Esporte

Primeiro desafio do Coritiba na Série B, Ponte é antiga conhecida de Guto; veja ligação

globoesporte.com - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

18/04/2024 por Redação

Atual treinador do Verdão é o 11º que mais comandou a Macaca (em duas passagens) na história Adversário do Coritiba na primeira rodada da Série B do Brasileiro, a Ponte Preta está marcada na trajetória de Guto Ferreira. A Macaca, por exemplo, o atual treinador do Coxa deslanchou no cenário nacional e conquistou o seu primeiro dos quatro acessos: em 2014, quando terminou a Segundona como vice-campeão.
Coritiba tem dois novos reforços para Série B
🗞️ Leia mais notícias sobre o Coritiba
✅ Clique aqui e siga o canal ge Coritiba no WhatsApp
Guto Ferreira chegou à Ponte para a primeira passagem no fim de 2012, após trabalho no Mogi Mirim, com a missão de substituir Gilson Kleina, contratado pelo Palmeiras. Cumpriu o foco inicial de permanecer no Brasileirão e começou 2013 em alta, com 13 partidas de invencibilidade no Paulistão, quebrando uma marca que durava desde 1981.
Foi demitido durante o Brasileirão daquele ano e voltou na temporada seguinte para fazer história pela Macaca e conquistar o acesso à elite nacional com direito a uma arrancada de (também!) 13 partidas seguidas sem derrota. Por pouco ainda não subiu como campeão da Série B - o empate com o Náutico por 1 a 1, perdendo gol aos 47 minutos do segundo tempo (com Adrianinho), impediu o título.
Guto Ferreira, treinador do Coritiba
Gabriel Thá / Coritiba
Guto ainda chegou a levar a Ponte à liderança do Brasileirão de 2015 nas primeiras rodadas, mas não resistiu até o fim da campanha. São 107 partidas ao todo no comando da Macaca, com 51 vitórias, 28 empates e 28 derrotas. É o 11º técnico que mais comandou a Ponte na história.
— O Guto deixou saudade no Majestoso, tanto que, desde que saiu, por várias vezes teve o nome lembrado nas trocas de comando. Talvez hoje as partes estejam em estágios diferentes, mas sem dúvida é um nome que o torcedor da Ponte gostaria de ver novamente à frente do clube. Trata-se de um profissional estudioso e que respeita muito a instituição que defende — diz Heitor Esmeriz, que acompanhou a trajetória de Guto na Macaca como setorista do time no ge.globo.
Números de Guto Ferreira na Ponte Preta:
11º treinador com mais jogos
107 jogos
51 vitórias
28 empates
28 derrotas
56,38% de aproveitamento
Guto Ferreira, então técnico da Ponte Preta
Fábio Leoni / PontePress
Aos 58 anos, o paulista de Piracicaba tem no currículo quatro acessos por clubes diferentes: além da Ponte Preta (2014), Guto Ferreira também esteve à frente nos trabalhos de Bahia (2016), Internacional (2017) e Sport (2019). Agora, a missão no Coxa é ampliar esse número.
O reencontro entre Guto Ferreira e Ponte Preta será no domingo, às 18h (de Brasília), no Moisés Lucarelli, em Campinas. O primeiro jogo do Verdão como mandante será na segunda rodada da Série B, no dia 28 (domingo), às 15h45 (de Brasília), contra o Brusque. O ge transmite os dois confrontos em Tempo Real.
Mais notícias do esporte paranaense em ge.globo/pr

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu