Esporte

Macron afirma que França tem plano de transferir abertura das Olimpíadas em caso de terrorismo

globoesporte.com - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

15/04/2024 por Redação

Presidente francês diz que país está confiante quanto a realização de uma grande cerimônia para os Jogos Olímpicos em julho: temos plano B e plano C O presidente francês, Emmanuel Macron, afirmou que o país tem planos de transferir a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos em caso de terrorismo. Em entrevista ao vivo a uma emissora francesa nesta segunda-feira, Macron disse que está confiante que a França terá uma cerimônia muito grande em julho, apesar das preocupações em meio ao risco de terrorismo. Originalmente, o evento será realizado no Rio Sena. Segundo Macron, caso hajam ameaças terroristas, a celebração será deslocada para o Trocadéro ou para o Stade de France.
+ Novo uniforme para as Olimpíadas causa polêmica e é acusado de sexismo
+ Siga o canal de esportes olímpicos do ge no WhatsApp!
O presidente francês Emmanuel Macron discursa durante evento dos 500 dias para as Olimpíadas de Paris 2024h 14, 2023.
Ludovic Marin/REUTERS
— Temos cenários de recurso. Temos plano B e plano C. Para dizer a verdade, temos a opção de realizar uma cerimônia que seria limitada ao Trocadéro, mas que também poderia ser transferida para o Stade de France —afirmou.
A cerimônia de abertura de Paris 2024 está marcada para o dia 26 de julho, na região do Rio Sena. Os Jogos Olímpicos acontecem entre os dias 26 e 11 de agosto. Durante a entrevista, Macron ainda falou que o governo francês pretende mostrar a face mais bonita da França e que deseja que a cerimônia seja o mais bem sucedida possível.
Anteriormente, Macron já havia dito que não descarta a possibilidade de a Rússia tentar atacar o país durante os Jogos. Há duas semanas, o presidente também pediu um cessar-fogo ao país durante o evento esportivo. Macron também não excluiu a chance de as tropas europeias irem à Ucrânia, embora tenha esclarecido que França não tem intenção de incitar o confronto.
— É uma estreia mundial. Podemos fazê-lo e vamos fazê-lo. Demos a nós próprios os meios para o fazer. Sim, vale a pena o esforço. O nosso país foi atingido pelo terrorismo e o que os terroristas querem é impedir-nos de sonhar. Estamos a organizar-nos, estamos a resistir. Não há lugar para ingenuidade, nenhuma, e vamos dotar-nos dos meios necessários para realizar uma grande cerimônia de abertura, bem como as cerimônias de encerramento e de abertura dos Jogos Paralímpicos. O perímetro de segurança será muito amplo, o tráfego será restringido e tudo será isolado uma semana antes. Será criado um sistema de venda de bilhetes para as plataformas superior e inferior. As forças da ordem serão mobilizadas a um nível excecional — explicou Macron.
Termômetro do Ça Va comenta vagas olímpicas conquistadas pelo Brasil

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu