Geral

Eleições 2024: veja quem são os pré-candidatos à Prefeitura de São Caetano do Sul

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

14/04/2024 por Redação

De acordo com a Lei Eleitoral, os nomes ainda devem ser confirmados nas convenções partidárias, que serão realizadas entre 20 de julho e 5 de agosto. Os três pré-candidatos à prefeitura de São Caetano do Sul em 2024 já confirmados pelos respectivos partidos
Montagem/g1/Reprodução
O primeiro turno da eleição para prefeito de São Caetano do Sul está marcado para 6 de outubro, mas as negociações por alianças e o lançamento de pré-candidaturas estão intensos no município da Grande São Paulo.
Até o momento, a corrida eleitoral para o cargo de prefeito tem três pré-candidatos confirmados pelos partidos: o vereador Tite Campanella (PL), a covereadora Bruna Biondi (PSOL) e o sindicalista Jair Meneguelli (PT).
Clique aqui para se inscrever no canal do g1 SP no WhatsApp
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), candidatas e candidatos devem ser escolhidos nas convenções partidárias, que serão realizadas entre 20 de julho e 5 de agosto.
A eleição em São Caetano ocorrerá em um turno, pois a cidade tem 165.655 habitantes, segundo o último censo do IBGE de 2020. Somente municípios com mais de 200 mil habitantes podem ter segundo turno.
Confira, abaixo, quem são os cinco pré-candidatos já confirmados pelos partidos em 2024:
Tite Campanella (PL)
Tite Campanella candidato à Prefeitura de São Caetano pelo PL
Reprodução/Redes Sociais
Mais conhecido como Tite, o empresário Anacletto Campanella Junior, de 61 anos, está em seu terceiro mandato na Câmara Municipal, onde foi presidente no biênio 2021/2022. Recentemente, Campanella deixou o Cidadania e se filiou ao Partido Liberal (PL).
O empresário também foi prefeito interino em São Caetano de 1º de janeiro a 22 de dezembro de 2021, pois o candidato José Auricchio Junior, reeleito com 45% dos votos, foi enquadrado na Lei da Ficha Limpa e impedido de assumir.
Em suas rede sociais, Tite afirma que recebeu apoio do governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos) e do atual prefeito de São Caetano, Auricchio.
Bruna Biondi (PSOL)
Bruna Biondi candidata à Prefeitura de São Caetano do Sul
Reprodução/Câmara Municipal de São Caetano do Sul
Aos 21 anos, nas eleições de 2020, Bruna Chamas Biondi foi eleita para o seu primeiro cargo no Poder Legislativo como covereadora do mandato coletivo das Mulheres por + Direitos. A candidatura do PSOL, formada por três parlamentares, foi a terceira mais votada, com 2.101 votos.
Bruna é estudante de Gestão de Políticas Públicas na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Ativista do movimento feminista e da juventude, ela ainda ocupou o Conselho Municipal de Políticas Culturais de São Caetano do Sul e do Conselho de Proteção e Defesa da Mulher.
Jair Meneguelli (PT)
Jair Meneguelli candidato à Prefeitura de São Caetano pelo PT
Reprodução/Redes Sociais
Jair Antonio Meneguelli, de 76 anos, participou da fundação do Partido dos Trabalhadores (PT) e da Central Única dos Trabalhadores (CUT).
Entre os anos de 1981 e 1987, Meneguelli foi presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. Já em 1995, elegeu-se a deputado federal pelo PT em São Paulo e foi reeleito em 1999.
Em 2000, o petista entrou na disputa para o cargo de prefeito em São Caetano, mas não se elegeu. O vitorioso foi o candidato do PTB, Luiz Olinto Tortorello, que recebeu 78,21% dos votos.

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu