Esporte

Opinião: Léo Condé é um presente para o torcedor do Vitória que se acostumou a sofrer

globoesporte.com - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

09/04/2024 por Redação

Depois de conquistar primeiro título nacional do clube, treinador ajuda Leão a voltar a ser campeão estadual após seis anos Acesso para a Série A, inédito título nacional, campeão estadual após seis anos e segunda maior sequência invicta da história do Barradão. Depois de uma turbulência que durou mais de meia década, o torcedor do Vitória voa em céu de brigadeiro sob a condução de Leonardo Rodrigues Condé.
Confira os gols de Bahia 1 X 1 Vitória pelo Campeonato Baiano
Siga o ge Vitória nos Canais do WhatsApp
Nas redes sociais e nas mesas de bar - que trazem sempre opiniões melhores - há quem diga que Léo Condé já é o maior treinador da centenária história rubro-negra. Se você me pagar uma cerveja eu te conto o que eu acho sobre isso. Por enquanto, vou me limitar a dizer que vejo o técnico como um presente para uma torcida que se acostumou a sofrer.
Léo Condé com a taça do Campeonato Baiano 2024
Victor Ferreira / EC Vitória
Nos últimos anos o torcedor do Vitória viu rebaixamentos. No plural mesmo. Foram dois em quatro temporadas, e o Leão foi parar na Série C. O torcedor sofreu com o time distante do protagonismo e se limitando jogar contra o Floresta às 21h de um sábado qualquer na Terceira Divisão. Veja só. O Leão ficou meia década sem conseguir passar de fase no Campeonato Baiano.
O torcedor do Vitória merecia ser feliz. E a felicidade chegou na Toca do Leão com Léo Condé. Uma felicidade tranquila e silenciosa. Nada contra quem é feliz gritando, mas o treinador do Vitória não funciona assim. Leonardo Rodrigues Condé não gosta de chamar atenção. Ele é a exemplificação de um clichê mineiro em terras soteropolitanas.
Léo Condé toma banho após conquista pelo Vitória
Victor Ferreira / EC Vitória
+ Veja mais notícias do Vitória
+ Veja a tabela completa do Campeonato Baiano
Subiu de divisão? “O mérito é de todos”. Campeão da Série B? “Sem eles não tinha título”. Campeão Baiano? “O elenco é incrível”. Segunda maior sequência invicta da história do Barradão? “A torcida é a parte principal disso”. Léo Condé é o piloto do avião rubro-negro, mas se vê como mais uma peça na engrenagem da aeronave. E reforça isso a cada nova conquista.
Números de Léo Condé no Vitória:
Jogos: 67
Vitórias: 36
Empates: 14
Derrotas: 17
Aproveitamento: 61%
Gols marcados: 94
Gols sofridos: 57
Títulos: Campeonato Baiano (2024); Série B do Brasileiro (2023).
Léo Condé tem dois títulos à frente do Vitória
Victor Ferreira / EC Vitória
O feito mais recente a entrar na lista de Léo Condé é o título baiano conquistado contra o rival Bahia. Um adversário que gastou cinco vezes mais que o Vitória em 2024 e que ainda assim foi superado pelo Rubro-Negro com domínio tático nos clássicos da final. As façanhas sob a batuta do treinador deixam o recado que, com Condé, o Vitória é capaz de algo além da luta pela manutenção na Série A que se aproxima.
Longe de mim querer ser o mensageiro do caos, mas a tendência é que os próximos meses sejam os mais difíceis para Léo Condé à frente do Vitória. A Primeira Divisão coloca no calendário adversários do mais alto nível a cada três dias. Um desafio que o Rubro-Negro não encara há cinco anos e que estará no caminho do treinador pela primeira vez na carreira.
Ficha técnica:
Nome: Leonardo Rodrigues Condé
Idade: 45 anos
Títulos: Campeonato Baiano (2024); Brasileiro Série B 2023 (Vitória); Campeonato Maranhense 2020 e 2022 (Sampaio Corrêa); Campeonato Alagoano 2017 (CBR); Troféu do Interior Paulista 2021 (Novorizontino)
Clubes: Tupi, Ipatinga, Caldense, Sampaio Corrêa, Bragantino, Goiás, CRB, Botafogo-SP, Paysandu, Novorizontino e Vitória.
Léo Condé com a taça de campeão da Série B em 2023
Victor Ferreira / EC Vitória
Se sobreviver à Série A no comando do Vitória, Léo Condé vai entrar no Top 10 dos treinadores que mais comandaram o Rubro-Negro na história. Faltam 17 jogos para ultrapassar Fito Neves. O desafio começa neste domingo, contra o atual campeão Palmeiras. A partida está marcada para as 18h30 (horário de Brasília), no Barradão.

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu