Geral

Serra da Cangalha: cratera formada há 300 milhões de anos por queda de meteorito surpreende pelas belezas naturais e turismo

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

07/04/2024 por Redação

Visitantes podem aproveitar trilhas, cachoeiras, passeios de caiaques e um sobrevoo sobre a cratera. Região fica na cidade de Campos Lindos, no norte do Tocantins. Segundo estudos o meteorito que caiu na região tinha aproximadamente 20 mil toneladas. Vídeo mostra belezas naturais da Serra da Cangalha, em Campos Lindos
Formada há 300 milhões de anos, a cratera da Serra da Cangalha, chama atenção de turistas que buscam conhecer as belezas naturais e geologia tocantinense. A região fica na cidade de Campos Lindos, no norte do estado. Quem procura por aventura pode aproveitar as trilhas, passeios de caiaque, cachoeiras e um belíssimo sobrevoo sobre uma das maiores crateras do país.
Com 13,7 quilômetros de diâmetro e 450 metros de altitude, a Serra da Cangalha é considerada um monumento geológico. Ela é a quarta maior cratera do país e recebeu esse nome já que um trecho do seu relevo é similar à sela de cavalo.
Cratera Serra da Cangalha, em Campos Lindos
Divulgação/Portal Serra da Cangalha
Queda de meteorito há 300 milhões de anos formou uma das maiores crateras do país: conheça a Serra da Cangalha
Passeios na Serra
Trilha percorre segundo e primeiro anel da cratera
Reprodução/Google e Portal Serra da Cangalha
Por causa do impacto durante a queda do meteorito, uma grande quantidade de energia foi dissipada na região formando elevações no solo, que são chamadas de anéis. Para ver essas ondas, os turistas podem fazer uma trilha de três quilômetros, que sai do segundo anel (círculo vermelho) e vai até o centro do primeiro (círculo amarelo). Todo o trajeto é acompanhado por guias que moram em Campos lindos e conhecem o local e suas histórias.
Já quem gosta de diversão com água, pode aproveitar as cachoeiras que são encontradas dentro do segundo anel e em volta, além de atividades com caiaque nas águas do Rio Manoel Alves Grande. Para se refrescar, os turistas também podem visitar o anel do meteoro, uma caverna recém-descoberta no primeiro anel, que encanta pelas rochas e queda dágua.
Anel do meteoro, recém descoberto na Serra da Cangalha
Divulgação/Portal Serra da Cangalha
Em conversa com o g1, Isaac Coelho, o dono de uma pousada que fica dentro do segundo anel da cratera, contou que os passeios custam em média R$ 50 por pessoa.
É uma geografia única, acredito que em lugar nenhum do mundo tem as formações rochosas que aqui a gente encontra. Lá dentro [da cratera] é praticamente todo de mata virgem, sem ação do homem.
Voando sobre a cratera
Turistas podem sobrevoar cratera em Campos Lindos
Divulgação/Gama Adventure
Além de aproveitar a vista nos passeios terrestres, quem vai à Campos Lindos também tem a oportunidade de sobrevoar a cratera, usando um paramotor.
A ginecologista, Zoraide Andrade, é moradora de Araguaína e visitou a Serra com a filha em março deste ano. Letícia Vitória tem 11 anos e para ela foi uma das experiências mais interessantes que já teve.
Ótimo, é maravilhoso. Eu achei muito lindo. É muito interessante ver aquele buracão lá. É muito legal, a gente se sente tão em paz sabe?, contou.
O passeio aéreo sai do segundo anel e passa ao lado do primeiro, garantindo uma visão privilegiada da cratera.
Queda do meteorito há 300 milhões de anos
Seixo que sofreu fraturamento com a energia dissipada na queda do meteorito e moeda que é utilizada para dar ideia de tamanho
Divulgação/Fernando de Morais
Os estudos que identificaram a formação da cratera foram realizados nos anos 1970, durante o mapeamento nacional chamado Radam Brasil. Para saber o período em que a cratera foi formada, os pesquisadores fazem a datação relativa por meio da análise de rochas que compõem a área atingida. Com as amostras é possível descobrir até mesmo a direção do impacto
Inicialmente a estrutura foi classificada como um domo. Depois de um tempo, pesquisadores ligados a investigação geológica sobre impactos de bólidos e corpos extraterrestres, encontraram amostras de rochas deformadas e concluíram que a formação se tratava de uma cratera de impacto.
Veja as oito maiores crateras formadas por queda de meteorito no Brasil:
Domo de Araguainha, entre Goiás e Mato Grosso - 40 km
Cratera oceânica Praia Grande, na Bacia de Campos em São Paulo - 20 km
São Miguel do Tapuio, no Piauí - 17,5 km de diâmetro
Serra da Cangalha no Tocantins - 13,7 km
Domo de Vargeão - em Santa Catariana - 11 km
Vista Alegre, no Paraná - 9,5 km
Cerro do Jarau, no Rio Grande do Sul, com 5,5 km
Anel do Riachão, no Maranhão - 4,5 km de diâmetro
Veja imagens da Serra da Cangalha
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu