Geral

No AC, ministros Simone Tebet e Silvio Costa Filho apresentam projeto de rotas para o Pacífico e reforma da BR-364

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

09/04/2024 por Redação

Fronteira não é sinônimo de problemas, diz ministra do Planejamento. Governador do Acre apresentou plano de emergência para eventos climáticos extremos Simone Tebet disse que trecho da BR-364 deve começar a ser reformado em 2024
Victor Lebre/g1
Durante agenda em Rio Branco, nesta terça-feira (9), a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, anunciou que o governo deve iniciar ainda esse ano a recuperação de um trecho de 200 km da BR-364.
Segundo a ministra, a obra, que não estava prevista no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), entrou no planejamento do governo federal após um pedido da bancada federal e do governador do Acre, Gladson Cameli.
Tebet e o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho,estiveram no Acre participando de um evento para debater e apresentar o projeto das cinco rotas de integração sul-americanas.
O foco do evento acabou sendo o quadrante Rondon, que beneficia diretamente o Acre através do corredor interoceânico que leva aos portos do Peru e consequentemente o Oceano Pacífico.
O objetivo do projeto é fortalecer o comércio do Brasil com os demais países sul-americanos e reduzir tempo e custos nas transações comerciais com países da Ásia.
A fronteira não é sinônimo de problemas, é verdade que temos nossos problemas, é verdade que temos que combater os crimes fronteiriços, nós temos os problemas aqui que são só nossos, inclusive de imigração, mas a fronteira é sinônimo de solução para os grandes problemas agrícolas, disse a ministra durante o evento.
Silvio Costa Filho afirma que aeroportos devem ficar prontos até outubro desse ano
Victor Lebre/g1
Reforma de aeroportos
Silvio Costa Filho disse ainda que o aeroportos de Rio Branco e Cruzeiro do Sul devem passar por reformas orçadas em mais de R$160 milhões, com previsão de entrega para outubro deste ano.
Para que a gente possa receber mais voos como esse da Azul. Isso é fundamental para o desenvolvimento e a gente quer trazer não só turistas de lazer, mas os turismo de negócios porque isso é fundamental para a economia, enfatizou.
Na mesma ocasião, o vice-presidente da Azul Linhas Aéreas anunciou o retorno das operações da companhia aérea do estado depois de oito anos. Os voos, que devem fazer a rota Rio Branco, Porto Velho e Belo Horizonte, estão previstos para começar em outubro.
Rotas devem ligar estados ao
Divulgação
Plano emergencial
Durante o evento, o governador Gladson Cameli entregou um plano emergencial de adequação às mudanças climáticas. O material, criado em esforço conjunto de diversas secretarias, apresenta soluções e ações que devem ser tomadas em caso de eventos climáticos extremos, como as enchentes de 2024 ou a seca de 2023. A ideia é reduzir os impactos desses eventos.
Há ainda projetos para melhorias na infraestrutura da cidades acreanas que, em tese, podem ajudar a minimizar os problemas.
Entreguei todo um plano com pedidos para questões naturais como construção de unidades habitacionais, falamos da questão das cheias. Para que ano que vem não estejamos voltando aos mesmos problemas, finaliza.

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu