Geral

Cidade de SP começa a vacinar contra a dengue adolescentes de 10 a 14 anos em 11 postos de saúde

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

04/04/2024 por Redação

Capital tem 76 bairros epidêmicos e mais 100 mil casos da doença. Itaquera e Vila Jaguara são as regiões incialmente contempladas. Prefeitura de SP começa a vacinar contra a dengue nesta quinta
Reprodução/TV Globo
A Prefeitura de São Paulo começou, na manhã desta quinta-feira (4), a vacinar contra a dengue adolescentes de 10 a 14 anos, de acordo com as diretrizes do Programa Nacional de Imunizações (PNI).
Neste primeiro momento, a imunização é feita em 11 postos de saúde de regiões que concentram o maior número de casos. Veja a lista abaixo.
AMA/UBS Águia de Haia
UBS Itaquera
UBS Parada XV de novembro
UBS Ursi Conjunto AE Carvalho
UBS Vila Carmosina
UBS Vila Nossa Senhora Aparecida
UBS Vila Ramos - DR. Luiz Augusto de Campos
UBS Vila Regina
UBS Vila Santana
AMA/UBS Vila Piauí
UBS Vila Jaguara
A gestão municipal tinha anunciado que a imunização seria feita dentro das escolas, mas afirmou ao g1 na quarta (3) que desistiu após nota técnica do Ministério da Saúde recomendar que seja feita nos postos.
Itaquera foi selecionada por concentrar o maior número de casos absolutos da doença na capital e a Vila Jaguara, por ser o bairro com a maior incidência de dengue por 100 mil habitantes, segundo informações da Secretaria Municipal da Saúde.
Incidência de dengue na capital
Reprodução/TV Globo
A pasta, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, vai orientar os pais e responsáveis que dirijam-se com as crianças para as UBSs de referência para a vacinação.
Segundo a Secretaria estadual da Saúde, por determinação do Ministério da Saúde, 7.940 doses da vacina contra dengue, disponibilizadas pelos 11 municípios da região do Alto do Tietê e que vencerão em 30 de abril, foram remanejadas para a capital paulista.
O Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) do estado de São Paulo ainda aguarda do Ministério da Saúde a definição da data em que as 266.281 novas doses do imunizante devem ser enviadas para distribuição a 50 municípios, conforme anunciado pelo órgão federal na semana passada.
Mais de 100 mil casos
A cidade de São Paulo atingiu o total de 34 mortes por dengue neste ano, segundo o último dados divulgados no último boletim de arboviroses da gestão municipal, publicado nesta quarta-feira (3).
De acordo com o painel de monitoramento da doença - atualizado pela Secretaria Estadual de Saúde - os casos ultrapassam os 114 mil na cidade.
Ainda segundo o boletim da prefeitura, 76 bairros estão em epidemia da doença.
BAIRROS DE SP EM EPIDEMIA DE DENGUE
No final de março, o Ministério da Saúde divulgou uma lista de municípios que devem receber novas doses da vacina contra a dengue.
Em 18 de março, a gestão da capital decretou situação de emergência na cidade em virtude da alta de casos da doença.
Demora na confirmação de casos e mortes dificulta o combate à dengue
Leia também
Covid ou dengue? Sintomas comuns confundem pacientes que buscam atendimento
Gestantes: grupo está entre os que precisam redobrar os cuidados para evitar a dengue
Alerta: automedicação pode elevar risco de um quadro hemorrágico de dengue; veja remédios contraindicados
Novas doses do imunizante
Os 266.281 imunizantes que serão destinados ao estado de SP devem ser utilizados para aplicação de primeiras doses (D1). Futuramente, novas levas serão enviadas para completar os esquemas vacinais, que consistem em duas doses separadas por um intervalo de três meses.
Uma vez entregues ao estado, as doses serão repassadas para os municípios, que devem estipular seus próprios calendários e estratégias para a vacinação.
Confira abaixo um mapa interativo com os municípios paulistas que estão na lista do MS.

Dengue no estado
O estado de São Paulo já registra 198 óbitos causados pela dengue neste ano e investiga outras 383 mortes.
Ao todo, mais de 416 mil casos da doença já foram confirmados no território paulista. Desses, 460 são considerados graves.
Como saber se você está com dengue e se é grave
Cuidados contra a dengue
Evite qualquer reservatório de água parada sem proteção em casa. O mosquito pode usar como criadouros grandes espaços, como caixas dágua e piscinas abertas, até pequenos objetos, como tampas de garrafa e vasos de planta.
Coloque areia no prato das plantas ou troque a água uma vez por semana. Mas não basta esvaziar o recipiente. É preciso esfregá-lo, para retirar os ovos do mosquito depositados na superfície da parede interna, pouco acima do nível da água. Isso vale para qualquer recipiente com água.
Pneus velhos devem ser furados e guardados com cobertura ou recolhidos pela limpeza pública. Garrafas pet e outros recipientes vazios também devem ser entregues à limpeza pública. Vasos e baldes vazios devem ser colocados de boca para baixo. Limpe diariamente as cubas de bebedouros de água mineral e de água comum. Seque as áreas que acumulem águas de chuva. Tampe as caixas d’água.

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu