Esporte

Novo desenho tático? As opções no Coritiba para suprir falta de Robson

globoesporte.com - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

10/04/2024 por Redação

Guto Ferreira tem a missão de achar substituto do artilheiro, que se recupera de cirurgia no joelho Encontrar a opção ideal para suprir a ausência do artilheiro Robson. Essa é uma das missões do técnico Guto Ferreira no trabalho de preparação do Coritiba para a Série B do Brasileiro, que se inicia no próximo dia 19, fora de casa, contra a Ponte Preta.
Coritiba apresenta novo executivo de futebol, William Thomas
🗞️ Leia mais notícias sobre o Coritiba
✅ Clique aqui e siga o canal ge Coritiba no WhatsApp
Robson passou por um procedimento cirúrgico no joelho direito, começou o processo de recuperação com fisioterapia sob supervisão do departamento médico do Coritiba, mas só voltará a jogar em maio. Dessa maneira, ele vai perder os primeiros jogos da Série B.
A ausência de Robson pode trazer um prejuízo enorme para o Coxa. Isso porque, ele é o artilheiro do Verdão em 2024, com 11 gols. Além disso, o atacante ainda deu quatro assistências. Ou seja, participou de metade dos gols marcados pelo Coritiba na temporada.
Vini Paulista, jogador do Coritiba
Gabriel Thá / Coritiba
LEIA MAIS:
+ Coritiba busca elevar média de idade por time mais experiente
+ Zé Vitor, do Maringá, recusa oferta do Coxa e vai para o Athletico
O problema fica ainda maior se olhar para o elenco. No momento, o Coxa não conta com um substituto à altura de Robson à disposição do técnico Guto Ferreira. Por isso, não está descartada uma mudança no desenho tático do time para os primeiros jogos na Série B.
Uma das possibilidades, caso a alteração tática seja realizada, é o volante Vini Paulista deslocado de forma mais avançada pelo setor direito. Dessa forma, ele contaria com o apoio de Natanael pelo corredor, dando mais amplitude de campo e opção de jogadas de profundidade no ataque.
Aliás, Vini Paulista já mostrou ser um jogador de multifunções, algo muito útil para o estilo de jogo do Coritiba de Guto Ferreira. Não à toa, o técnico já o colocou em várias posições no time, como, por exemplo, na lateral direita durante o período de lesão de Natanael.
Figueiredo, Wesley Pomba, David...
Figueiredo em ação pelo Coritiba
Gabriel Thá / Coritiba
Outros jogadores também já foram utilizados por Guto Ferreira no setor de Robson ao longo de 2024, mas nenhum deles conseguiu dar uma dinâmica de jogo semelhante a do artilheiro.
Figueiredo, emprestado pelo Vasco, parece ser uma solução mais próxima de Robson. Ele faz bem o corredor pelo lado direito, mas ainda carece de melhorar a tomada de decisão. Além disso, sofreu com desgaste físico na sequência de jogos.
VEJA TAMBÉM:
+ Coritiba anuncia a contratação do volante Morelli, do Maringá
+ Coxa fortalece ambiente sólido e tenta criar confiança para Série B
Outros dois que surgem como alternativas também são jovens. Wesley Pomba já balançou a rede pelo Coxa em 2024, mas está longe de ser a solução imediata para a ausência de Robson. O mesmo se aplica a David, contratado em definitivo junto ao Fortaleza e que não deslanchou.
Alef Manga segue fora de ação
O elenco do Coritiba até tem um nome que possa ser opção para a vaga de Robson. Trata-se de Alef Manga, mas no momento o atacante segue suspenso pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por envolvimento no esquema de manipulação no futebol.
Alef Manga, atacante do Coritiba
Daniel Piva
Manga foi suspenso por 360 dias, em agosto de 2023, por ter recebido cartão amarelo no jogo contra o América-MG, em 2022. A pena começou a ser cumprida logo após o julgamento pelo Pleno no dia 9 de agosto do ano passado. Existia a possibilidade de conversão, o que o deixaria apto para jogar já em abril, mas isso não ocorreu.
Até por conta da possibilidade de volta antecipada, o Coritiba, no início de março, definiu o retorno de Alef Manga aos treinos nas dependências do clube. Desde então, ele realiza atividades no CT da Graciosa em turno inverso ao do restante do elenco.
Dessa maneira, assim que o STJD permitisse a volta de Alef Manga ao futebol profissional, o atacante estaria em um nível de força e ritmo parecido aos demais jogadores do elenco. Sem ele, a missão de Guto Ferreira, de encontrar um substituto à altura de Robson, permanece.
Mais notícias do esporte paranaense em ge.globo/pr

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu