Geral

De olho nas eleições, vereadores de Sorocaba trocam de partido e mudam composição da Câmara; veja como era e como está

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

11/04/2024 por Redação

Progressistas tem 30% da Câmara e sai fortalecido após período da janela partidária, que permite a troca de partidos sem penalidade. PSDB e MDB não têm mais representantes no Legislativo da cidade. Plenário da Câmara de Sorocaba (SP)
Marcel Scinocca/g1
De olho nas eleições municipais deste ano, 40% dos vereadores de Sorocaba (SP) se movimentaram e alteraram a composição partidária da Câmara. A dança das cadeiras no Legislativo ocorre devido ao período de transição de partidos, que se encerrou na última sexta-feira (5) (entenda abaixo).
📱 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
O Republicanos, partido do prefeito Rodrigo Manga, que já tinha a maior bancada em 2020, se fortaleceu com a movimentação e aumentou de cinco para seis cadeiras. Concentrando 30% dos vereadores.
O Agir, antigo Partido Trabalhista Cristão (PTC), que não tinha cadeira na câmara, agora conta com dois vereadores. O União Brasil, fusão entre o Partido Social Liberal (PSL) e o Democratas (DEM) - ex-PFL - tem, agora, duas cadeiras.
O Partido Liberal (PL) dobrou a participação com relação a 2020 e agora tem duas cadeiras. Criado em 2022, o Partido da Renovação Democrática (PRD) tem agora dois vereadores. Trata-se da fusão do do Patriota e do Partido Trabalhista Brasileiro, que não tinham cadeiras em 2020.
Já o Partido Socialista Brasileiro (PSB) e o Partido Social Democrático (PSD), que também não tinham cadeiras em 2020, agora têm um vereador cada.

Debandada
O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), que já chegou a ter três cadeiras na Casa, agora não tem nenhum representante. Assim como o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), que elegeu cinco vereadores em Sorocaba, em 2020, não compõe a Câmara atualmente.
O Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) e o Partido Democrático Trabalhista (PDT), que elegeram um vereador cada, em 2020, também deixaram de ter participação.
O Partido Social Liberal (PSL), Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e o Partido Social Cristão (PSC), que elegeram vereadores em 2020, sofreram fusão com outros partidos, o que explica o fato de eles não terem cadeiras atualmente.
Se mantiveram
O Partido dos Trabalhadores (PT), com duas cadeiras, o Partido do Socialismo e Liberdade (Psol), com uma, e o Podemos, foram as legendas que mantiveram seus números na comparação de 2020, inclusive com os mesmos vereadores.
A pluralidade partidária também foi afetada. Em 2020, logo após as eleições, eram 12 partidos com ao menos uma cadeira na Câmara de Sorocaba. Com toda a movimentação da semana passada, agora são 11.
Dança das cadeiras
A janela partidária está prevista na Lei dos Partidos Políticos (lei 9.096, de 19 de setembro de 1995). Esse período de troca de legenda é aberto em qualquer ano eleitoral, sete meses antes das eleições.
Em 2024, a “janela” começou no dia 7 de março e terminou em 5 de abril. O primeiro turno da votação ocorrerá em 6 de outubro e o segundo está marcado para o dia 27 do mesmo mês.
No calendário eleitoral, 8 de maio é o último dia para o recebimento de solicitações de operações de alistamento, transferência e revisão eleitoral em todas as unidades da Justiça Eleitoral e no serviço de autoatendimento na internet.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu