Geral

Alemanha detém três menores de idade acusados de planejar atentado terrorista

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

12/04/2024 por Redação

Supeitos são duas adolescentes, de 15 e 16 anos, e um jovem de 15 anos. Forças de segurança se preparam para a realização da Eurocopa no país, a partir de junho. Policiais na cidade de Potsdam, Alemanha
Julian Stähle / dpa / AFP
A polícia da Alemanha deteve três menores de idade suspeitos de preparar um atentado terrorista, segundo o Ministério Público de Düsseldorf.
Apesar de o caso ter sido divulgado nesta sexta-feira (12), as detenções ocorreram no feriado da Páscoa, entre 30 e 31 de março.
A Justiça emitiu ordens de detenção contra três jovens, duas adolescentes de 15 e 16 anos e um jovem de 15, procedentes da Renânia do Norte-Westfália, noroeste da Alemanha, suspeitos de planejar um atentado terrorista com motivações islamistas e que admitiram que estavam dispostos para cometer o ataque, afirmou o MP de Düsseldorf.
Devido à idade dos suspeitos, e como a investigação segue em andamento, o órgão não divulgou mais detalhes sobre o tipo de ataque que estava sendo preparado.
Segundo o jornal alemão Bild, os adolescentes pretendiam realizar ataques com facas e coquetéis molotov contra policiais e igrejas, em nome do grupo jihadista Estado Islâmico.
Eles cogitaram obter armas de fogo, afirma o jornal.
Atentado em Moscou
Em uma entrevista ao jornal Süddeutsche Zeitung, concedida pouco depois do atentado ocorrido em Moscou no fim de março, a ministra do Interior, Nancy Faeser, destacou que o perigo do terrorismo islamista continua elevado na Alemanha.
Segundo ela, a maior ameaça islamista na Alemanha procede do Estado Islâmico-Khorasan, um braço do grupo Estado Islâmico que atua no Afeganistão e no Paquistão.
O ataque executado contra a casa de espetáculos Crocus City Hall de Moscou, que deixou 144 mortos, foi reivindicado por este mesmo grupo.
As autoridades alemãs intensificaram a vigilância porque o país será a sede neste ano da Eurocopa, de 14 de junho a 14 de julho.
Nos últimos meses, duas operações da polícia da Alemanha resultaram nas detenções de cinco suspeitos de preparar atentados, supostamente membros desta organização.

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu