Geral

Três partidos lançam pré-candidatos para disputar a Prefeitura em Pindamonhangaba, SP

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

08/04/2024 por Redação

Atual prefeito, Isael Domingues, do PL, não pode mais concorrer ao cargo. Pré-candidatos falam sobre o que pode ser melhorado na cidade. Três partidos lançam pré-candidatos para disputar a Prefeitura em Pindamonhangaba, SP.
Divulgação
Pindamonhangaba, no interior de São Paulo, tem três nomes confirmados como pré-candidatos ao cargo de prefeito da cidade para as eleições deste ano.
O prazo para filiação a um partido político para quem pretende concorrer aos cargos de prefeito, vice-prefeito ou vereador nas eleições municipais de 2024 chegou ao fim neste domingo (7). Os partidos têm até 15 de agosto para confirmar o registro das candidaturas.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Depois de 8 anos administrando a cidade, o prefeito Isael Domingues (PL) não pode mais concorrer ao cargo, pois já fez dois mandatos consecutivos. Ele só poderá se candidatar em uma próxima eleição, daqui a quatro anos. Com isso, o PL deve indicar o político Ricardo Piorino, atual vice-prefeito da cidade.
Veja quem são os pré-candidatos confirmados pelos partidos em Pindamonhangaba:
Herivelto Vela, do PT
Ricardo Piorino, do PL - atual vice-prefeito
Paulo Sérgio Torino, do PSD
O g1 pediu aos pré-candidatos que respondessem a mesma questão: o que é preciso melhorar em Pindamonhangaba nos próximos quatro anos? Veja o que eles disseram:
Herivelto Vela, do PT
Divulgação
Herivelto Vela (PT)
“Para os próximos anos, entendo que, na saúde, o resgate de políticas que deram certo como as estratégias de saúde da família, a contratação de médicos especialistas, mutirões de cirurgias devem ser prioridade, pois temos muitas pessoas aguardando e sofrendo na fila de espera.
Na educação, a construção de mais creches, garantir segurança aos alunos e funcionários e diálogo frequente com os profissionais da área é fundamental.
Atender os idosos com centros de convivência, canal aberto com servidores, atrair novas empresas, construção de casas populares, valorizar a guarda municipal, ampliar investimentos na segurança e melhorias no transporte público são melhorias fundamentais que ouço em todos os lugares que ando em Pindamonhangaba.
Ao longo da campanha, vamos percorrer cada bairro e ouvir o anseio da população.”
Herivelto dos Santos Moraes, conhecido popularmente como Herivelto Vela, é natural de Pindamonhangaba, é casado e tem dois filhos. Bacharel em direito, ele tem formação como técnico de segurança do trabalho e já foi presidente do Sindicato dos Metalúrgicos.
Vela começou sua carreira política em 2012, quando disputou as eleições municipais pela primeira vez, concorrendo a vice-prefeito pelo PT. Já foi candidato a deputado estadual e em 2020 foi eleito vereador na cidade.
Ricardo Piorino (PL)
Divulgação
Ricardo Piorino (PL)
“A transformação de Pindamonhangaba já começou em 2017 e a nossa ideia é aprimorar ainda mais esse processo que a população já vem testemunhando. Ao lado do prefeito Dr. Isael e do nosso grupo político, que reúne uma aliança com 12 partidos, estamos reunindo novas propostas para acelerar esse ciclo de modernização.
Saúde e segurança pública sempre são prioridades. Pretendemos intensificar os investimentos na construção de novas unidades de saúde e na compra de exames e consultas para reduzir a fila de espera, assim como estamos zerando, na área da educação, o déficit de vagas nas creches.
Para os próximos quatro anos pretendemos melhorar a mobilidade urbana, com a abertura de novas vias públicas, interligações entre bairros como já estamos fazendo (Ligação Moreira - Zona Leste e Araretama-Vila Rica). Iremos implantar novos projetos para garantir certificação “Cidade Inteligente” e avançar com novas câmeras de monitoramento, uma vez que não tínhamos o CSI”
Ricardo Alberto Pereira Piorino é natural de Pindamonhangaba. Ele é formado em direito pela PUC – Pontifícia Universidade Católica de Campinas e ingressou na política em 2004, quando disputou eleição para vereador e exerceu três mandatos seguidos.
Piorino é vice-prefeito de Pindamonhangaba há oito anos, ao lado do atual prefeito Isael Domingues (PL). Eles foram eleitos para a gestão 2017-2020 e reeleitos para o posto na gestão 2021-2024.
Paulo Sérgio Torino (PSD)
Divulgação
Paulo Sérgio Torino (PSD)
“O PSD irá propor uma gestão que priorize o cuidado com as pessoas. Tratar com respeito o funcionário e propor um plano de carreira para a categoria. Vamos reestruturar a gestão da saúde para que o atendimento seja rápido e eficaz e fazer a retomada na atração de indústrias e geração de empregos.
Temos o objetivo de voltar a crescer o IDEB valorizando os professores e investindo em tecnologias novas. Vamos implantar o programa de Ensino Profissionalizante Municipal e investir no esporte como instrumento de fortalecimento das valências dos jovens, além da construção de 1 mil casas populares.”
Paulo Sérgio Torino tem 58 anos, é casado e tem duas filhas. Ele é formado em física e pedagogia pela UNITAU.
Torino já foi aprendiz do Senai, metalúrgico, instrutor e há 25 anos é diretor do Senai de Pindamonhangaba.
Na vida política, ele foi eleito vereador em 2000 e disputou a prefeitura em 2012, mas não conseguiu se eleger.
Outros partidos
Os partidos MDB, PSDB, Podemos, PP, PRD, Republicanos, Solidariedade e Agir não terão candidatos próprios,segundo os presidentes das siglas, mas declararam apoio ao Ricardo Piorino (PL).
Ainda segundo os presidentes, o Mobiliza e o Avante apoiarão Paulo Sérgio Torino (PSD). O PSOL e o PV declararam apoio ao candidato Herivelto Vela (PT).
Até a última atualização desta reportagem, os partidos PSB, União, PDT, PMB e Rede ainda não tinham pré-candidatos definidos ou apoio a outro partido declarado oficialmente.
O partido Cidadania não terá candidato próprio, mas ainda não definiu se apoiará algum candidato já declarado.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu