Geral

Boa Vista adota dose única da vacina contra HPV

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

11/04/2024 por Redação

Público-alvo da vacina são meninos e meninas de 9 a 14 anos. Imunizante está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com salas de vacina. Novo protocolo do Ministério da Saúde estabelece dose única para vacina contra HPV
Jornal Nacional/ Reprodução
Boa Vista adotou o esquema de dose única para a vacina contra o Papilomavírus Humano, o HPV, micro-organismo responsável pela maior parte dos casos de câncer de colo de útero. A medida, anunciada nesta quinta-feira (11) pela prefeitura da capital, segue orientação do Ministério da Saúde.
O público-alvo da vacina são meninos e meninas de 9 a 14 anos. O objetivo da vacina é “intensificar a proteção contra o câncer de colo do útero e outras complicações associadas ao vírus”, conforme o Ministério da Saúde.
Com a mudança, o ministério ainda recomenda a busca ativa para garantir a vacinação de jovens brasileiros com idade entre 15 e 19 anos, que ainda não tenham nenhuma dose do imunobiológico. De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde, Ana Paula Merval, as vacinas sempre passam por análises científicas e técnicas.
Essa tomada de decisão, ao mudar o esquema vacinal de determinado imunobiológico, ocorre após estudos técnicos e científicos, ou seja, é uma decisão segura, como aconteceu com a Febre Amarela. São análises rotineiras e ficou comprovada a permanência dos anticorpos da vacina no organismo com apenas uma dose, disse.
Antes, eram necessárias duas doses, com um intervalo de 6 meses entre elas, para completar o esquema vacinal. A mudança para dose única segue as recomendações mais recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).
Para garantir a imunização contra o HPV, pais e responsáveis de crianças e adolescentes devem apresentar caderneta de vacina e cartão do SUS ou CPF aos profissionais de saúde de Boa Vista. O público-alvo deve procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com salas de vacina.
Dose única é recomendada pela OMS
A decisão segue uma recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) feita em 2022. Na ocasião, os especialistas revisaram evidências da eficácia de duas ou três doses nos esquemas recomendados e concluíram que uma dose da vacina já oferecia uma proteção significativa contra o HPV.
Segundo a OMS, a adoção do esquema de dose única para a faixa etária de 9 a 20 anos pode auxiliar no aumento da cobertura vacinal, a inclusão de outros públicos prioritários e facilitação da introdução da vacina contra o HPV em programas de imunizações nos países de média e baixa renda. No Brasil, a adesão segue abaixo da meta.
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu