Geral

Arujá é a sétima cidade do Alto Tietê a entrar em epidemia de dengue

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

05/04/2024 por Redação

Município superou a incidência de 300 casos para cada 100 mil habitantes nesta sexta-feira (5). Região acumula mais de 7,1 mil casos de dengue em 2024. Mosquito da dengue
Reprodução/RBS TV
Arujá se tornou a sétima cidade do Alto Tietê a entrar em epidemia de dengue, quando um município atinge a incidência de 300 casos a cada 100 mil habitantes. De acordo com dados do Painel de Monitoramento da Divisão de Dengue, Chikungunya e Zika do Estado de São Paulo, o município ultrapassou esta marca nesta sexta-feira (5), quando chegou a 267 confirmações e incidência de 308.
Além de Arujá, Mogi das Cruzes, Ferraz de Vasconcelos, Suzano, Guararema, Santa Isabel e Biritiba-Mirim também estão na mesma situação.
✅ Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp
Devido ao aumento dos casos na região, as prefeituras de Guararema, Mogi das Cruzes e Suzano decretaram estado de emergência e alerta epidemiológico. Em Suzano, o decreto ainda autoriza agentes de saúde a entrar em imóveis para vistoriar focos de dengue.
Casos de dengue no Alto Tietê
Na quinta-feira (21), o Alto Tietê ultrapassou a marca de 7 mil casos confirmados da doença. Até o momento, três mortes pela doença foram confirmadas na região, sendo duas em Suzano e uma em Mogi das Cruzes.
LEIA TAMBÉM:
Alto Tietê ultrapassa a marca dos 7 mil casos de dengue em 2024
Dengue ou Covid: médico explica como diferenciar os sintomas de cada doença
Doses da vacina contra a dengue destinadas ao Alto Tietê são remanejadas para a capital
Vacinação
Em 25 de janeiro, o Ministério da Saúde divulgou a lista dos mais de 500 municípios brasileiros que deveriam receber doses do da vacina contra a dengue para a vacinação do público-alvo, que compreende crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos.
Os dez municípios do Alto Tietê, além de Guarulhos, que integram o Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) de Mogi das Cruzes, foram contemplados com as doses. As cidades da região deram início à vacinação contra dengue de forma gradual, a partir de 19 de fevereiro.
Na quarta-feira (3), a Secretaria Estadual de Saúde (SES) retirou as doses de vacinas contra a dengue destinadas ao Alto Tietê que não foram utilizadas. As vacinas foram remanejadas para a capital paulista, que deu início à vacinação. A medida foi tomada por decisão do Ministério da Saúde para que as doses não sejam perdidas por conta da data de vencimento, que é no fim do mês de abril.
Combate à dengue
Confira abaixo cuidados importantes para frear a proliferação do mosquito Aedes aegypti e a propagação da dengue:
Evite qualquer reservatório de água parada sem proteção em casa. O mosquito pode usar como criadouros grandes espaços, como caixas dágua e piscinas abertas, até pequenos objetos, como tampas de garrafa e vasos de planta;
Coloque areia no prato das plantas ou troque a água uma vez por semana. Mas não basta esvaziar o recipiente. É preciso esfregá-lo, para retirar os ovos do mosquito depositados na superfície da parede interna, pouco acima do nível da água. Isso vale para qualquer recipiente com água;
Pneus velhos devem ser furados e guardados com cobertura ou recolhidos pela limpeza pública. Garrafas pet e outros recipientes vazios também devem ser entregues à limpeza pública. Vasos e baldes vazios devem ser colocados de boca para baixo. Limpe diariamente as cubas de bebedouros de água mineral e de água comum. Seque as áreas que acumulem águas de chuva. Tampe as caixas d’água.
Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu