Esporte

De polêmica com Textor a novo elenco: Botafogo inicia Brasileiro após fracasso em 2023

globoesporte.com - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

14/04/2024 por Redação

Alvinegro inicia nova caminhada na competição neste domingo, contra o Cruzeiro O Botafogo inicia a campanha no Brasileirão às 17h deste domingo contra o Cruzeiro, no Mineirão. A competição traz um turbilhão de emoções recentes aos torcedores: no ano passado, o Alvinegro chegou a ter uma vantagem de 13 pontos na liderança na virada do returno, mas fez campanha de Z-4 na segunda metade do torneio e terminou em 5º.
Botafogo estreia no Brasileirão com a defesa questionada
+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp
Torneio novo, vida nova? Apenas o campo vai dizer, mas a verdade é que o clube carioca se mexeu - dentro e fora de campo - desde o fim do traumático Brasileirão.
Mudanças no elenco
Contratações e saídas são naturais em qualquer time na virada de temporada, mas com o Botafogo o processo pareceu mais intenso. Alguns jogadores, como Victor Cuesta, que foi para o Bahia, ficaram desgastados com a torcida. Outros atletas passaram pelo mesmo mas não saíram e estão em processo de volta por cima com as arquibancadas - Marçal e Marlon Freitas se encaixam nisto.
Ao todo, 12 jogadores foram contratados nesta primeira janela. Mais dois atletas, o volante Allan e o atacante Igor Jesus, têm pré-contrato firmado e chegarão no meio do ano.
São 18 saídas, contando movimentos permanentes e empréstimos, mas a tendência é que este número aumente. Alessandro Brito, head scout do clube, afirmou que busca negócios para aumentar a minutagem de jovens jogadores que não têm espaço no time titular.
Leia mais sobre o Botafogo:
+ Rafael, do Botafogo, tem fratura na patela e aparece em foto com joelho imobilizado
+ Tiquinho volta ao palco de lesão em busca de reencontrar protagonismo no Botafogo
- A janela está fechada, mas atualmente existe uma nova janela, de atletas que atuaram no Estadual, podemos fazer possíveis transferências. Estamos atentos a isso, até para poder enxugar nosso elenco e dar minutagem a alguns atletas, que entendemos que têm que continuar sua performance. Vamos usar essa janela brasileira para isso - afirmou em entrevista à BotafogoTV.
Chegadas
Goleiros: Raul Steffens e John Victor;
Zagueiros: Pablo, Lucas Halter e Alexander Barboza;
Lateral: Damián Suárez;
Meio-campistas: Gregore e Óscar Romero;
Atacantes: Jeffinho, Luiz Henrique, Emerson Urso e Savarino.
Saídas
Goleiro: Lucas Perri, João Fernando* e Igo Gabriel*;
Zagueiros: Adryelson, Victor Cuesta, Sampaio* e Sousa*;
Laterais: Di Plácido e JP Galvão*;
Meio-campistas: Lucas Fernandes, Gabriel Pires e Kayque*;
Atacantes: Segovinha*, Valentín Adamo*, Luis Henrique, Diego Costa, Carlos Alberto* e Victor Sá.
*Emprestados para outras equipes
Botafogo na Libertadores contra o Bragantino
Vitor Silva/Botafogo
Polêmicas com Textor
Os resultados do Brasileirão de 2023 fizeram que John Textor, dono da SAF do Botafogo, se envolvesse em uma série de polêmicas. Após a derrota por 4 a 3 para o Palmeiras, no dia 1 de novembro, o norte-americano, alegando que a expulsão de Adryelson teria sido incorreta, falou que a partida foi roubo.
- O mundo todo viu, isso não é cartão vermelho. Ele (Adryelson) pegou a bola primeiro. Não tenho certeza nem se foi falta. Mas não é cartão vermelho, ele mudou o jogo. Isso é corrupção, isso é roubo. Por favor, me multa, Ednaldo, mas você precisa renunciar amanhã de manhã. É isso que precisa acontecer. Esse campeonato se tornou uma piada. Ninguém merece isso, esses jogadores do Palmeiras não querem ganhar desse jeito, nós não queremos perder desse jeito. São cinco jogos seguidos. Senhores, vocês jogaram um bom jogo, não é culpa de vocês, mas isso é corrupção.
Isso abriu um portal para outros acontecimentos que viriam depois. Depois disso, o empresário preparou relatórios de análises de partidas e afirmou que há manipulação de partidas no futebol brasileiro, afirmando que as últimas duas edições do Brasileiro foram manipuladas. Ele envolveu Palmeiras e jogadores do São Paulo na história.
Na última sexta-feira, o norte-americano enviou documentos sobre a suposta manipulação de resultados à Polícia Civil, que investiga o caso em sigilo.
Saída de Mazzuco
Não foi apenas o elenco que conviveu com saídas. O Botafogo teve uma mudança significativa nos bastidores: André Mazzuco, que ocupava o cargo de diretor de futebol desde o início da Era-SAF, aceitou uma proposta do Athletico-PR para ficar mais próximo da família.
O executivo tinha a confiança do elenco e se reunia diariamente com Textor para passar novidades sobre o clube. Até agora, o Alvinegro não contratou um novo profissional para o lugar: Alessandro Brito, head scout, e Augusto Oliveira, gerente de futebol, estão se adaptando para preencher este buraco.
Artur Jorge é apresentado no Botafogo
Vitor Silva/Botafogo
+ Leia mais notícias do Botafogo
Novos comandos
O Botafogo está no terceiro treinador desde o fim do Brasileirão 2023. Tiago Nunes iniciou a temporada, foi demitido após resultados irregulares e viu o auxiliar permanente Fábio Matias ter um impacto imediato no comando interino da equipe. Em 40 dias, o paulista classificou a equipe para a fase de grupos da Conmebol Libertadores e foi superado apenas uma vez.
A bola da vez é Artur Jorge. O português, que passou praticamente a vida inteira no Braga, foi a escolha pessoal de John Textor para o cargo.
Em pouco mais de uma semana no clube, Artur tem treinado o time com a formação base no 4-4-2 - os dois antecessores atuavam no 4-2-3-1 -, e tem uma mentalidade ofensiva.
Libertadores
A participação na competição mais importante do continente é a principal novidade do Botafogo em 2024. O Alvinegro retornou ao torneio após sete anos justamente pela 5ª colocação no Brasileiro do ano passado.
O time passou por Aurora, da Bolívia, e RB Bragantino na fase preliminar. Com foco em se garantir na fase de grupos, o clube, pelo segundo ano seguido, ficou de fora das semifinais do Campeonato Carioca e se contentou com a Taça Rio.
🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧
Assista: tudo sobre o Botafogo no ge, na Globo e no sportv

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu