Geral

‘Era puro, prestativo e gostava de ajudar o próximo’, diz namorada de militar que morreu afogado ao salvá-la em rio

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

15/04/2024 por Redação

Rodrigo Rian Silva de Morais, de 20 anos, morreu ao salvar a namorada de um afogamento no rio Piracuama, em Pindamonhangaba, no interior de SP. Stefany Simões ao lado do namorado Rodrigo, que faleceu em Pindamonhangaba.
Arquivo pessoal
“Puro, prestativo e gostava de ajudar o próximo”. É assim a namorada de Rodrigo Rian Silva de Morais descreve o companheiro, de 20 anos, que morreu neste domingo (14), afogado em um rio em Pindamonhangaba (SP). O jovem era militar e faleceu após salvar a namorada de um afogamento.
Stefany Simões, de 20 anos, conta que estava com o namorado e mais um casal de amigos no rio, quando o incidente aconteceu.
“A gente entrou no rio para nadar, era umas 15h40. Entrou todo mundo junto, mas eu e a outra menina ‘perdemos’ o pé dentro do rio. A gente começou a afundar. Eu comecei a gritar para eles ajudarem a gente ou chamar alguém”, lembra.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Segundo Stefany, assim que perceberam que elas estavam se afogando, os rapazes tentaram salvá-las. Rodrigo foi ajudar Stefany, enquanto o outro rapaz foi ajudar a própria namorada.
“Ele veio para trás de mim e começou a me empurrar. Ele falava para eu nadar cachorrinho, para eu respirar e me empurrava, até que ele abaixou, pegou meu calcanhar e me empurrou para eu poder pegar impulso, porque tinha um redemoinho atrás da gente que estava me puxando”, conta.
Rodrigo Rian Silva de Morais morreu afogado ao salvar namorada em rio de Pindamonhangaba.
Arquivo pessoal
Ainda segundo Stefany, o outro rapaz conseguiu salvar a namorada e estendeu a mão para ajudar Stefany a sair da água. Nesse momento, Rodrigo desapareceu na água e se afogou.
“O outro menino conseguiu tirar a menina de dentro do rio, então eu comecei a pedir ajuda para ele, para me ajudar também. Ele conseguiu estender a mão para mim, eu segurei nas pontas dos dedos dele e nesse momento ele (Rodrigo) não estava mais atrás de mim. Ele já tinha afundado”, disse.
O grupo tentou procurar por Rodrigo, mas eles não localizaram o rapaz na água e também não encontraram movimento no rio que indicasse para qual lado ele teria ido. Eles ligaram para o resgate e tentaram ajuda no local.
“Foram segundos, mas o tempo que a gente ficou na água, parece que foram horas. Foi desesperador, eu não conseguia sair do lugar e cada vez eu entrava mais fundo, mais fundo e não conseguia subir”, relembra.
As equipes de resgate chegaram no local e conseguiram tirar Rodrigo da água após cerca de 1h30 do incidente. Ele não sobreviveu ao afogamento e foi encontrado morto.
“No momento ainda estou em choque, eu sei que eu perdi ele, mas ainda estou em choque, não caiu a ficha. Parece que ele vai voltar a qualquer momento”, lamentou.
Rodrigo Rian Silva de Morais morreu afogado ao salvar namorada em rio de Pindamonhangaba.
Arquivo pessoal
De luto, a Stefany se emocionou ao falar sobre o namorado. Segundo a jovem, Rodrigo era uma pessoa prestativa e que sempre gostava de ajudar o próximo. Ela acredita que ele teria feito o mesmo por qualquer pessoa.
“Por ele ser militar, sempre tem incentivo de salvar vidas, mas também já era uma coisa do Rodrigo, sabe? Já era dele ajudar o próximo, então acho que se fosse qualquer outra pessoa ali, ele teria ajudado. Se fosse uma criança, alguém que ele não conhecia, ele teria ajudado de qualquer forma”, afirmou emocionada.
“O Rodrigo sempre foi muito puro, sabe? Ele nunca teve a maldade do mundo. Ele sempre foi um menino muito incrível e brilhante. Acho que todo mundo que conhece ele, sabe disso, ele não tinha maldade. Ele sempre foi prestativo para todas as pessoas que ele estava por perto”, contou.
Rodrigo está sendo velado no Memorial Sagrada Família em Taubaté. A partir das 14h ele deve ser sepultado no cemitério municipal.
Rio Piracuama, em Pindamonhangaba
Divulgação/Prefeitura de Pindamonhangaba
Afogamento
Um militar de 20 anos morreu afogado ao salvar a namorada que estava se afogando no Rio Piracuama, em Pindamonhangaba (SP), na tarde deste domingo (14).
O homem foi identificado como Rodrigo Rian Silva de Morais. Segundo o boletim de ocorrência, ele conseguiu salvar a jovem, que também tem 20 anos, mas ele acabou se afogando durante o resgate e morreu.
O caso aconteceu por volta das 16h30 deste domingo, em um balneário do rio, localizado na altura da rodovia Doutor Caio Gomes Figueiredo.
Ainda segundo informações do boletim de ocorrência, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionados para o local.
Os bombeiros conseguiram encontrar o corpo do jovem no rio e confirmaram a morte no local. O corpo foi removido por uma funerária para o Instituto Médico Legal (IML), onde foram realizados exames necroscópicos.
Leia mais notícias do Vale do Paraíba e região
Rodrigo Rian era cabo do Comando de Aviação do Exército (CAvEx), que lamentou o caso e disse que está prestando todo o apoio necessário aos familiares do militar.
O CAvEx informou ainda que as autoridades competentes vão investigar o caso para esclarecer os detalhes do incidente. O caso foi registrado como morte suspeita.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu