Geral

Mosquito-pólvora: governo do RS envia fiscais para investigar proliferação do inseto

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

09/04/2024 por Redação

Inseto que se reproduz em plantações de bananas preocupa moradores do Litoral Norte. Mosquito-pólvora do pé de homem no RS
Reprodução/RBS TV
O governo do Rio Grande do Sul informou, nesta terça-feira (9), que enviou fiscais para monitorar a proliferação do mosquito-pólvora no estado. Ao menos 13 municípios, a maioria no Litoral Norte, registram a presença do inseto, que preocupa a população.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) está com cinco fiscais estaduais agropecuários na região, destacados para atuar na investigação das notificações de maruins (outro nome dado ao mosquito) e no combate a esses insetos em áreas de cultivo de bananeiras.
Mosquito-pólvora: conheça o inseto
Em uma reunião com representantes da Secretaria da Saúde (SES), o diretor do Departamento de Defesa Vegetal da Seapi, Ricardo Felicetti, também disse que, para frear o avanço populacional do mosquito, elaborou uma série de orientações com relação ao manejo das plantações de banana, que é um dos locais de reprodução do mosquito. Ele diz que as medidas devem ser coordenadas pelas prefeituras das localidades.
O representante disse ainda que a o aumento populacional ainda está sendo investigado pela secretaria. Fatores como a presença do El Niño, temperaturas altas, umidade e ambientes irregulares nas plantações podem favorecer a proliferação. Ambas as secretarias devem produzir uma nota técnica sobre o assunto após as vistorias.
Mosquito-pólvora: desequilíbrio ambiental está entre as hipóteses de proliferação
O inseto
Fiscal mostra locais onde há larvas do mosquito-pólvora em bananais
RBSTV/Reprodução
O mosquito-pólvora, conhecido pelo tamanho pequeno e pela coloração preta, alerta residentes do Litoral Norte do estado. O inseto deixa manchas vermelhas no local da picada e pode causar febre oropouche, se infectado.
Entre os sintomas estão dor muscular, dor de cabeça, dor nas articulares, diarreia e náusea. Até o momento, as secretarias não divulgaram registros da doença.
Além dos fatores argumentados na reunião para a proliferação da doença, uma das hipóteses é também o desequilíbrio ambiental.
Até o momento, 13 municípios têm registros de proliferação. São eles: Dom Pedro de Alcântara, Osório, Maquiné, Terra de Areia, Três Forquilhas, Três Cachoeiras, Torres, Morrinhos do Sul, Itati, Caraá, Arroio do Sal, Pelotas e Taquara.
Mapa das cidades com proliferação do mosquito-pólvora
Reprodução/RBS TV

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu