Geral

Semed de Óbidos realiza chamada pública na segunda, 8, para compra de produtos da agricultura familiar

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

05/04/2024 por Redação

Projetos de venda devem ser inscritos até esta sexta-feira (5). Equipe da Semab auxilia nos trabalhos de cadastramento. Produtos da agricultura familiar ser~]ao comprados em Chamada Pública para alimentação escolar (imagem ilustrativa)
Reprodução / Redes sociais
A Secretaria Municipal da Educação (Semed) de Óbidos, oeste do Pará, realiza na segunda-feira (8) sessão da Chamada Pública nº 001/2024, destinada ao credenciamento dos grupos informais e formais de agricultores familiares e empreendedores familiares rurais, para a aquisição de gêneros alimentícios que atenderão a demanda escolar do município.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Durante a sessão pública, que iniciará às 9h, nas dependências da Escola Municipal Frei Edmundo Bonckosch, no bairro São Francisco, haverá assinatura dos projetos contemplados na Chamada.
Projetos de venda para atender ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), no exercício 2024, devem ser inscritos até esta sexta-feira (5).
Suporte para agricultores
Para dar suporte aos agricultores familiares que pretendem participar da Chamada Pública, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Abastecimento (Semab), está auxiliando no processo de cadastramento dos projetos de venda. Os interessados devem procurar a sede Semab no horário de 7h às 13h, na avenida Almirante Barroso, s/n, Centro.
Agricultores fazem cadastramento para a Chamada Pública da Semed de Óbidos
Ascom PMO / Divulgação
“Estamos no cadastramento dos participantes para vender seus produtos da agricultura familiar no PNAE. Os nossos técnicos estão fazendo o cadastro das famílias, dos projetos de venda que vão definir o tipo e a quantidade dos produtos oferecidos por este produtor. Este processo abrange os agricultores da terra firme e da várzea, e até sexta-feira estaremos dando esse suporte no cadastramento”, informou o secretário de Agricultura, Roberto Pinedo.
O projeto de venda é a listagem de produtos para fornecer ao Pnae, exclusivamente produzidos na propriedade ou obtidos na atividade extrativa. Integram a lista os seguintes produtos: hortaliças, tubérculos, grãos, frutíferas, aves, ovos, peixe, entre outros.
Qualidade e valorização dos produtos
Os alimentos serão oferecidos na merenda escolar com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (FNDE/PNAE). Serão beneficiados os alunos das unidades públicas escolares da Rede Municipal de Ensino.
Nesta semana de cadastramento vários agricultores estão procurando a sede da Semab para inscrever seus projetos de venda e aproveitar as oportunidades que o PNAE oferece, como por exemplo, a valorização dos produtos.
“Pretendo participar do programa com o objetivo de melhorar a nossa renda familiar, vendo que tem essa possibilidade e incentivo para o produtor familiar rural aumentar o seu ganho e também uma produtividade melhor, considerando que a nossa produção será fornecida para as escolas onde nossos irmãos e filhos estarão consumindo alimentos de qualidade”, disse o agricultor Marenilson Pinto.
Secretário de Agricultura Roberto Pinedo acompanha cadastramento de produtores do município de Óbidos
Ascom PMO / Divulgação
Segundo a Prefeitura, o município tem conseguido aumentar a participação de agricultores familiares locais no fornecimento dos produtos para alimentação escolar. Ultrapassando o mínimo exigido pela legislação, o município de Óbidos pretende aumentar ainda mais a porcentagem de compra de alimentos da agricultura familiar para o PNAE.
“O PNAE é uma oportunidade de mercado, que compra os produtos produzidos pelo homem e pela mulher do campo de uma forma mais valorizada, representa também uma oportunidade para melhorar sua renda familiar. Economicamente, todos saem ganhando, os agricultores familiares e o município”, finalizou Roberto Pinedo.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu