Geral

Em megaoperação, usina de asfalto é descarregada em Fernando de Noronha para obra do aeroporto

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

09/04/2024 por Redação

Porto de Santo Antônio foi fechado para o trabalho. Equipamento pesa 30 toneladas, mede 22 metros de comprimento e foi transportado de navio do Recife para a ilha. Operaração descarregou usina de asfalto
Ana Clara Marinho/TV Globo
Uma megaoperação foi montada no Porto de Santo Antônio, em Fernando de Noronha, para descarregar a usina de asfalto que vai ser usada na obra de recuperação da pista do aeroporto da ilha. Na segunda-feira (8), o local foi fechado para a ação, que mobilizou profissionais portuários, servidores do governo do estado e trabalhadores da empreiteira responsável pela obra.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 PE no WhatsApp.
A usina de asfalto pesa 30 toneladas e mede 22 metros de comprimento. Ela foi transportada de navio do Recife para Noronha. Foi preciso esperar o ponto alto da maré, que chegou a 2,70 metros no final da tarde.
Uma espécie de rampa foi colocada entre o navio e o cais e uma carreta puxou a usina, que foi removida do navio. O sucesso da operação foi motivo de comemoração. O diretor da empreiteira responsável pela obra, Paulo Bouwman, ficou emocionado.
“Nosso trabalho foi recompensando, valeu a pena o esforço. Até agora, esse foi o momento mais difícil da obra”, disse Bouwman.
O gerente de Projetos Especiais da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura, Antônio Olímpio Filho, também comemorou o sucesso da operação.
“Essa usina foi fabricada para a obra, com tamanho especial para Noronha. Ficamos felizes com a execução. Trabalhamos essa logística para trazer do Recife todo equipamento com segurança e deu certo”, falou Antônio Olímpio Filho.
Equipe que trabalhou no desembarque da usina
Ana Clara Marinho/TV Globo
Problemas no aeroporto
Desde outubro de 2022, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) proibiu o pouso na ilha de aviões de grande porte, como Boeings e jatos. A pista do aeroporto apresentava fissuras e buracos.
Com a proibição, a companhia Azul passou a operar com um avião menor, do modelo ATR, e a Gol suspendeu as atividades. A empresa Voepass iniciou viagens para Noronha em janeiro do ano passado com aeronave ATR.
A obra está orçada em R$ 60 milhões e é de responsabilidade do governo do estado, que não divulgou cronograma atualizado do serviço.
VÍDEOS: mais vistos nos últimos 7 dias em Pernambuco

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu