Geral

RJ terá Dia D de vacinação contra a gripe nesse sábado; capital terá 600 postos

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

12/04/2024 por Redação

A campanha de vacinação acontece nesse sábado (13), das 8h às 17h, em todos os 92 municípios do Rio de Janeiro. Idosos, crianças de 6 meses a 5 anos e 11 meses, gestantes e puérperas estão entre os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. A campanha de vacinação contra a gripe acontece nesse sábado (13), das 8h às 17h
Edu Kapps / SMS
Esse sábado (13) é o Dia D de vacinação contra gripe em todo o estado do Rio de Janeiro. A campanha do Ministério da Saúde, em parceria com as secretarias do estado e dos municípios, vai disponibilizar 2 milhões de doses da vacina. Todas as pessoas a partir de seis meses de idade podem tomar a vacina contra a gripe. A dose aplicada é trivalente, ou seja, protege contra três tipos do vírus da gripe: as variações dos vírus A (H1N1), A (H3N2) e gripe B.
Os postos de vacinação estão abertos das 8h às 17h, em todos os 92 municípios do Rio de Janeiro. Idosos, crianças de 6 meses a 5 anos e 11 meses, gestantes e puérperas estão entre os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.
Crianças de 6 meses a 9 anos de idade, que nunca foram vacinadas, devem tomar duas doses com intervalo de um mês. Já as que se vacinaram em anos anteriores devem tomar uma dose anualmente. As pessoas que forem diagnosticadas com dengue ou por algum outro quadro infeccioso ou febril devem aguardar de 15 a 20 dias para receber o imunizante contra a gripe. Os infectados com Covid-19 precisam esperar 28 dias.
600 postos de vacinação na capital
O Dia D contará com 2.118 pontos de vacinação em todo o estado. Só na capital fluminense, o público poderá se vacinar em 600 locais diferentes.
A população pode tomar a vacina contra a gripe nas 238 unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde) e também em locais estratégicos como praças, associações de moradores, igrejas, shoppings, escolas, entre outros onde haja grande circulação de pessoas.
A lista completa dos postos de vacinação está disponível para consulta no site da Secretaria Municipal de Saúde.
Durante o dia D também será possível atualizar a caderneta de vacinação das crianças, caso haja alguma vacina atrasada. Para isso, os pais deverão levar os pequenos aos pontos fixos das unidades de Atenção Primária.
A atualização das cadernetas de vacinação também poderá ser feita no Centro Carioca de Vacinação, em Botafogo, das 8h às 22h; e no Super Centro Carioca de Vacinação unidade Campo Grande, no ParkShopping Campo Grande, no horário de funcionamento do centro comercial.
Vacina e diversão
Um dos pontos de vacinação da Prefeitura do Rio será montado a partir das 9h na Praça Afonso Pena, na Tijuca, Zona Norte da capital.
A programação especial no local contará com música com a turma de percussão da Casa Bibi Franklin e com a bateria mirim da Acadêmicos do Salgueiro, além de roda de samba e show de Carlos Evanney, cover oficial do Rei Roberto Carlos. Para a criançada, brincadeiras e teatro.
Outra programação especial acontecerá na Quinta da Boa Vista, também na Zona Norte. No local, a tenda de vacinação e ponto de concentração das atividades será em frente ao Museu Nacional, das 9h às 12h, e contará com uma série de atividades, como oficinas de arteterapia, exposições, contação de histórias, produção de histórias em quadrinhos e apresentações culturais.

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu