Geral

Por que médicos estão passando por aula de cozinha na Unicamp? Entenda a medicina culinária

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

07/04/2024 por Redação

Disciplina ensinada a estudantes e médicos já formados estimula o aprendizado sobre rotina da cozinha para que profissionais melhorem a própria alimentação e aconselhem pacientes. Medicina culinária: médicos e alunos da Unicamp aprendem técnicas de preparo de alimentos
Uma iniciativa da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) tem mostrado que, além do consultório, a cozinha também deve ser lugar de médico. Isso é possível por meio da medicina culinária, uma abordagem inovadora que ensina a esses profissionais a importância de cuidar da alimentação como um todo, do preparo dos alimentos à organização da rotina.
As aulas fazem parte do Projeto MeNu - Medicina Culinária e Nutrição na Atenção Primária à Saúde e ocorrem dentro de uma cozinha da faculdade. Estudantes e médicos colocam a mão na massa para aprender sobre o autocuidado, o desenvolvimento de habilidades culinárias, o conhecimento de conceitos básicos de nutrição e as estratégias de comunicação entre profissionais e pacientes.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
No Dia Mundial da Saúde, celebrado neste domingo (7), o g1 destaca como essa disciplina tem ganhado espaço e pode beneficiar a população em diferentes especialidades médicas.
👩🏻‍🍳 Assista ao vídeo acima e confira mais detalhes clicando nos links abaixo:
O que é a medicina culinária e o que os médicos aprendem com ela
Diferença entre medicina culinária e nutrição
Como a medicina culinária beneficia médicos e pacientes
O que é a medicina culinária e o que os médicos aprendem com ela
Aula de medicina culinária detalha grupos de alimentos a estudantes de medicina da Unicamp
Fernando Geloneze/Unicamp
A primeira abordagem da medicina culinária ocorreu na conferência Cozinhas Saudáveis, Vidas Saudáveis, realizada em 2007 nos Estados Unidos. Na ocasião, médicos, profissionais da nutrição e da gastronomia foram para a cozinha juntos durante o evento científico.
No Brasil, a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) foi a primeira a aderir a medicina culinária como disciplina eletiva em 2018. Já na Unicamp, o tema entrou no currículo em 2022, por meio do projeto MeNu.
LEIA TAMBÉM:
DESIGUALDADE ALIMENTAR: por que gestantes do Nordeste se alimentam melhor que as do Sul e Sudeste
SAÚDE DA MÃE E CÉREBRO DO BEBÊ: como a má nutrição na gravidez pode afetar gerações futuras e perpetuar a desigualdade
As atividades são desenvolvidas na Unidade de Medicina Culinária e Nutrição, no Gastrocentro, com grupos de cerca de 10 estudantes por edição. As aulas de medicina culinária aliam teoria e, principalmente, prática.
Estudantes do quinto ano de medicina, funcionários de unidades de saúde e médicos experientes de todo o Brasil integram o público-alvo desses treinamentos. Eles conhecem a composição dos alimentos e vão um pouco além.
Aula de medicina culinária na Unicamp
Fernando Geloneze/Unicamp
🥕 Os alunos manuseiam ingredientes, preparam receitas e conhecem utensílios enquanto estudam os seguintes temas:
Princípios da nutrição: a importância de cozinhar e comer refeições caseiras, variedade e grupos de alimentos; padrões alimentares saudáveis; sustentabilidade e regionalismo na alimentação; comensalidade.
Habilidades de cozinha: planejamento criativo, multitarefas e confiança na cozinha; seleção, combinação e preparo.
Habilidades de comunicação: entrevistas motivacionais; teorias de intervenção; SMART goals (do inglês, metas específicas, mensuráveis, aplicáveis, realistas e com tempo definido).
Diferença entre medicina culinária e nutrição
Vale dizer que a medicina culinária não substitui a nutrição. O endocrinologista ressalta que esses diálogos são diferentes, embora aliados: enquanto o segundo está ligado aos valores nutricionais dos alimentos, o primeiro fala sobre o comportamental, do que é colocado em prática no dia a dia.
O médico não vai prescrever dieta ou fazer avaliação nutricional, dizer que faltam determinadas vitaminas. Não é isso. É conversar sobre estilo de vida e alimentação. São coisas complementares, esclarece Bruno Gelonese, endocrinologista e professor da faculdade de medicina da Unicamp.
Benefício para médicos e pacientes
A medicina culinária defende que os profissionais de saúde que entendem de cozinha na prática têm mais facilidade em reconhecer a realidade dos pacientes. Se ele entende como funciona, vai saber se colocar no lugar. Então, é mais ou menos, falar para a pessoa comer mais verduras e legumes, só que ela vai responder que não tem tempo, pontua Gelonese.
O médico pode dizer: você gosta de tomate? Então, duas vezes por semana, você vai simplesmente picar um tomate e colocar do lado daquele arroz e feijão que você gosta de comer. O médico vai falar uma coisa extremamente específica, mensurável, que a pessoa topa, é realista para a vida dela e respeita o tempo que ela tem.
Além disso, Bruno destaca que o médico que tem algum bom conceito de alimentação, de técnica de fazer o alimento, de cozinhar, melhora a saúde dele. Melhorando a saúde dele, ele é extremamente mais convincente [...] Ele consegue penetrar no dia a dia do paciente e entender o que ele pode fazer para melhorar.
Aula de medicina culinária detalha grupos de alimentos a estudantes de medicina da Unicamp
Fernando Geloneze/Unicamp
Dessa forma, também se entende que, ao conhecer essa rotina, o próprio profissional de saúde poderá melhorar alimentação e virar um exemplo. Você vai num dentista, você fica olhando para o dente dele, não é verdade? Então, você vai em um especialista que quer te dar um conselho de vida e, no mínimo, espera que ela tenha um estilo de vida que corresponda a isso.
É uma disciplina relativamente nova no mundo, né? Os próprios alunos aqui da Unicamp são avaliados antes da aula e, depois, conseguem relatar que mudaram o dia a dia deles. O potencial disso, de mudar o dia a dia das pessoas que eles vão atender ao longo da carreira, é uma coisa que, óbvio, não está no nosso alcance por enquanto, completa o endócrino.
Evidentemente, sabe-se que a falta desses conhecimentos de alimentação saudável são uma das fontes do aumento de diabetes, obesidade e doença cardiovascular no mundo inteiro, completa.
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Campinas.

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu