Geral

Moradores do interior de Roraima encontram em Boa Vista atendimento no Saúde de Rua

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

07/04/2024 por Redação

Iniciativa da Rede Amazônica teve emissão de documento, atendimentos jurídicos, consultas médicas, entre outros serviços. Neste ano, foram mais de 4 mil atendimentos. Atendimentos no Sáude de Rua em 2024
Rayane Lima/g1 RR
Do Bonfim, de Caracaraí e até da comunidade da Malacacheta, no Cantá. Moradores do Sul ao Norte de Roraima vieram até a capital do estado, Boa Vista, em busca de atendimentos diversos no Saúde de Rua, evento promovido nesse sábado (6) pela Rede Amazônica com o apoio de 23 parceiros entre órgãos públicos, privados e de voluntários.
O evento, que chegou a sua 10ª edição, ofertou mais de 50 serviços gratuitos de saúde e também de cidadania para a população. Ao todo, mais de 4 mil pessoas foram atendidas, de acordo com a organização do evento.
Um dos moradores atendidos foi o funcionário público Saturnino Gonçalves, de 58 anos. Ele veio de Bonfim, município ao Norte de Roraima localizado na fronteira do Brasil com a Guiana. Ele foi até o Saúde de Rua para aproveitar todos os serviços ofertados pois, nas palavras dele: não sou nem besta.
Eu vim aqui, graças a Deus, tomar uma vacina contra a gripe, que é muito bom, muito recomendável, tomar vacina. Eu vim do interior, aqui de Bomfim. Isso aqui é muita emoção, é muita emoção, é muito gratificante, é a alegria total, é a alegria total, disse com animação o servidor público.
Saturnino Gonçalves, 58 anos, veio do Bonfim, Norte de Roraima para o Saúde de Rua
Caíque Rodrigues/g1 RR
Saturnino, que chegou 7h da manhã na fila para aproveitar tudo, descreve o evento como maravilhoso.
Eu estou achando maravilhoso, não só vou fazer o serviço da vacina, vou fazer vários tipos de documentos, corte de cabelo, tirar minha identidade da segunda via, na Defensoria [Pública], que eu não sou nem besta. Tudo tá maravilhoso, afirmou.
Dulce Olimpo, de 39 anos, veio da Malacacheta para receber atendimentos no Saúde de Rua
Caíque Rodrigues/g1 RR
Dulce Olimpo, de 39 anos, é indígena Wapichana e veio da comunidade da Malacacheta, no Cantá, município ao Norte de Roraima, para conseguir atendimento ginecológico. Ela destaca que decidiu aproveitar a oportunidade para fazer exames de rotina que, de acordo com ela, são imprescindíveis.
Vim da Malacacheta pra fazer exames de rotina, porque hoje as mulheres precisam saber de tudo. Aparecem tantas doenças que a gente não sabe. Então, para prevenir, eu venho procurar, disse a doméstica ao g1.
Para ela, é importante aproveitar oportunidades de atendimentos gratuitos como o oferecido no Saúde de Rua.É um atendimento gratuito, né? Depois de me consultar vou buscar outras atividades que estão tendo, né? São várias. Eu achei muito, muito legal e é por isso que eu vim atrás, ressaltou.
Durante a ação, foram disponibilizadas consultas com médicos especialistas em ginecologia, otorrinolaringologia, oftalmologia, pediatria e cardiologia. Além de atendimentos ambulatoriais, testes rápidos de Covid, aferição de pressão, glicemia, vacinação, consultas médicas com pediatra e dentistas.
Giedra Cristina, de 47 anos, trouxe a mãe da vila Novo Paraíso, em Caracaraí, para ser atendida
Caíque Rodrigues/g1 RR
A domestica Giedra Cristina, de 47 anos, trouxe a mãe, a aposentada Francisca Cristina, de 80 anos, para se consultar com um otorrinolaringologista. Elas vieram da vila Novo Paraíso, localizada no município de Caracaraí, ao Sul de Roraima. Dona Francisca tem problemas de audição e Giedra aproveitou a gratuidade dos serviços para conseguir atendimento à mãe.
Ela tem problema de audição muito sério, ela não escuta, pra falar com ela a gente tem que falar gritando. Então por isso que eu vim atrás do atendimento pra ela. Que é um atendimento gratuito. Um atendimento gratuito muito bom e de qualidade, disse Giedra.
Ela disse que a prioridade é os cuidados à mãe idosa e, por isso, só irá atrás de serviços para ela se sobrar algum tempo.Eu vi a oportunidade de conseguir o atendimento para ela e mais tarde a gente vê se consegue o aparelho para ela poder ouvir melhor. Porque eu vim de longe pra poder conseguir esse atendimento e espero que eu corra tudo bem, completou.
Além dos atendimentos de saúde, o Saúde de Rua contou também com atividades e palestras educativas. Ainda foram ofertados serviços voltados para o lazer e bem-estar, como massagem relaxante, corte de cabelo, ventosaterapia, limpeza facial e exposição de cosméticos.
Cortes de cabelo são ofertados para a população no Saúde de Rua.
Yara Ramalho/g1 RR
O Saúde de Rua contou ainda com serviços de registro de Boletim de Ocorrência sobre qualquer assunto e emissão da primeira e segunda via da Carteira de Identidade, realizados pela Polícia Civil.
Serviços jurídicos como a guarda e responsabilidade, investigação de paternidade e maternidade, retificação e modificação de Registro Civil, guarda e responsabilidade de menor e pensão alimentícia também foram disponibilizados a população.
Saúde de Rua 2024
Mais de 100 pessoas passaram pelo massagem relaxante no Saúde de Rua.
Yara Ramalho/g1 RR
Em sua décima edição, o Saúde de Rua 2024 ocorreu no Serviço Social da Indústria (Sesi), no bairro Aeroporto, zona Oeste de Boa Vista, das 8h às 13h. Ao todo 4.016 foram atendidas pelos serviços ofertados.
O evento foi transmitido em tempo real
A ação contou com o apoio de 23 parceiros entre os órgãos públicos, privados e voluntários. O número de atendimentos da edição deste ano superou o da edição de 2022, quando 3.983 atendimentos gratuitos de saúde e cidadania foram ofertados.
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu