Esporte

Botafogo-PB e Treze apostam em reformulações mirando o Campeonato Brasileiro

globoesporte.com - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

17/04/2024 por Redação

Clubes não empolgaram seu torcedor no primeiro semestre do ano, mas o Belo teve mais motivos para comemorar que o Galo. Ambos fizeram várias mudanças nos elencos para disputar o Brasileiro A avaliação tanto na cúpula do Botafogo-PB quanto na do Treze foi idêntica após o fim do Campeonato Paraibano: os elencos precisam de reformulações caso queiram disputar o acesso no Campeonato o Brasileiro. As duas diretorias alvinegras entendem que precisam reforçar os respectivos elencos para subir de divisão na Série D, no caso do Galo, e na C, no caso do Belo.
+ CLIQUE AQUI para receber as notícias do Belo em primeira mão, pelo WhatsApp
+ CLIQUE AQUI para receber as notícias do Galo em primeira mão, pelo WhatsApp
Os dois clubes se enfrentaram no Paraibano; o Treze fez uma das suas melhores partidas no ano e bateu o Botafogo-PB no Almeidão
Cristiano Santos/Botafogo-PB
O Botafogo-PB já anunciou seis reforços para as disputas da Série C do Campeonato Brasileiro. Todos após a perda do título para o Sousa, dentro de casa, na decisão do Campeonato Paraibano. Chegaram os atacantes Will Viana e Joãozinho, o zagueiro Lucas Balardin, além dos volantes Lucas Gonçalves, Edmundo e Gama.
Mais jogadores devem chegar ao clube durante a Série C. Tecnicamente, o Botafogo-PB se mostrou um pouco desequilibrado no primeiro semestre. O time que se organizou melhor defensivamente do que ofensivamente. Na fase ofensiva, em geral, foi pouco produtivo.
Ainda assim, conseguiu alcançar objetivos importantes, como avançar primeiro para a fase de grupos da Copa do Nordeste e depois para o mata-mata do torneio, arrecadando R$ 2.522.705 de cotas da competição. Receita que poderia não ter entrado em caso de eliminação na fase preliminar.
Edmundo trocou o Treze pelo Botafogo-PB
Reprodução/Redes sociais
Além disso, o Belo chegou à decisão do Campeonato Paraibano, mesmo após a turbulência após a demissão de Cristian de Souza, que só tinha uma derrota em 11 jogos. Embora tenha frustrado seu torcedor que encheu o Almeidão na final contra o Sousa, perdendo o título em casa, o clube conseguiu o objetivo de voltar à Copa do Brasil, no ano que vem.
A derrota resultou na queda de Moacir Júnior. Para a Série C, o Botafogo-PB aposta em mudança também no comando técnico e já contratou o velho conhecido Evaristo Piza para comandar a equipe.
+ Piza é apresentado no Botafogo-PB e esclarece episódio com Fausto no Manaus: Me precipitei
Já no Treze a reformulação é maior, assim como foi maior os problemas no primeiro semestre. Se por um lado, o Botafogo-PB, mesmo sem empolgar em campo até aqui na temporada, conseguiu alguns objetivos, o Galo só conseguiu um e falhou em vários outros. A boa notícia do ano foi que com a terceira colocação no geral no estadual, o Galo se garantiu na Série D do ano que vem caso não suba este ano para a Série C.
Mas nas outras frentes, o Treze não conseguiu bons resultados. O time comandado por William De Mattia também apresentou desequilíbrio no primeiro semestre. Se tinha alguma inspiração com a bola em alguns jogos, foi um time que perdeu muitas oportunidades de gol em jogos importantes e que sofria demais lá atrás, sendo facilmente atacado pelos adversários de melhor nível técnico.
Yamada posa com a camisa do Treze em sua volta ao clube
Daniel Vieira/Treze
O Treze, em casa, fez um grande primeiro tempo contra o ABC, pela Copa do Brasil, e perdeu a chance de ficar próximo da classificação. Voltou mal na segunda etapa e viu o Mais Querido empatar, eliminando o Galo em pleno Amigão. Na Copa do Nordeste, o time perdeu pontos preciosos com um perfil de jogo semelhante.
Sendo melhor em uma parte do jogo e sendo inferior depois. Com jogos desequilibrados, o Treze abdicou da Copa do Nordeste na reta final para focar no Campeonato Paraibano, e não veio nenhuma coisa nem outra. No estadual, o clube acabou sendo eliminado pelo Sousa, que segurou a pressão um tanto desorganizada do Treze no jogo de volta da semifinal em Campina Grande.
+ Waguinho Dias é apresentado no Treze e promete elenco mais experiente para a Série D
Nessa esteira, o Treze resolveu fazer uma reformulação profunda. Demitiu William De Mattia e anunciou o treinador Waguinho Dias. Deu adeus também a 14 jogadores, alguns que o clube não quis renovar e outros que receberam outras propostas. Foram embora o goleiro Nayan, os laterais Guilherme e Rubens, os zagueiros Luis Fernando e Pedrão, os volantes Matheus e Edmundo, o meia Rickelme e os atacantes Will Viana, Di María, Vitão, Lucas Mineiro, Xandy e Jonatha.
Waguinho Dias é o novo técnico do Treze
Reprodução/TV Paraíba
Até aqui, anunciou quatro reforços para a Série D do Campeonato Brasileiro. O principal deles, o meia Yamada, eleito craque do Campeonato Paraibano do ano passado pelos profissionais da Rede Paraíba. Além dele, reforçam o novo Galo, o atacante Tiago Alagoano, o volante Marquinhos, e o zagueiro Arthur Lourenço.
Leia mais notícias do esporte paraibano no ge.globo.com/pb

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu