Geral

IFMS entra em greve e aulas são paralisadas; veja situações nos campi, UFMS e UFGD

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

15/04/2024 por Redação

Apenas aulas do curso superior de Engenharia Mecânica são realizadas no campus do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), em Campo Grande. Professores e técnicos-administrativos aderiram à greve. Salas de aulas estão vazias.
Divulgação/IFMS
Os técnicos-administrativos e professores da maioria dos campi do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) aderiram à greve. A situação da paralisação das atividades educacionais é revista desde o início deste mês em cada um dos campus.
De acordo com o sindicato da categoria, dentre as principais reivindicações estão recomposição salarial, reestruturação da carreira, reorganização orçamentária das instituições federais de educação.
Veja abaixo como está a situação de cada um dos campi do IFMS:
Campo Grande: No período de 15 a 19 de abril seguem suspensas as aulas de todos os cursos. Apenas as atividades do Curso Superior de Engenharia Mecânica estão mantidas na capital;
Aquidauana: Todas as aulas estão suspensas no campus;
Corumbá: Estão suspensas as atividades de aulas e administrativas, exceto as relacionadas à assistência estudantil;
Coxim: As atividades de ensino, pesquisa e extensão dos docentes que optaram por não aderir ao movimento grevista estão mantidas e os horários de aulas;
Dourados: As aulas do campus estão suspensas temporariamente desde o dia 3 de abril. Já as do superior de Tecnologia em Jogos Digitais, especificamente, são organizadas pelo coordenador do curso. As aulas de idiomas retornaram;
Jardim: Aulas e atividades administrativas estão suspensas;
Naviraí: Aulas estão totalmente suspensas entre 15 e 19 de abril;
Nova Andradina: Estão mantidas as aulas ministradas por docentes que não aderirem à greve. Também continuam sendo executadas as atividades de projetos vinculados aos editais de ensino, pesquisa e extensão. Especificamente, estão suspensas as aulas do curso técnico em Informática, a partir de 15 de abril, por tempo indeterminado;
Ponta Porã: Aulas e atendimento administrativos suspensos desde 3 de abril;
Três Lagoas: Aulas e atendimento administrativos suspensos.
Para ver o contato de cada um dos campi e saber sobre a situação pontual, clique aqui.
Outras instituições federais
UFMS: Em nota, a assessoria de imprensa da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) informou que as aulas ocorrem normalmente em todos os campi da instituição no estado.
UFGD: Na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), técnicos-administrativos estão em greve desde 18 de março deste ano. Entretanto, docentes não aderiram ao movimento e as aulas ocorrem normalmente e os alunos não foram afetados pela paralização, segundo nota da instituição.
Motivos da greve e posição do MEC
A mobilização é nacional e tem reivindicações dirigidas ao Governo Federal para melhorias nas carreiras docente e técnico-administrativa da área de educação. As principais reivindicações dos servidores são a reestruturação das carreiras e a recomposição salarial.
A reivindicação é para 22,71% de reajuste, dividido em três parcelas iguais em 2024, 2025 e 2026. Já o governo federal propõe reajuste zero para este ano, e dois reajustes de 4,5% em 2025 e 2026. Outras exigências feitas pelos docentes é a equiparação dos benefícios e auxílios oferecidos ao Legislativo e Judiciário.
O Ministério da Educação (MEC) disse que está se esforçando para buscar alternativas de valorização dos servidores da educação, atento ao diálogo franco e respeitoso com as categorias.
Na quinta-feira (11) uma reunião com a Mesa Setorial de Negociação Permanente no âmbito do MEC (MSNP-MEC), foi realizada para negociações com a participação de cinco entidades sindicais.
No ano passado, o governo federal promoveu reajuste de 9% para todos os servidores. Equipes da pasta vêm participando da mesa nacional de negociação e das mesas específicas de técnicos e docentes instituídas pelo MGI, e da mesa setorial que trata de condições de trabalho.
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul:

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu