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Rotunda Ferroviária: área que desabou está em projeto de R$ 800 mil que visa revitalizar patrimônio histórico

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

08/04/2024 por Redação

Programa do governo federal aprovou investimento para elaboração de projetos hidráulicos, arquitetônicos, de energia e em outras áreas do Complexo Ferroviário de Campo Grande. Rotunda: patrimônio de Campo Grande desaba
Parte do complexo da Rotunda Ferroviária que desabou, nesse domingo (7), em Campo Grande, está incluído em uma proposta contemplada com R$ 800 mil pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O investimento, já autorizado pelo governo federal, é destinado à elaboração de projetos e à reabilitação do Complexo Ferroviário da capital.
Antigamente, quando a ferrovia era ativada, o local que desabou era usado com abrigo das locomotivas que passavam pela Estrada de Ferro Noroeste. A área é considerada Patrimônio Histórico municipal, estadual e nacional. Devido ao estado de abandono, o complexo servia como abrigo para pessoas em situação de rua e de dependentes químicos.
Estrutura desabou em Campo Grande.
Jorge Hokama/Arquivo Pessoal
O superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico (Iphan) em Mato Grosso do Sul, João Santos, explicou a diferença entre o edifício desabado, a Rotunda Ferroviária e o complexo na região da Esplanada.
O que desabou era o abrigo de locomotivas. O edifício que desabou era de 1942, um edifício linear, que servia para abrigar os vagões para lavar, manutenções. Este imóvel faz parte do conjunto de edifícios do Complexo Ferroviário, explicou.
Quanto ao plano do PAC, João Santos comentou que o recurso aprovado é destinado apenas para elaboração de projetos que vão dar conta da situação e indicar reformas e revitalizações do Complexo Ferroviário, que engloba a rotunda, casas de máquinas, esplanada e outros edifícios.
A Secretaria Municipal de Cultura de Campo Grande apresentou um projeto ao PAC para receber um recurso para elaboração dos projetos. O montante é para execução de projetos executivos e complementares. Para ter obra, precisa do projeto inicial. Os projetos são na área hidráulica, de arquitetura, energia e engenharia. Finalizado o projeto, precisamos apresentar outro projeto para obra e revitalização, detalhou João Santos.
Desabamento
Parte da Rotunda Ferroviária desabou.
Jorge Hokama/Arquivo pessoal
Parte da estrutura do Complexo que abriga a Rotunda Ferroviária, em Campo Grande, desabou nesse domingo (7). Imagens de câmeras de segurança registraram o momento do desabamento. O teto, com estrutura de madeira, veio ao chão rapidamente.
Assim que souberam do desabamento, a Guarda Civil Metropolitana (GCM) e a Polícia Militar foram acionadas e não constataram furtos dos materiais que desabaram. A Polícia Federal também foi informada da ocorrência, por se tratar de um Patrimônio Histórico Federal.
Ainda não se sabe o que levou o desabamento do local. Entretanto, a estrutura da Rotunda Ferroviária era precária e exposta facilmente às intempéries climáticas. Além da exposição, moradores da região reclamavam do abandono e do uso do local público como abrigo por usuários de drogas.
Representantes da prefeitura e a Defesa Civil foram ao local logo após o desabamento. Em nota, a prefeitura disse que um projeto da Sectur foi aprovado pelo Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, para a elaboração de um projeto arquitetônico para a reforma de todo o complexo da Esplanada Ferroviária, e neste, está incluída a Rotunda.
Rotunda Ferroviária
Complexo Rotunda, em Campo Grande.
David Melo/TV Morena
O Rotunda Ferroviária faz parte da Companhia Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, antiga malha férrea utilizada no Brasil.
Em Campo Grande, a primeira estação de passageiros foi construída em madeira e inaugurada em 1914. Para historiadores, a Rotunda Ferroviária era considerada um vestígio da arqueologia industrial ferroviária, uma item da memória cultural.
Atualmente, a Rotunda faz parte de um complexo histórico tombado nas três esferas de poder, Federal, Estadual e Municipal. O objetivo era manter uma organização social e espacial da ferrovia, porém, o local estava abandonado há anos.
Tecnicamente, rotunda é uma estrutura ferroviária utilizada para inverter a direção que uma locomotiva está seguindo. No caso de Campo Grande, era uma das únicas de pé no Brasil.
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