro Santos.
Calendário por capital
O festival terá início em maio, em João Pessoa, e segue até dezembro, em Salvador. Confira abaixo as datas em cada capital:
João Pessoa - 10 e 11 de maio;
Maceió - 7 e 8 de junho;
São Luís - 5 e 6 de julho;
Teresina - 2 e 3 de agosto;
Recife - 31 de agosto e 1º de setembro;
Natal - 21 e 22 de setembro;
Aracaju - 11 e 12 de outubro;
Fortaleza - 16 e 17 de setembro;
Salvador - 7 e 8 de dezembro.
Presente na cerimônia, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), afirmou que a realização do festival envolve o trabalho de 1,4 mil técnicos e artistas.
A cultura vive, infelizmente, muitas vezes no Brasil, de quase nada. E, quando a gente consegue impulsionar, o volume que se precisa de orçamento, de recursos, para garantir o impulsionamento de movimentos de cultura popular, que geram empregos e renda e falam sobre a nossa identidade cultural, abraçando também o turismo, essa é a forma mais rápida que a gente consegue de fazer a renda e o emprego do nosso povo poder crescer, declarou a governadora.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu