Geral

Prefeito que caiu no chão ao se jogar nos braços da plateia cumpre promessa de saltar da ponte no rio Salgado, no Ceará

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

07/04/2024 por Redação

Em clima de brincadeira, prefeito pulou de ponte na cidade de Icó e afirma que não incentiva as pessoas a repetirem a conduta, considerada comportamento de risco pelos bombeiros. Prefeito de Senador Pompeu cumpre promessa de saltar da ponte no rio Salgado, no Ceará
O prefeito de Senador Pompeu, Antônio Maurício Pinheiro, que já caiu no chão ao se jogar nos braços da plateia durante festa na cidade, aceitou neste sábado (6) um desafio para saltar de uma ponte e mergulhar no rio Salgado, no município de Icó. Em vídeo divulgado nas redes sociais, ele aparece pulando da ponte ao lado de moradores e apoiadores.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Ceará no WhatsApp
“Eu vim aqui pra pagar uma promessa. O rio Banabuiú não tem água, aí eu vim pro rio Salgado emprestado por vocês”, declarou Maurício antes de pular, fazendo referência ao rio que banha a cidade de Senador Pompeu.
Antes de saltar, Maurício ainda desafiou um morador a aceitar R$ 50 para pular antes dele. “Depois que ele pular, eu pulo atrás”, disse o prefeito. O morador aceitou o desafio e saltou antes. Após o mergulho, os dois foram nadando até a margem do rio Salgado.
Procurado pela produção da TV Verdes Mares, Maurício afirmou que pulou para honrar uma promessa e que não incentiva que outras pessoas repitam o seu comportamento.
“Eu, Maurício Pinheiro, cumpri uma promessa ao pular do Rio Salgado. Porém, não incentivo ninguém a repetir a fazer isso. Nasci e cresci no interior, onde é culturalmente comum comemorar a cheia dos rios pulando de pontes. No entanto, meu salto foi motivado também por uma promessa que eu havia feito. Assim como em todas as outras vezes em minha vida, honrei meu compromisso”, afirmou em nota.
Prefeito de Senador Pompeu foi até a cidade de Icó para saltar da ponte sobre o rio Salgado
Reprodução
A estrutura de onde o prefeito saltou é importante para a história de Icó. A ponte Piquet Carneiro foi construída a partir de 1937 para facilitar o transporte interligar o município a outras cidades próximas, como Iguatu.
Nas cheias do rio Salgado, alimentado principalmente pelos bons volumes de chuva na região do Cariri, é comum ver moradores saltando da ponte para mergulhar nas águas.
Alguns são mais ousados e sobem os arcos da ponte, ficando em uma posição mais elevada em relação ao muro de proteção de onde o prefeito saltou.
Pulos famosos
Prefeito de Senador Pompeu se empolga durante festa e se joga na plateia, mas cai no chão
Reprodução
Em setembro de 2023, um vídeo do prefeito Maurício Pinheiro também viralizou quando ele se jogou nos braços da plateia na festa de 127 anos de emancipação política de Senador Pompeu. Apesar da empolgação do gestor, os moradores não resistiram ao peso dele.
Maurício acabou caindo no chão e, depois, ficou prontamente de pé. Ele retornou ao palco sem ter sofrido ferimentos graves. Dias depois, ele fez um vídeo para tranquilizar a população e para explicar que tinha ficado bastante emocionado por ouvir milhares de pessoas gritando o seu nome.
Não me machuquei, diz prefeito que se jogou para plateia e caiu no chão
“Eu estava muito emocionado porque você ter seu nome ouvido por milhares de pessoas gritando meu nome: Maurição, Maurição, Maurição, a gente se emociona. Quero dizer, para todos, que ninguém se feriu, ninguém se machucou”, disse em vídeo.
Entenda os riscos de pular nos rios
Saltar de pontes para mergulhar nos rios é um dos comportamentos de risco desaconselhados pelo Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, conforme material divulgado em 2023 com dicas para evitar afogamentos.
Segundo as orientações, a postura mais segura é evitar pular. O risco está também em mergulhar em um líquido escuro sem saber a profundidade do rio e sem saber o que vai ser encontrado no fundo.
Além disso, a água doce tem menor densidade e se torna um ambiente mais fácil para que os banhistas afundem.
Outro motivo para evitar o salto é o risco de incidentes em rios com correnteza. Os cuidados se estendem, ainda, a outros comportamentos que podem comprometer ainda mais a segurança, como ingerir bebida alcoólica antes de entrar em rios, açudes, represas ou lagoas.
A corporação recomenda maior precaução também em situações envolvendo crianças. A dica é não deixar que elas fiquem longe de pais ou responsáveis nos banhos de piscinas, praias, balneários, lagoas ou rios.
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará:

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu