Geral

Com rio transbordando e cidade alagada, passageira ilhada é resgatada nos ombros; vídeo

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

04/04/2024 por Redação

Segundo moradores de Farias Brito, a enchente começou por volta de 8h30 desta quarta-feira. Bombeiros e Defesa Civil do município prestaram assistência aos desabrigados. Chuva alaga toda a cidade de Farias Brito e passageira é resgatada nos ombros
O nível do rio Cariús, no Cariri cearense, subiu no início da manhã desta quarta-feira (3) e inundou pontos da cidade de Farias Brito. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), choveu 140 milímetros no município.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Ceará no WhatsApp
No bairro Mutirão, mais de vinte famílias estão desabrigadas. Dona Osvaldina mora na área há 24 anos e disse que nunca viu uma enchente parecida. “Eu saí logo de casa. Nunca tinha visto tanta água como hoje”, afirmou.
Uma passageira ficou ilhada em um carro e precisou ser resgatada nos ombros por um motorista que presenciou a situação.
Passageira ilhada é resgatada nos ombros após cidade de Farias Brito ficar debaixo dágua
TV Globo/Reprodução
LEIA TAMBÉM:
Chuvas de mais de 140 milímetros arrastam carros e derrubam casas no Ceará
Delegado filmado dando tapa em mulher e urinando em viatura é solto pela Justiça do Ceará
Dona Valéria também saiu a tempo de casa. “Fui avisada pelos vizinhos que moram na cabeceira do rio às 6h da manhã que estava descendo muita água. Eu sabia que ia ter enchente, mas não acreditava que ia ser assim”.
No centro da cidade os estragos também foram muitos. Muitas lojas foram invadidas pela água, mas não fecharam as portas. Pelo contrário, mantiveram o local aberto para escoar a água. A praça da Igreja Matriz ficou submersa. O volume era tanto que correntezas se formaram no meio da rua. Era perigoso até atravessar.
Moradores ficaram desabrigados após inundação em Farias Brito, no interior do Ceará.
Lorena Tavares/SVM
O prédio do setor de Finanças da Prefeitura também foi atingido e várias escolas tiveram as aulas suspensas por conta dos alagamentos.
A Prefeitura de Farias Brito organizou locais em prédios públicos para alojar as pessoas e disponibilizou comida nas escolas da rede pública para os necessitados. Segundo o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Andreyv Macedo, “as famílias estão recebendo apoio de alimentação e estadia, além de máquinas que trabalham para remover os deslizamentos de terra e desobstruir estradas na zona rural que também foi atingida.”
O município também continua monitorando o nível da água e as condições meteorológicas para atuar rapidamente em caso de necessidade.
Rio transborda e inunda cidade de Farias Brito, no Ceará.
Lorena Tavares/SVM
Veja os vídeos mais vistos do Ceará

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu