Geral

Eleições 2024: veja quem são os pré-candidatos a prefeito de João Pessoa

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

12/04/2024 por Redação

Período para os partidos realizarem convenções e decidirem seus candidatos vai de 20 de julho a 5 de agosto. Veja quais são os pré-candidatos já anunciados. Eleições 2024: veja quem são os pré-candidatos a prefeito de João Pessoa
Tiago Ghizoni/NSC
O primeiro turno das eleições municipais de 2024 está marcado para 6 de outubro, mas as negociações por alianças e o lançamento de pré-candidaturas já estão acontecendo. João Pessoa já tem quatro pré-candidatos a prefeito bem definidos.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
De acordo com a Justiça Eleitoral, o período para os partidos realizarem convenções e decidirem seus candidatos vai de 20 de julho a 5 de agosto. O pedido de registro da candidatura deve ser feito até 15 de agosto.
Confira a lista de quem, até aqui, é pré-candidato (em ordem alfabética):
Celso Batista
Celso Batista (PSOL)
Divulgação
O Diretório do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) de João Pessoa definiu Celso Batista como pré-candidato à prefeitura da capital. O nome foi escolhido de forma consensual entre pré-candidaturas apresentadas (na lista estavam Alexandre Soares e Ulisses Barbosa). Celso é Técnico Judiciário, servidor do Tribunal de Justiça da Paraíba, e foi primeiro suplente ao Senado nas eleições 2022. Ele já foi candidato a deputado estadual, em 2014, e candidato a vereador em 2016, em Campina Grande. E, também, já integrou a coordenação de várias campanhas do PSOL no estado.
Cícero Lucena (PP)
Cícero Lucena (PP)
Sérgio Lucena/Secom-JP
O atual prefeito Cícero Lucena (PP) vai tentar a reeleição este ano. Cícero recebeu gestos de apoio de outros partidos que estiveram com ele em 2020, como o Republicanos, Avante, PMB, PRTB, PMN, PTB, PDT, PTC (agora Agir), além do Cidadania, que era o partido do atual vice Léo Bezerra, e de João Azevêdo naquele pleito, agora no PSB.
Ruy Carneiro (Podemos)
Ruy Carneiro (Podemos)
Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Ruy Carneiro (Podemos) já concorreu à prefeitura da capital por duas vezes, em 2004, perdendo para Ricardo Coutinho ainda no 1º turno, e em 2020. Nas Eleições 2020, não foi ao segundo turno contra Cícero Lucena (PP) por uma diferença de 885 votos, em relação ao segundo colocado, Nilvan Ferreira, então no MDB. Para o pleito de 2024, Ruy Carneiro tem o apoio do seu ex-partido, o PSDB, atualmente conduzido pelo ex-deputado Pedro Cunha Lima.
Marcelo Queiroga (PL)
Marcelo Queiroga (PL)
Adriano Machado/Reuters
Outro nome na lista de pré-candidatos a prefeito de João Pessoa é do ex-ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, pelo PL. A indicação passou pela articulação do presidente estadual da legenda, Wellington Roberto. A escolha foi formalizada pelo presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto. Nunca testado nas urnas, o médico paraibano tem investido exatamente em experiências exitosas do partido, como a eleição de Tarcísio de Freitas para o governo de São Paulo, como esperança de sucesso nas urnas.
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu